Aonde é a terra do açaí

image

Qual é a forma da Terra?

A forma da Terra aproxima-se muito de um esferoide oblato, uma esfera achatada segundo o eixo de polo a polo de tal forma que existe uma saliência ao longo do equador. Esta saliência resulta da rotação da Terra, e faz com que o diâmetro no equador seja 43 km maior do que o diâmetro de polo a polo.

Qual o formato da Terra?

Nesse sentido, o modelo mais exato para expressar a forma da Terra é o geoide, ou seja, um formato quase esférico, mas com diversas deformações, diferenças de gravidade em vários de seus pontos e acúmulo de massa de maneira irregular ao longo de seu volume total.

Qual é o destino da Terra?

Os modelos prevêem que o Sol se expandirá até atingir cerca de 250 vezes o seu raio atual, aproximadamente 1 UA (150 000 000 km). O destino da Terra não é tão claro.

Onde está localizada a terra?

A Terra, em conjunto com o Sistema Solar, está localizada dentro da galáxia Via Láctea, orbitando a cerca de 28 000 anos-luz do centro da galáxia. Presentemente, o Sistema Solar está localizado 20 anos-luz acima do plano equatorial da galáxia, no Braço de Órion.

image


Cronologia

Os cientistas conseguiram reconstruir informação detalhada sobre o passado do planeta.


Composição e estrutura

A Terra é um planeta telúrico, o que significa que é um corpo rochoso, e não um gigante gasoso como Júpiter. É o maior dos quatro planetas telúricos do Sistema Solar tanto em tamanho como em massa.


Rotação e translação

O período de rotação da Terra relativamente ao Sol (um dia solar) é de 86 400 segundos de tempo solar (86 400,0025 segundos SI ). Como o dia solar da Terra é atualmente um pouco mais longo do que era durante o século XIX, devido à aceleração de maré, cada dia é entre 0 e 2 ms mais longo.


Habitabilidade

Um planeta habitável é aquele que pode sustentar vida, mesmo que esta não se tenha originado nesse planeta. A Terra fornece as condições atualmente entendidas como necessárias, que são água no estado líquido, um ambiente onde moléculas orgânicas complexas se podem formar, e energia suficiente para sustentar o metabolismo.


A Terra na cultura

O nome Terra não tem origem no nome de um deus grego ou romano, como é o caso dos restantes planetas. A palavra deriva do latim terra, que significa solo, região, país. O símbolo astronômico da Terra é uma cruz envolvida por um círculo.


O último relato sobre a Arca da Aliança na Bíblia

A última referência à Arca da Aliança na Bíblia foi no reinado de Josias, descendente de Davi, que realizou uma reforma religiosa e restaurou o templo.


1. A Arca foi levada por Nabucodonosor

Nabucodonosor teria levado a Arca da Aliança para a Babilônia, com os outros objetos do templo. A Arca era uma obra de arte valiosa e o símbolo do Deus de Israel. Levá-la para sua terra representaria a sua vitória total sobre o povo de Israel.


2. A Arca foi destruída pelos babilônios

Nabucodonosor teria mandado destruir a Arca da Aliança, com o templo. A presença da Arca encorajava os judeus, que a levavam para as batalhas. Destruir a Arca da Aliança seria uma boa forma de destruir a esperança dos judeus e impedi-los de se revoltarem.


7. A Arca foi colocada em uma gruta por Jeremias

Uma tradição judaica, baseada no texto de II Macabeus 2:4-5 (Bíblias católicas), afirma que o profeta Jeremias colocou a Arca em uma gruta e fechou a sua entrada.


8. A Arca foi depositada nas fundações do templo

Os judeus podem ter escondido a Arca da Aliança antes da chegada de Nabucodonosor. Isso seria uma boa ideia, se pensassem que a Arca corria o perigo de cair nas mãos dos inimigos.

image


Descrição geral

O conhecimento sobre a localizaçao da Terra no universo tem sido moldado por 400 anos de observações telescópicas, e expandiu-se radicalmente no último século. Inicialmente, acreditava-se ser a terra o centro do universo, que consistia apenas os planetas visíveis a olho nu e uma esfera distante de estrelas fixas. Após a aceitação do modelo heliocêntrico, no século XVII, as observações de William …


Cronologia


Composição e estrutura

A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. É também o maior dos quatro planetas telúricos. É por vezes designada como Mundo ou Planeta Azul. Lar de milhões de espécies de seres vivos, incluindo os humanos, a Terra é o único corpo celeste onde é conhecida a existência de vida. O planeta formou-se há 4,56 bilhões de …


Rotação e translação

Os cientistas conseguiram reconstruir informação detalhada sobre o passado do planeta. O material datado mais antigo do Sistema Solar formou-se há 4,5672 ± 0,0006 bilhões de anos, e há cerca de 4,54 bilhões de anos (com incerteza inferior a 1%) a Terra e os outros planetas do Sistema Solar haviam-se formado a partir da nebulosa solar – uma massa discóide de poeiras e gás que …


Lua

A Terra é um planeta telúrico, o que significa que é um corpo rochoso, e não um gigante gasoso como Júpiter. É o maior dos quatro planetas telúricos do Sistema Solar tanto em tamanho como em massa. Dentre estes quatro planetas, a Terra é também aquele com maior densidade, maior gravidade de superfície, o campo magnético mais forte, e a rotação mais rápida. É também …


Asteroides e satélites artificiais

O período de rotação da Terra relativamente ao Sol (um dia solar) é de 86 400 segundos de tempo solar (86 400,0025 segundos SI). Como o dia solar da Terra é atualmente um pouco mais longo do que era durante o século XIX, devido à aceleração de maré, cada dia é entre 0 e 2 ms mais longo.
O período de rotação da Terra relativamente às estrelas fixas, o chamado dia e…


Habitabilidade

A Lua é um satélite natural, relativamente grande e similar a um planeta telúrico com diâmetro cerca de um quarto daquele da Terra. É o maior satélite do Sistema Solar, relativamente ao tamanho de seu planeta, embora Caronte possua um maior tamanho relativo, em comparação ao planeta anão que orbita, Plutão. Os satélites naturais orbitando outros planetas são chamados de “luas…


A Terra na cultura

A Terra possui ao menos cinco quasi-satélites, incluindo 3753 Cruithne e 2002 AA29.
Em 27 de junho de 2011, astrônomos reportaram um asteroide troiano acompanhando a Terra, compartilhando a órbita da Terra ao redor do Sol, estando no ponto triangular de Lagrange L4.

Leave a Comment