A música além de ser uma expressão artística, pode ser utilizada como um recurso pedagógico que estimula o desenvolvimento intelectual, habilidades motoras e a linguagem em crianças em idade pré-escolar, através do fortalecimento de processos cognitivos como a memória, atenção, percepção e motivação.
Qual a importância da Associação da música com o processo de ensino-aprendizagem?
De fato, a associação da música, enquanto atividade lúdica, com os outros recursos dos quais dispõem o educador, facilita o processo de ensino- aprendizagem, pois incentiva a criatividade do educando através do amplo leque de possibilidades que a música disponibiliza.
Qual a importância da música na prática pedagógica?
A prática pedagógica como uma ação elaborada pelo professor e colocada em ação na sala de aula, deve levar o aluno a realidade da disciplina de Matemática, de maneira a estabelecer uma ligação entre os conceitos e suas aplicações na prática, nesse caso com o uso da música.
Como a música pode ajudar na aprendizagem da matemática?
A utilização da música como uma ferramenta proporcionou aos alunos do oitavo ano da escola pesquisada uma aprendizagem significativa da disciplina de Matemática de forma mais atrativa, criativa e prazerosa. Outra observação a ser feita, diz respeito ao trabalho conjunto entre professor/aluno que pode auxiliar em uma melhor aprendizagem de conteúdo.
Por que a utilização de musicas no processo de ensino e aprendizagem estimula a inteligência infantil?
Assim pode-se afirmar que a musica propicia a criatividade, socialização auto-estima ao passo que coloca a criança em situação de efetivo aprendizado. Além de ferramenta para se trabalhar conceitos muitas vezes complexos a musica é responsável por harmonia e leveza do ambiente infantil. 5. Conclusão
Como a música pode ser trabalhada em sala de aula como um recurso pedagógico?
A música, além de ser um grande meio de socialização, é também um instrumento facilitador de aprendizagem, ela é uma arte que incorpora coordenação motora, memorização, atenção; através deste instrumento de ensino, a criança encontra um meio de se expressar e manifestar seu entendimento, de se alegrar e dar alegria aos …
Qual é o objetivo da música?
O seu principal objetivo é levar prazer para os ouvidos das pessoas, evocando sentimentos e contribuindo para o seu bem-estar e alegria. De acordo com vários estudiosos, a música é uma forma de ajudar no desenvolvimento da nossa mente, promovendo relaxamento e equilíbrio.
O que a música desenvolve no aluno?
Nesse sentido, a música desenvolve na criança sensibilidade, criatividade, senso crítico, ouvido musical, prazer em ouvir, expressão corporal, imaginação, memória, atenção, concentração, respeito ao próximo, autoestima, enfim, uma infinidade de benefícios são proporcionados por ela.
Como a música pode ajudar no processo de Ensino-aprendizagem?
A música é um instrumento facilitador no processo de aprendizagem, pois o aluno aprende a ouvir de maneira ativa e refletida, já que quando for o exercício de sensibilidade para os sons, maior será a capacidade para o aluno desenvolver sua atenção e memória.
Qual é o objetivo da música na educação infantil?
“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música …
Qual o objetivo da música na arte?
Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função. A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social.
O que a música promove?
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
Quais os benefícios da música na educação?
Em suma, a música configura-se como um elemento importante que contribui para uma educação completa. Além disso, quando trabalhada em harmonia com outros assuntos e áreas de estudo, ela tem o poder de auxiliar os estudantes a desenvolverem habilidades importantes como a criatividade, memorização e a saúde emocional.
O que a música traz de bom para nós?
Alivia dores e desconfortos, já que age como estímulo em competição com a dor. Auxilia na diminuição da pressão arterial. Ativa as conexões cerebrais e melhora a memória. Estimula a articulação de ideias e aumenta a produtividade, tudo porque libera dopamina, neurotransmissor responsável pelo prazer.
RESUMO
O objeto de estudo em questão refere-se ao recorte de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo foi tratar do ensino da Matemática, e a utilização da música no processo ensino-aprendizagem, haja vista que é uma linguagem apreciada pelas crianças e adolescentes, fonte de estímulos e de diferentes possibilidades de expressão e também utilizada como recurso didático-pedagógico, sendo um mecanismo no preenchimento de hiatos presentes no ensino desta disciplina, tendo em vista os baixos rendimentos dos alunos.
INTRODUÇÃO
A escola é um espaço transpassado pela diversidade, e cada aluno possui uma especificidade, desta forma repensar nossa práxis docente é de extrema importância na assimilação de determinados conteúdos.
PERCURSO METODOLÓGICO
O estudo em questão tratou-se de uma pesquisa de caráter qualitativo/quantitativo e participante, sendo de cunho bibliográfico.
O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA MÚSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Diante dos desafios que a escola apresenta, re (pensar) a atuação enquanto profissionais da educação é substancial na difusão de novos conhecimentos. Nesse seguimento, atrelar o emprego da música no ensino da Matemática é imprescindível, tendo em vista os baixos rendimentos dos alunos nesta disciplina. Sendo assim, Barbosa (2015, p. 4), avulta que:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESTABELECENDO CONEXÃO COM A MÚSICA
A Matemática geralmente é tratada em nosso cotidiano como uma ciência rigorosa, formal e de difícil compreensão. Diante destas barreiras reexaminar a práxis docente é benfazejo para desempenho em sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A seguir serão evidenciados um recorte dos dados obtidos com a coleta de dados da pesquisa sobre o uso da música no ensino da Matemática. Contabilizou-se ao todo 75 alunos pesquisados na instituição.
ANÁLISES DOS DEPOIMENTOS
Os depoimentos foram realizados a partir das construções das letras musicais, para que eu professora -pesquisadora- tivesse um parecer daquilo que estava sendo proposto para os alunos.