Qual a diferença entre a noite e à noite?
… À noite é uma locução adverbial de tempo. É escrita obrigatoriamente com acento grave indicativo de crase, tal como acontece em outras locuções adverbiais: … A locução adverbial à noite não deve ser confundida com a construção a noite, em que o a é um artigo definido que determina o substantivo noite:
Por que a noite é um substantivo?
Mas quando estamos falando sobre a noite, em si, ela se torna um substantivo. Um bom exemplo é: A noite estava muito escura. A noite está maravilhosa. Percebe que, nesse caso, estamos considerando a noite como um todo e não determinando um certo período do dia?
Qual é o significado da expressão à noite?
2- À noite, fazia frio. O verbo fazer, na indicação de fenômeno da natureza e de tempo decorrido, é verbo impessoal, ou seja, não tem sujeito. A expressão à noite indica tempo, exercendo, portanto, a função sintática de adjunto adverbial de tempo. Todo adjunto adverbial de tempo, de modo e de lugar feminino recebe o acento indicador de crase.
Qual é a diferença entre a noite e a tarde?
Novamente, temos a percepção de que o “ tarde ”, nesse caso, funciona como um recorte de período do dia. E, também como antes, o “tarde” também pode ser um substantivo, caso surja como um todo. A tarde estava ensolarada e com aroma de flores. Tantos à noite e à tarde são expressões adverbias de tempo, escritas com crase, assim como: entre outras.
A noite ou à noite: qual o correto?
Uma das maiores riquezas da língua portuguesa, é o fato de que a mesma palavra pode ter significados completamente diferentes e funções linguísticas que variam. Esse é o caso da palavra “ noite ”. Com crase, ela se torna um adjunto adverbial de tempo.
A tarde ou à tarde: qual o correto?
Agora que você já entendeu como funciona o uso da crase diante da palavra noite, a mesma regra vale para “tarde”. Caso ela esteja representando um determinado período do dia, o acento grave vai aparecer, pois será um adjunto adverbial de tempo.
Considerações
Resumindo, o emprego ou não da crase em “à noite ou a noite, a tarde ou à tarde” se justifica exclusivamente no argumento de afastar a ambiguidade, a duplicidade de sentido.
LEVAR ADIANTE – Pág. 277 – 2ª Edição
A oração foi descoberta na coluna “In Memoriam” em um número do Herald Tribune de Nova York, em princípios de junho de 1941. 0 texto exato era: “Mãe, Deus me dá a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para perceber a diferença. Adeus”. Ruth afirmou que Jack C.
NA OPINIÃO DO BILL 20
Concedei-nos, Senhor, a Serenidade necessária
para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
e Sabedoria para distinguir umas das outras.