A teoria da açao comunicativa de habermas e uma nova

A teoria da Ação comunicativa de Jürgen Habermas ATeoria da Ação Comunicativa é a obra principal de Habermas quevai englobar parte dos conceitos fomentados pela Escola de Frankfurt. Além disso ela ainda traz uma nova visão para questões e problemas encontrados na sociedade atualmente.

Full
Answer

Quais são os conceitos de ação de Habermas?

Na sua Teoria da Ação Comunicativa Habermas propõe quatro conceitos de ação: a) estratégica, b) regulada por normas, c) dramatúrgica, d) comunicativa.

Qual é o conceito principal da obra de Habermas?

Nesta mudança Habermas rompe com a filosofia da reflexão e sua teoria do conhecimento para, através do giro linguístico, propor a Teoria da Ação Comunicativa. “No caso das ciências sociais, o interesse a conduzi-las diretamente é o interesse de emancipação cujo ideal é a plena comunicação” (ARAUJO, 1993:191).

Qual a importância da teoria da ação comunicativa para o mundo contemporâneo?

Porém, na maioria delas, corroborando para o aprofundamento e desenvolvimento dessas propostas de modo a encaixá-las no mundo contemporâneo. A Teoria da Ação Comunicativa é a obra principal de Habermas que vai englobar parte dos conceitos fomentados pela Escola de Frankfurt.

Qual a relação entre o pensamento de Habermas e o marxismo?

O pensamento de Habermas dialoga com múltiplos autores de diferentes perspectivas teóricas, muitas das quais divergem de suas ideias. Além do Marxismo, há também uma interação com o Positivismo, o Pragmatismo e obviamente com a Escola de Frankfurt.


Quem foi Jürgen Habermas

Adepto da Teoria Crítica, assim como seus companheiros de Frankfurt, os estudos de Habermas dialogam muito bem com a sociedade. Entretanto a única diferença é a falta daqueles grandes sistemas filosóficos de outrora.


A teoria da Ação comunicativa de Jürgen Habermas

A Teoria da Ação Comunicativa é a obra principal de Habermas que vai englobar parte dos conceitos fomentados pela Escola de Frankfurt. Além disso ela ainda traz uma nova visão para questões e problemas encontrados na sociedade atualmente.


O conceito de razão como plano central do pensamento crítico

Retomando o conceito de Razão, tão caro à Filosofia, Habermas o coloca como figura central da nossa comunicação, seja no dia-a-dia ou nos círculos acadêmicos. Para o alemão, isto se deve ao fato da nossa constante tentativa de problematizar e justificar nossas ações.


A razão comunicativa de Jürgen Habermas

Então tente pensar comigo: Imagine se o governo atual do Brasil decidisse acabar com algo tradicional no país. Esse “tradicional pode ser qualquer ciosa, por exemplo o SUS ou até mesmo o Carnaval. Seja isso uma forma expressão cultural ou algum sistema de benefício a população.


O significado de razão comunicativa

Para entender melhor qual o sentido da Razão Comunicativa de Jürgen Habermas, vamos voltar uns séculos no tempo. Até meados do século XVIII, a Europa tinha uma sociedade representativa do ponto de vista da justificativa. Isto é, as classes dominantes representavam-se por meio de demonstrações de poder.


A mudança da perspectiva social com o iluminismo

Todavia, o Iluminismo trouxe uma nova perspectiva para compreensão das coisas. A partir daí novos espaços tomaram forma no tão conhecido “século das luzes”. E assim a sociedade poderia se ver livres do controle e da opressão do Estado e da religião.


A criação da esfera pública

Por conta da participação e questionamento de muitos dos boêmios, aconteceu a expansão da Esfera Pública. Fato esse que aumentou consideravelmente as questões da população em relação ao Estado. Inclusive, Jürgen Habermas afirma que essa ampliação da Esfera Pública foi uma das coisas que ajudou a fomentar a Revolução Francesa.

Leave a Comment