Qual a cultura de Jericoacoara?
Cultura em Jericoacoara Andando pela praia e lugares onde sempre tem um bom público, os artesão vindos de todos os lugares do mundo, estão sempre expondo seus artesanatos. São pulseiras, brinco, broches, colares, roupas, etc. Todos produzidos manualmente com formas e cores das mais interessantes possíveis.
Como Jericoacoara ficou famosa?
Por integrar vários “encantamentos”, o lugar tornou-se o esconderijo dos famosos. Apelidada de Jeri, a vila não só conquistou as celebridades pelo lado rústico, paisagens impressionantes e hotéis cinco estrelas.
Quais são os grandes destaques do Parque Nacional de Jericoacoara?
O Serrote, por sua vez, formação rochosa que se eleva ao nordeste da Vila de Jericoacoara, apresenta o ponto culminante do parque, onde está localizado o farol a uma altitude de 95 metros. Do campo das dunas, que se estende por quase toda a extensão do parque, destaca-se a Duna do Pôr do Sol.
O que significa o nome Jericoacoara?
Com origem indígena, a palavra “Jijoca” é a junção dos nomes dos índios “JI” e “Joca”, os chefes de uma tribo da região. Uma curiosidade é que várias pessoas acreditavam que a palavra “Jericoacoara” significa “jacaré tomando sol”.
Como surgiu o Jericoacoara?
Os primeiros registros de Jericoacoara foram descritos nas cartas geográficas do século XVII, por volta do ano de 1614, quando ainda era uma aldeia indígena e foi palco da batalha em que franceses foram derrotados por portugueses e indígenas.
Qual é a história de Jericoacoara?
Área conhecida como parte das terra dos índios Tremembés, foi local de instalação do vilarejo e forte de Nossa Senhora do Rosário, que serviu como base de apoio aos portugueses nas batalhas contra os franceses que ocupavam o Maranhão.
O que visitar em Jericoacoara?
O que fazer em Jeri – Melhores Passeios1 – Passeio de Buggy. … 2 – Litoral Oeste de Jericoacoara: Passeio até Tatajuba. … 3 – Litoral Leste de Jericoacoara: Pedra Furada, Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso. … 4 – Lagoa do Paraíso: lotação com moradores do local. … 5 – Caminhada até a Pedra Furada. … 6 – Buraco Azul (NOVO)More items…•
Quem administra o Parque Nacional de Jericoacoara?
Instituto Chico Mendes de Conservação da BiodiversidadeJericoacoara National Park / AdministraçãoInstituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integrada ao Sistema Nacional do Meio Ambiente. Atualmente, a presidência do ICMBio é exercida pelo presidente substituto Fernando Cesar Lorencini. Wikipédia
Quantos anos tem a cidade de Jericoacoara?
Jijoca de JericoacoaraMunicípio do BrasilDistância até a capital370 kmHistóriaFundação6 de março de 1991 (31 anos)36 more rows
O que quer dizer a palavra Jerry?
Jerry: Significa “o Senhor é enaltecido”, “o Senhor é exaltado”. Jerry é um nome masculino considerado o diminutivo do nome em inglês Jeremy, que por sua vez, é uma variação do nome de origem hebraica Jeremias.
Como se fala a palavra Jericoacoara?
Muitas pessoas se confundem ao escrever Jericoacoara porque o som nos leva a escrever Jeriquaquara. Eu mesma já errei algumas vezes. Mas sim, o nome correto é Jericoacoara.
Precisa reservar sua visita a Praia de Jericoacoara com antecedência?
Reserve excursões em Praia de Jericoacoara com antecedência para garantir sua vaga. Quando você reserva com o Tripadvisor, é possível receber um re…
Quais hotéis ficam perto de Praia de Jericoacoara?
Hotéis perto de Praia de Jericoacoara: Jeri Suites Accommodation (0.01 km) Chale das Dunas (0.02 km) Canaa Pousada (0.03 km) Vai da Certo (0.04 km)…
Quais restaurantes ficam perto de Praia de Jericoacoara?
Restaurantes perto de Praia de Jericoacoara: Kuara Restaurante Grill & Bistro (0.37 km) 567 Burger (0.38 km) Na Onda (0.19 km) Jeripan (0.19 km) Sh…
1- Praia Principal
O lugar mais conveniente para passar um dia de bobeira em alguma praia de Jericoacoara é a Praia Principal, que se encontra exatamente no centrinho da vila.
2- Praia Malhada
Caminhando por cerca de 10 minutos para o canto direito da Praia Principal se chega à Praia Malhada, um pedaço menos movimentado e que também pode render um dia de praia pelos arredores da vila – principalmente para os viajantes que querem fugir de multidões.
3- Praia das Conchas ( Pedra Furada)
Se não fosse a casa da icônica Pedra Furada é provável que os viajantes não frequentassem a Praia das Conchas. E nem é pelo fato dela ser feia, aliás pelo contrário. O visual do mar azulado por aqui é realmente impressionante.
4- Praia da Vitória
Ao lado da Praia das Conchas, a Praia da Vitória possui características naturais semelhantes a sua vizinha. Porém, como aqui não tem a Pedra Furada, são raros os viajantes que caminham entre as rochas para chegar até a sua faixa de areia.
5- Praia do Preá
Localizada no município de Cruz, a 12 quilômetros de Jeri, a Praia do Preá se torna uma conhecida dos viajantes por fazer parte do itinerário do passeio pelo lado leste – afinal, ela está bem no meio do caminho para a Lagoa do Paraíso.
6- Lagoa da Tatajuba
Parada final do passeio pelo lado oeste de Jeri, a Lagoa da Tatajuba é uma das principais praias de Jericoacoara. Note, porém, que ela faz parte daquele grupo que, na realidade, são praias de água doce.
7- Lagoa do Paraíso
Considerada pela maioria dos viajantes a melhor praia de Jericoacoara, a Lagoa do Paraíso é na verdade um trecho da Lagoa de Jijoca (na mesma lagoa, mas em outra parte, também se encontra a Lagoa Azul).
O que fazer no litoral de Jeri
Jericoacoara é um daqueles lugares míticos do Brasil e do mundo, um cenário deslumbrante com gente legal no Ceará. Já havíamos constatado isso em nossa primeira viagem para lá, em 2014.
O espetáculo do pôr do sol em Jeri
O pôr do sol em Jeri é um dos mais bonitos do mundo. Em Jericoacoara é um daqueles raros lugares no Brasil onde o sol se põe no mar e forma uma aquarela de tons de amarelo, laranja, vermelho, azul…
O que fazer à noite em Jeri
O evento mais aguardado da noite de Jeri é o Forró da Dona Amélia, às quartas e aos sábados, na rua do Forró. Achei interessante, mas não me diverti. No Forro da Dona Amélia vai quem gosta e quer dançar –eu não gosto nem de tentar.
Onde ficar em Jericoacoara
O isolamento de Jijoca de Jericoacoara não foi capaz de impedir a instalação de suntuosas pousadas, com estrutura de hotel, piscinas e diversas comodidades a quem busca ainda mais satisfação além do simples fato de já estar em Jeri.
Hostel em Jeri
Por fim, vale lembrar que Jericoacoara é um destino com opções de hospedagem para todos os bolsos. A parte mais turística da vila tem quatro paralelas e algumas ruazinhas que cortam essas e a maioria das pousadas, hostels e hotéis fica a menos de 10 minutos a pé da praia.
Pousadas em Jericoacoara
Encravada em um Parque Nacional, Jericoacoara, no Ceará, é uma vila rústica, com ruazinhas de areia e com uma das melhores praias do Brasil, paradisíaca e de águas calmas. É uma das pérolas do litoral do Nordeste brasileiro.
Spoiler: por meio de um processo muito, muito lento
Os grãos que a gente usa para brincar de “milanesa” nascem do desmanche das rochas de alguma serra próxima. É o mesmo processo que forma a areia dos rios, dunas, lagos e lagoas – e que costuma demorar milhões de anos, do desgaste de uma rocha à carona do vento ou da água dos rios até as praias.
Da pedra ao pó
1. O processo de formação da areia começa com a ação do vento, da chuva, de raízes e de microorganismos sobre uma pedra, que os geólogos costumam chamar de “rocha mãe”. Em um intervalo de milhões de anos, esses agentes lixam a pedra, decompondo-a em partículas minúsculas
De grão em grão
Grãos angulosos (cheios de saliências pontiagudas e irregulares) como estes são típicos de praias de areia escura. Além de enegrecer a areia, a mica sinaliza que o local de origem da areia é uma montanha bem próxima da praia
Sobre a Vila de Jericoacoara e Jijoca de Jericoacoara
Jericoacoara, mais conhecida apenas por “Jeri”, é um dos destinos nordestinos que se tornou sensação entre os viajantes nas últimas décadas.
Onde fica Jericoacoara?
Jericoacoara é uma vila que faz parte de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, Nordeste do Brasil. A vila está a cerca de 300 km de Fortaleza, no litoral Oeste do estado e está a cerca de 580 km de São Luís, no Maranhão.
Quando ir a Jericoacoara
Jericoacoara é um destino para visitar o ano inteiro. Entre a segunda quinzena de dezembro e o Carnaval a vila tende a ficar com mais turistas, especialmente durante o Réveillon, época bastante cobiçada nessa parte do país.
Como chegar a Jericoacoara
A logística para chegar a Jericoacoara não é das mais simples, mas já foi bastante pior. É possível chegar a cidade viajando através do Aeroporto de Fortaleza – Pinto Martins (FOR), a 300 km de Jericoacoara, ou do Aeroporto de Jericoacoara (JJD), que começou a funcionar há poucos anos e está a apenas 30 km da vila.
O que fazer em Jericoacoara
A Vila de Jericoacoara fica localizada na frente do mar e é a praia uma de suas principais atrações. As lagoas, formadas pelas chuvas e que têm águas cristalinas também são destaques da região. Passeios que levam ao lado Leste e Oeste da vila permitem conhecer toda a redondeza com facilidade. Veja abaixo as principais atrações de Jericoacoara:
Praias de Jericoacoara (e lagoas)
Curtir as praias e lagoas estão entre as principais atrações de Jeri. No Nordeste, em cidades em que isso é possível, muitas pessoas preferem aproveitar o dia curtindo um mergulho em lagoas do que no mar e muitas dessas lagoas têm uma ótima estrutura.
Outras atividades e passeios em Jericoacoara
A querida duna, um dos símbolos de Jericoacoara, é a grande atração da vila no fim de tarde. Quando o sol vai se aproximando do mar, uma legião de pessoas vai fazendo o caminho até o alto da duna para apreciar o sol. O programa é clichê mas é maravilhoso! Não deixe de ir! Dá para ir a pé da vila, com uns 10 minutos de caminhada.
1 – Barraquinhas da rua principal
Para começar a noite, você pode ir para o final da rua Principal onde há várias barraquinhas de caipirinha e drinks enfileiradas perto da praia.
2 – Baladinhas de forró
Você também pode procurar por uma dessas baladas para dançar forró ou samba até as 2h da manhã, horário em que a maioria fecha. Nunca haverá duas delas acontecendo ao mesmo tempo na cidade. Como explicaram pra gente, por lá as baladas se revezam e cada uma acontece em um dia.
3 – Sentar em um barzinho com música ao vivo
Os melhores são: Samba Rock, ZChopp e Tortuga. Os dois primeiros ficam bem pertinho da praça da rua Principal e perto das barraquinhas de caipirinha.
O Samba Rock tem uma pizza deliciosa e um ambiente super agradável e descontraído.