O que é a repetição para a psicanálise?
Repetição é um dos conceitos fundamentais da psicanálise. O caráter compulsivo da repetição está ligado à pulsão de morte: pura quantidade, afetos sem representações, projetados a esmo, furiosamente. O sujeito é impelido, contra sua vontade, a re-editar novas edições de acontecimentos traumáticos.
O que é a repetição para Lacan?
A repetição é o necessário da estrutura que não cessa de escrever o real em jogo como impossível. É um encontro, diz Lacan em 1964, ou seja, contingência, pois é sempre de uma maneira imprevisível que se manifesta o real como encontro falho, com o “não há relação sexual”. A repetição, de fato, é sempre diferente.
O que é repetição incessante de pensamentos?
O que é? A Perturbação Obsessiva Compulsiva (POC) é caracterizada por obsessões recorrentes (pensamentos indesejados e incontroláveis) e comportamentos repetidos de forma compulsiva.
O que é compulsão à repetição?
A compulsão à repetição nada mais seria do que uma tentativa, por parte do ego, de obter um domínio destas situações desagradáveis, vinculando a energia. É mediante a repetição que o aparelho psíquico consegue o equilíbrio buscado pelo princípio do prazer.
O que é repetição e exemplos?
É quando uma palavra ou conjunto de palavras do final de uma frase ou oração repetem-se no inicio da seguinte frase ou oração e assim sucessivamente: Amar é sonhar, sonhar é viver, viver é curtir, curtir é amar.
Por que os pacientes apresentam repetições no tratamento psicanalítico?
Dessa forma, as recordações faziam-se presentes pela via do ato, através das repetições. Sua ideia era de que a partir do tratamento psicanalítico e da transferência ali constituída, o paciente lançasse mão da repetição e da recordação para elaboração de seu sofrimento psíquico.
Quando a pessoa repete várias vezes a mesma coisa?
O Transtorno obsessivo-compulsivo, conhecido também pelo nome de TOC, é um distúrbio causado por crises de obsessões e compulsões, ou seja, a necessidade de realizar a mesma tarefa diversas vezes ou de maneiras especificas.
Porque uma pessoa repete muito a mesma coisa?
A repetição é um comportamento associado à perda da memória. As perguntas repetitivas podem demonstrar que o portador de DA possui alguma preocupação específica no momento. Também pode ser uma maneira de tentar lidar com ansiedade ou insegurança. Ainda pode ser a maneira encontrada de manejar alguma frustração.
Quando a pessoa repete a mesma palavra várias vezes?
Palilalia é a repetição ou imitação de eco feitas por uma pessoa relativamente a palavras acabadas de proferir por essa mesma pessoa. Trata-se de um tique complexo, como a ecolalia, e coprolalia. Todos estes distúrbios podem ser sintomas de síndrome de Tourette, síndrome de Asperger ou autismo.
Quais são os fatores que levam Freud a formular o conceito de compulsão à repetição?
A hipótese de trabalho acima parte do pressuposto de que a compulsão à repetição, segundo Freud (2006/1920), seria uma coação sofrida pelo indivíduo a repetir experiências que em nenhum momento trouxeram satisfação ou buscaram evitar desprazer.
O que é o princípio do prazer para Freud?
O princípio de prazer é o propósito dominante dos processos inconscientes (processos primários), isto é, busca proporcionar prazer e evitar o desprazer. Evitar o desprazer significa afastar-se de qualquer evento que possa despertar desprazer, justamente o que caracteriza o recalque.
O que é pulsão de morte para Freud?
A pulsão de morte era entendida por Freud (1920/1996b) como uma tendência que levaria à eliminação da estimulação do organismo. Assim, o trabalho dessa pulsão teria como objetivo a descarga, a falta do novo, a falta de vida, ou seja, a morte.