A propria fruta do açai

image


Como se chama a fruta do açaí?

Açaí, típico da região Amazônica, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae) é muito utilizado pelos habitantes no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes.


Para que serve a fruta do açaí?

Fornece energia. A fruta proporciona um gás extra para o organismo, já que fornece bastante carboidrato e é rica em nutrientes. O açaí é especialmente bem-vindo antes da malhação, pois sua digestão é rápida. Ou seja, garante mais disposição de maneira rápida, sem deixar aquela sensação de estômago pesado.


Quais são os benefícios do caroço do açaí?

Pesquisador da Uerj descobre que extrato feito a partir do caroço do açaí é eficaz no combate à hipertensão, ao colesterol alto e à resistência insulínica. O composto também pode ajudar no tratamento do enfisema pulmonar.


Como consumir a fruta do açaí?

A dica é consumir o açaí juntamente com produtos como granola e frutas, como a banana. Você pode, por exemplo, bater em um liquidificador 1 polpa de açaí, 1 banana picada e 1 xícara pequena de xarope de guaraná. Em seguida, despeje em uma tigela e acrescente outra banana picada e granola.


É verdade que o açaí é afrodisíaco?

O consumo do açaí potencializa o desejo sexual, pois a sua ingestão amplifica a circulação sanguínea. A prática de consumir açaí após algum exercício exaustivo é comum, pois sua ingestão impulsiona a produção de energia corporal.


Porque o açaí da sono?

Além do mais, o açaí possui cafeína, estimulante conhecido por diminuir a percepção de fadiga e aumentar as sensações de alerta, foco e energia. Portanto, o açaí forma a combinação perfeita para estes dias que estamos sonolentos.


Pará que serve a raiz de açaí?

As raízes são empregadas como vermífugos. Na forma de pasta, atua como anti-hemorrágico quando aplicado após extrações dentárias. O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de qualidade (60% de monoinsaturados e 13% de poli-insaturados).


Quanto de açaí posso tomar por dia?

Não exagere na quantidade e nas porções, ou seja, para se obter os benefícios que o açaí pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g somente uma vez ao dia e não precisa ser todos os dias.


O que não pode misturar com açaí?

O açaí, por si só, já é muito calórico. Misturar a polpa da fruta com xarope de guaraná e outros produtos doces como caldas, leite em pó e chocolate faz o alimento se tornar prejudicial à saúde. O ideal é consumi-lo puro ou com frutas.


Amendoeira – prunus dulcis

A amendoeira é uma árvore que pode crescer entre 04 a 10 metros, desenvolve uma ramificação de diminutas flores belíssimas, é uma árvore milenar e seus frutos; bem, os seus frutos é daqueles tipos que servem pra um monte de coisas. Leite de amêndoa, farinha de amêndoa, xarope de amêndoa, óleo de amêndoa.


Bisnagueira – spathodea campanulata

Apesar de ser considerada uma árvore ornamental e ser muito apreciada por suas flores em forma de cálice de um laranja bem forte, quase vermelho, essa árvore é considerada entre as cem piores espécies invasoras do mundo.


Caliandra – calliandra calothyrsus

Árvore arbustiva com tamanhos entre 4 e 6 metros de altura, muito usada para reflorestamento, forrageamento do gado ou para o aproveitamento de lenha. Em alguns lugares pode ser considerada uma árvore invasora.


Diospireiro – diospyros kaki

De todas as árvores que selecionei aqui nesse artigo, talvez essa seja a que mais poderá surpreender. Isto porque o nome dióspiro certamente não é tão popular quanto caqui. Isso mesmo, essa é a árvore que produz o caqui.


Embaúba – cecropia hololeuca

Muitas espécies desse gênero cecropia são conhecidas popularmente aqui como embaúba e, em sua maioria, são consideradas árvores invasoras (“ervas daninhas”). Porém, dentre as mais de 50 espécies aceitas do gênero, existem aqueles que são úteis para a fabricação de guitarras, redes, fósforos e outros utensílios.


Freixo – fraxinus excelsior

Árvore com média de 20 metros, tem em suas folhas grande valor na medicina alternativa e tem também muito valor por sua madeira na fabricação de diversos tipos diferentes de artefatos. Antigamente até moldes de carros clássicos já utilizaram dessa madeira. Hoje tem sido muito usada para a fabricação de guitarras muito conceituadas.


Guaraperê – lamanonia speciosa

Lamanonia speciosa parece ser considerado sinônimo de lamanonia ternata, descrevendo a mesma espécie. A taxonomia desse gênero de árvore é assunto de muita discussão científica ainda, e as informações a respeito são poucas e imprecisas. Mas trata-se de uma árvore recorrente nos biomas caatinga e mata atlântica brasileiro.

image

Leave a Comment