A palmeira do açaí produz palmito

Por que o palmito é um alimento saboroso e atrativo para o paladar?

Infelizmente, pelo palmito ser uma alimento saboroso e atrativo para o paladar, a grande demanda de produção e consumo desencadeou muito extrativismo exploratório das árvores dos diversos tipos de palmito, provocando desmatamento e degradação ambiental.

Qual é a origem do palmito?

Originalmente o palmito era extraído da palmeira Juçara (Euterpe edulis), que possui palmito de altíssima qualidade, mas um ciclo de produção longo; tendo uma exploração predominantemente extrativista, encontra-se por isso em vias de extinção. O palmito leva mais de 7 anos para crescer até o tamanho de corte.

Qual a diferença entre palmito e palmeira juçara?

O palmito é, basicamente, o “miolo” da palmeira, em formato de cilindro, de cor branca e com camadas de fibras que apresentam textura macia e lisa. Entretanto, a palmeira juçara, apesar de ser encontrada na Mata Atlântica, se encontra em risco de extinção devido ao extrativismo selvagem. Afinal, para obter o palmito é necessário cortar a palmeira.

Qual é a melhor Palmeira do Brasil?

Um dos palmitos mais procurados é o palmito juçara que, por ter uma extração mais agressiva, pode entrar em extinção. Assim, o palmito de açaí ganha espaço.


Qual a palmeira de palmito?

Atualmente as principais palmeiras produtoras de palmito são a pupunha (Bactris gasipaes), o Açaí (Euterpe oleracea) no norte do Brasil, o palmeira Juçara (Euterpe edulis) no sudeste e a palmeira real.


Onde fica o palmito da palmeira?

O palmito é um produto comestível, tenro, macio e com forma cilíndrica. Ele é extraído no interior da extremidade superior do estipe (caule) de algumas espécies de palmeiras.


Onde fica o palmito do açaí?

A planta ocorre em regiões pantanosas em estuários dos rios como o Amazonas e Tocantins, além de outros rios. O açaizeiro também é um alimento essencial para populações ribeirinhas, que utilizam inclusive os saborosos frutos de açaí.


Qual árvore produz palmito?

O palmito pode ser extraído do caule de diversas espécies de palmeiras, mas as comumente encontradas para consumo são as da juçara, da pupunha e do açaizeiro (ou açaí). A palmeira juçara (Euterpe edulis) é nativa da Mata Atlântica, enquanto que as outras espécies são da Amazônia.


Qual é a parte do palmito que comemos?

A parte comestível é a ponta da palmeira (cerca de 30 cm!). O palmito tem poucas calorias e gorduras, é rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Também é uma boa fonte de vitamina C e, em menores quantidades, de vitaminas do complexo B.


Como extrair o palmito da palmeira real?

A primeira porção extraída das extremidades do seguimento macio (miolo) serão aproveitadas na produção picadinho. A segunda porção, ou seja, a parte central, deverá ser cortada em fatias ou em toletes com nove cm de comprimento, originando assim, o palmito propriamente dito.


Qual a diferença entre palmito de açaí e pupunha?

– Pupunha: O mais nobre dos palmitos é o pupunha. Com um sabor mais suave, ele possui um tamanho maior e é mais macio, se comparado aos outros. – Açaí e Juçara: São os mais comuns, mais vendidos e mais conhecidos. Possuem tamanhos parecidos e sabores mais marcantes que o pupunha.


Como extrair palmito de açaí?

Para retirá-lo, depois que o açaizeiro foi cortado, as folhas do palmito são desencapadas, deixando apenas três capas para que ele não desidrate. O mesmo ocorre com a palmeira juçara, também cortada para extração do palmito.


Como plantar palmito açaí?

Sendo o Brasil, na sua maior parte, um país de clima tropical, o açaizeiro poderá ser cultivado em uma ampla faixa territorial, contanto que a temperatura média não seja inferior a 18ºC e o regime de chuvas seja de 1500 mm anuais. Abaixo desse índice, recomenda-se irrigar o açaizeiro.


Por que a árvore de palmito juçara é cortada?

A Palmeira Juçara produz um fruto semelhante ao Açaí da Amazônia, o fruto da Juçara, denominado Juçaí, é responsável pela alimentação de 60 espécies animais entre aves e mamíferos, com o corte da Palmeira para a extração do Palmito diminui a possibilidade de alimento para esses animais que correm o risco de serem …


Como é a árvore do açaí?

Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa.


É perigoso comer palmito?

Riscos e contraindicações Os riscos de consumo estão relacionados à extração e ao manuseio do palmito. Quando são realizados de forma inadequada, podem contaminar o alimento com a bactéria Clostridium botulinum, que é responsável pelo botulismo.


Qual o melhor palmito pupunha ou palmeira real?

O palmito pupunha é o mais presente no mercado e o mais sustentável, pois, ao contrário dos outros tipos de palmitos, ele possibilita o plantio e replantio em um curto período de tempo e a palmeira não morre ao ser cortada. Tem sabor suave, é fibroso com miolo macio e possui baixo teor calórico.


Qual a diferença entre palmito pupunha e palmeira real?

Palmito pupunha: Apresenta sabor suave, possui um tamanho maior e é mais macio se comparado aos outros. Palmito juçara: Nativo da Mata Atlântica, geralmente é mais vistoso e carnudo que os demais palmitos. Sua forma de extração é agressiva e já levou a palmeira a correr risco de extinção.


Qual palmito é venenoso?

Não só o palmito juçara como o palmito de outras palmeiras podem ser contaminados pela bactéria Clostridum botulinum, que produz uma toxina causadora do botulismo.


Como tirar o palmito da palmeira imperial?

1:209:16Suggested clip · 52 seconds


Nativo da Floresta Amazônica, o palmito de açaí tem qualidade semelhante ao famoso palmito de juçara

O palmito é um alimento bastante conhecido e consumido, extraído de alguns tipos de palmeiras. Dentre eles, está o palmito de açaí, que vem do açaizeiro, mas também há a palmeira-juçara e a pupunheira.


Tipos de palmito

O Brasil é um dos principais produtores e também consumidores de palmito no mundo.Porém, a exploração comercial dessa planta só começou por volta da década de 1940.


O que é, origem

O palmito é um alimento obtido do “miolo” da palmeira. Trata-se de um cilindro branco contendo, em seu interior, camadas de fibras enroladas de textura macia e um tanto lisa.


O palmito pode fazer mal

O palmito pode se tornar muito perigoso se não for fabricado em condições de higiene adequadas, com qualidade e de forma legal. Desafortunadamente, 80% da produção de palmito é clandestina e predatória.


Ameaça ao Palmito Juçara

Apesar de “protegidas” nas unidades de conservação e em áreas privadas, as Palmeiras são vítimas da ação criminosa dos palmiteiros, já que a polícia não atua nestes locais e os guardas florestais não poder suficiente para deter os agressores.


O Fruto da Juçara

A Palmeira Juçara produz um fruto semelhante ao Açaí da Amazônia, o fruto da Juçara, denominado Juçaí, é responsável pela alimentação de 60 espécies animais entre aves e mamíferos, com o corte da Palmeira para a extração do Palmito diminui a possibilidade de alimento para esses animais que correm o risco de serem extintos.


Valor Nutricional do Jaçaí

O fruto da Palmeira Juçara tem as mesmas propriedades nutritivas do Açaí Amazônico, sendo um pouco mais adocicado. Seu valor nutricional é superior ao Açaí em relação á alguns nutrientes como ferro, zinco e potássio, a antocianina presente no fruto que a Juçara produz é mais abundante do que no Açaí da Palmeira Real.


Benefícios Econômicos do Fruto

A extração do fruto da Juçara é uma alternativa sustentável, pois, oportuniza um trabalho digno e legalmente viável para as famílias carentes das regiões de Mata Atlântica, sendo mais rentável que a exploração do Palmito.


Preservando a Juçara

A extração e comercialização do fruto da Juçara é uma das principais medidas para salvar essa espécie da extinção e amenizar os inúmeros malefícios causados á natureza com a extração do Palmito.


Projeto de Repovoamento do Palmiteiro Juçara

O Projeto de Repovoamento do Palmiteiro Juçara é um exemplo de parceria entre o poder público e órgãos ambientais visando à conservação da espécie Euterpe edulis martius. Voltado para a população local do município de Rio Preto em São Paulo pretende cumprir os seguintes objetivos:


Palmito Pupunha

Uma alternativa para o consumo do Palmito vem de outra espécie encontrada na região Amazônica. O Palmito Pupunha, como é conhecido, deriva da espécie Bactris gasipaes Kunth, uma espécie semelhante que produz um caule segmentado que gera mais de um Palmito.


Origem

O dendezeiro é encontrado em povoamentos subespontâneos desde o Senegal até Angola. Especula-se que a palmeira tenha chegado às terras brasileiras junto com os primeiros cativos africanos à Capitania de Pernambuco de Duarte Coelho, entre 1539 e 1542, trazida pelos feitores de escravos. Adaptou-se bem ao clima tropical úmido do litoral brasileiro.


Produção

Um plantio corretamente conduzido inicia a produção ao final do terceiro ano, com uma produção entre 6 e 8 toneladas de cachos/ha, atingindo o pico máximo de produção no oitavo ano.


Uso religioso

Nas religiões tradicionais africanas, no candomblé e no culto de Ifá, é uma árvore sagrada chamada de Iji opé ou dendezeiro. O coco do dendê é usado em um dos oráculos de Ifá chamado iquim. Os adeptos do candomblé denominam suas folhas mariuôs.

Leave a Comment