A palmeira do açai

Quais são as características da Palmeira do açaí?

A palmeira do açaí apresenta folhas grandes, compridas e recortadas em tiras, de cor verde-escura, atingindo até 2 metros de comprimento. Geralmente, as folhas são usadas na cobertura das casas. Essa planta possui cachos de flores miúdas amarelas, que surgem predominantemente de setembro a janeiro, podendo aparecer quase o ano todo.

Por que a palmeira é uma referência para as outras pessoas?

Seja como a palmeira que, quando está no alto, serve de referência para as outras pessoas. A presença de um justo faz bem ao lugar onde ele é plantado, independente do tempo que permaneça ali. Isso por que aqueles que estão mais perto do céu são referência da fonte da água viva.

Qual é a melhor Palmeira do Brasil?

Um dos palmitos mais procurados é o palmito juçara que, por ter uma extração mais agressiva, pode entrar em extinção. Assim, o palmito de açaí ganha espaço.

Quais são as espécies de palmeiras que produzem a polpa de açaí?

Açaí-de-touceira, açaí-verdadeiro ou açaí (Euterpe oleracea Mart.) é uma palmeira nativa das várzeas da região amazônica (Amazônia Oriental, Estado do Pará) e países da América Latina como Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas.


Como se chama a palmeira do açaí?

Ficha Técnica. O açaí ou açaizeiro é uma palmeira nativa da região amazônica, cujos deliciosos frutinhos, são amplamente consumidos pela população local e vem conquistando o Brasil e o resto do mundo nas últimas décadas.


Para que serve a palmeira do açaí?

A palmeira pode ser utilizada para a extração do palmito, além da produção de frutos utilizados na fabricação do “vinho do açaí”, que é um dos principais alimentos das populações ribeirinhas.


Como é a Árvore do açaí?

Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa.


O que é uma Árvore de açaí?

O açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea) é a planta que produz o açaí: fruto de cor roxa, popular em alguns lugares do Brasil no preparo de alimentos e bebidas.


Qual a diferença entre palmeira juçara e açaí?

“O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito.


Qual é a matéria prima do açaí?

As folhas do açaizeiro, após trituração, também fornecem matéria-prima para fabricação de papel. Na base da copa, constituída pela reunião das bainhas e o ponto terminal do estipe, encontra-se um palmito de ótima qualidade e muito procurado pelas indústrias alimentícias.


Qual árvore da açaí?

Euterpe oleraceaeAçaí é o nome de duas espécies de palmeira, Euterpe precatoria (açaí-solteiro, Açaí-da-mata,) e Euterpe oleraceae (Açaí-de-touceira, açaí-verdadeiro) pertencentes a família Arecaceae cujo fruto produz uma polpa chamada “vinho” de açaí, de cor violeta e sabor forte.


Como é a raiz do pé de açaí?

Raízes do açaizeiro. As raízes são fasciculadas, densas e superficiais, providas de lenticelas e aerênquimas, que apresentam 1 cm de diâmetro e coloração avermelhada, sendo encontradas nos primeiros 30 cm a 40 cm do solo, formando um agregado na base do estipe.


Como é o fruto do açaí?

O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.


Quais são as principais características do açaí?

O açaí é uma fruta bem pequena e arredondada. Apresenta coloração que varia entre o roxo e o preto. Possui caroço e pouca polpa. Esta última, por sua vez, pode ser utilizada para preparar bebidas, geleias, sobremesas e, por certo, o famoso “açaí na tigela”.


Onde cresce o açaí?

Segundo a Professora Rosy, da UFMG, o açaí é uma palmeira que cresce na Região Norte do Brasil. Ela pode também ser encontrada no Maranhão, Guiana e Venezuela.


Como é que é feito o açaí?

Como é feito o açaí desde o plantio até a colheita e distribuição?A semente é germinada e depois plantada no campo. … As frutas são colhidas e transportadas em caixas. … É realizado um processo de lavagem. … Ocorre o ‘despolpamento’ e congelamento do açaí


1. A semente é germinada e depois plantada no campo

Para começar, a semente do açaí é plantada em uma área destinada para o processo de germinação – o que ocorre no período de 30 ou 45 dias. Depois disso, a semente germinada ainda é guardada por pelo menos mais um mês até o plantio de fato.


2. As frutas são colhidas e transportadas em caixas

Após o surgimento dos cachos nas palmeiras, é realizada a colheita e, então, os frutos são transportados em grandes caixas – encaminhados para um setor específico da indústria. Nesse local, eles passarão por um processo mais detalhado de lavagem e separação.


3. É realizado um processo de lavagem

Chegando nessa nova área industrial de produção, os frutos são lavados em tanques com água clorada (um processo que leva por volta de 30 minutos) e, depois, são peneirados. Em seguida, ocorre uma nova lavagem, que serve especificamente para a retirada do cloro.


4. Ocorre o ‘despolpamento’ e congelamento do açaí

Após a lavagem, os frutos são encaminhados para uma máquina “despolpadeira” que serve para separar a polpa das sementes com mais rapidez. Em seguida, a polpa é encaminhada para os setores de embalagem e congelamento. Depois de todo esse processo, o açaí já está pronto para ser distribuído e vendido em diferentes locais do Brasil.


Progressive Wellness

We built AïA’s house to promote a philosophy based on holistic principles that still includes the best things in life. A place to eat delicious food, have a great drink, dance until your heart is full, and enjoy life completely.


Sustainability & Design Intention

Our Rituals of Sound offer more than deep beats to nourish the heart. They’re a way to share and release energy by dancing the night away at our beach club.


Cresça e floresça onde Deus te plantou

A tamareira pode alcançar até 30 metros de altura em seu local de origem. Ela pode crescer em outros lugares, mas nunca vai alcançar a sua altura máxima como poderia alcançar em sua “própria região”.


Alcance altitude e beleza espiritual

Outra característica importante das palmeiras é que elas se destacam pela sua altura e sua beleza, chamando a atenção de todos. Seu uso no paisagismo é muito comum, porque ela enfeita até os ambientes mais hostis. Onde tem uma palmeira, sempre tem uma certa formosura e um toque de realeza.


Seja resistente

Uma das características mais marcantes da palmeira é a sua resistência. Vale lembrar aqui a diferença entre resistência e dureza. A resistência é, muitas vezes, a capacidade de se dobrar por conta da flexibilidade do caule. A dureza, por outro lado, não permite nem mesmo uma leve envergadura sob o risco de se quebrar.


Sua resistência pode salvar outras vidas

Você se lembra daquele tsunami que devastou a Indonésia, em 2004? Vimos através da TV e da internet, as imagens de casas e prédios totalmente destruídos pela força das águas. Milhares de pessoas morreram. Foi uma grande catástrofe.


A vida permanece no espírito

As palmeiras não necessitam da água da chuva para sobreviver, isso porque no interior do seu caule, não existe madeira ou lenha, e sim o palmito. Enquanto a seiva de muitas árvores corre pela casca, a da palmeira corre em seu interior.


Floresça como a palmeira

O foco desse estudo está no texto bíblico que diz que “os justos florescerão como a palmeira”. Então vamos finalizar fazendo uma reflexão sobre as flores. Possivelmente, o salmista se admirou com as flores da tamareira.


Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras?

E se você já ouviu aquele ditado árabe que diz que “quem planta tâmaras, não colhe tâmaras”, saiba que ele não se aplica mais aos nossos dias. Antigamente, uma tamareira levava de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos.

Leave a Comment