A tecnica de controle de açao liga desliga

October 2019 2 211 Report A técnica de controle de ação liga/desliga como o próprio nome sugere, visa um algoritmo de controle em que a variável de entrada é corrigida ao ligar ou desligar um processo para adequar a variável manipulada ao valor desejado (Set Point).

Full
Answer


Como funciona a estratégia de controle Liga-desliga?

A Ação de Controle On-Off (ou Liga-Desliga) é utilizada quando o processo permite uma oscilação contínua da variável controlada em torno do setpoint. A saída do controlador muda de ligada para desligada, ou vice-e-versa, à medida que o sinal do erro passa pelo ponto de ajuste (setpoint).


Qual a limitação do controle proporcional em relação ao erro de Off-set?

Ação proporcional (P) • Desvantagens • Embora a ação proporcional elimine as oscilações no processo do controle liga-desliga em malha fechada, não é possível eliminar o erro de off-set.


Introdução

Um sistema de controle é formado por vários elementos: nós temos o nosso sensor que mede a variável de processo, o transmissor que transmite o sinal lido pelo sensor, a válvula que manipula alguma variável do processo.


Controlador proporcional

O controlador proporcional, também é um controlador de simples implementação e de custos relativamente baixos. Esse controlador, diferentemente do liga/desliga muda a inetsidade da ação de acordo com a quantidade do desvio.


Erro residual e Banda Proporcional

Os controladores proporcionais têm a vantagem de serem simples, baratos, de fácil implementação e de possuírem apenas um parâmetro (ganho) para sintonização. Entretanto, esses controladores possuem uma grande desvantagem: eles sempre operam com um valor de erro residual.


Passo 1

O exercício pede que a gente descreva as principais características do controlador liga/desliga, que é aquele que ou emite o sinal máximo (liga) ou o sinal mínimo (desliga). O gráfico baixo mostra um pouco melhor como ele funciona:


Passo 1

Quando dizemos que o range do controlador está ajustado entre
300 K
e
440 K
significa dizer que é nesse intervalo que ele trabalha e que consegue fazer o controle adequado. Quando a temperatura se encontra no limite inferior, é como se ela estivesse em
0 %
e no limite superior, em
100 %


Passo 1

O exercício quer que a gente calcule o sinal de saída do controlador no instante em que o sistema se encontra sob as condições acima. Como o controlador é de ação proporcional, a sua fórmula é a seguinte:

Leave a Comment