A vírgula deve estar presente na separação de orações subordinadas adverbiais, especialmente quando elas iniciam a oração. Exemplo: Embora estivesse mau tempo, foram à praia. Truque: Quando uma oração com função de advérbio estiver antes da oração principal, use vírgula. Se aparecer depois, a vírgula é dispensada.
Como usar a vírgula na omissão de verbos?
8. Na omissão de verbos A vírgula é usada para assinalar a omissão de palavras, sendo maioritariamente utilizada na omissão do verbo. Vamos de carro; eles, de ônibus. Truque: A vírgula é usada em alguns casos para substituir uma palavra que já tenha sido usada na frase. Mas atenção, é uma forma pouco usual de escrever e pode levar ao erro.
Como usar a vírgula antes de “e”?
Como regra geral, não se usa vírgula antes de “e”. Há um caso específico que eu explico daqui a pouco. Um outro exemplo: A sua fronte, a sua boca, o seu riso, as suas lágrimas, enchem-lhe a voz de formas e de cores… ( Teixeira de Pascoaes) 2. Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase.
Qual a diferença entre vírgula e adjunto adverbial antecipado?
Quando um tipo específico de expressão – aquela que indica tempo, lugar, modo e outros – iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.
Quais são as regras específicas sobre o uso da vírgula?
Quando um adjunto adverbial está deslocado da posição convencional em uma frase, ele deve ser separado por vírgula. Quando há alteração da ordem direta de uma frase, a vírgula deve ser utilizada. Veja a seguir.
Pode ter vírgula entre dois verbos?
Na verdade, não há erro, embora existam autores que recomendem o uso da vírgula quando a sintaxe deixa dois verbos sintaticamente juntos ou próximos. Veja: “Quem entrega entrega alguma coisa a alguém. É simplesmente um caso de atenção na leitura.
Quando usar vírgula depois do verbo?
Quando algum elemento novo for introduzido entre o sujeito e o verbo (aposto, vocativo, oração adjetiva e etc.), esse elemento deve vir entre vírgulas. Dessa forma, isola-se o elemento extra que se interpôs entre o sujeito e o verbo. Exemplo: A paciência, muito rara em Otávio, foi decisiva naquele momento.
Como usar a vírgula exemplos?
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Que depois da vírgula?
Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.
Tem vírgula depois da palavra hoje?
Em algumas circunstâncias, o emprego da vírgula acaba sendo facultativo. Ele não é obrigatório, por exemplo, quando o adjunto adverbial for um advérbio e estiver no início ou no meio da frase. Por exemplo: Hoje, terminamos um ciclo.
Tem vírgula depois de infelizmente?
Você usa a vírgula para: intercalar adjuntos adverbiais (O Congresso, infelizmente, não aprovou o projeto), conjunções (“Penso, logo existo”, Descartes) e expressões explicativas ou corretivas ( A violência social é um fato grave, ou melhor, assustador.).
Como por exemplo?
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
= Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas. O porquê = Usado como um substantivo.
Pode usar e depois da vírgula?
Veja este exemplo: “Maurício ficou famoso e, tendo muito dinheiro, fez muitos amigos”. Temos um novo termo intercalado que, se fosse retirado, não perderia sentido na oração como um todo. Dessa forma, a vírgula pode ser utilizada depois do “e”. “Luana entrou e, assustada, logo pediu desculpas”.
Tem vírgula antes de JÁ QUE?
Não se esqueça de que o POIS (18) anteposto à sua oração é um nexo causal e é sinônimo de PORQUE, PORQUANTO, JÁ QUE… Em geral tem vírgula antes.
Quando usar que é do quê?
Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.