Com esse calor mereço um açai

Por que o calor é chamado de calor?

Do latim, “calor” representa a qualidade do que é quente, e “metro”, do grego, significa medida. O calor representa a energia transferida de um corpo para um outro, em função unicamente da diferença de temperatura entre eles.

Qual é o valor do calor específico?

Seu valor depende diretamente da substância que constitui o corpo, ou seja, do material o qual é feito. Exemplo: o calor específico do ferro é igual a 0,11 cal/g.ºC, já o calor específico da água (líquida) é 1 cal/g.ºC.

Como sonhar com o calor?

O calor é tão grande que só de fechar os olhos eu já sonho que estou dentro de uma piscina, na sombra e tomando uma bela limonada! Com o calor que está só dá para ficar tranquilo com uma cerveja bem gelada.

Qual é a diferença entre calor sensível e calor latente?

Portanto, só faz sentido falar em calor quando essa energia está sendo transmitida. A transferência de energia, na forma de calor, quando produz no corpo uma mudança na sua temperatura é chamado de calor sensível. Quando gera uma mudança no seu estado físico é chamado de calor latente.


Calor

Sabemos, através da nossa experiência cotidiana, que dois ou mais sistemas com temperaturas diferentes colocados em contato tendem a atingir um estado de equilíbrio onde as temperaturas são iguais, o que chamamos de equilíbrio térmico. Notamos isso quando retiramos algo da geladeira e, após algum tempo, este se encontra mais quente.


Quantidade de calor

Para relacionarmos um valor numérico, o qual denominaremos quantidade de calor (cujo símbolo será o Q), a esse fluxo de energia, vamos convencionar o seguinte:
Q > 0 – corpo ganha calor
Q < 0 – corpo cede calor


Calor sensível

Chamamos de calor sensível a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo quando este tem sua temperatura alterada. Seja m a massa de um objeto. Teremos:


Calor latente

Chamamos de calor latente a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo quando este realiza uma mudança de estado físico. Seja m a massa de um objeto. Teremos:


Calor

O calor (energia calorífica) é caracterizado pela transferência de energia térmica que flui de um corpo (com maior temperatura) ao outro (de menor temperatura) quando há diferença de temperatura entre ambos.


Temperatura

A temperatura, por sua vez, é uma grandeza física a qual designa a energia cinética (movimento ou agitação) das moléculas e o estado térmico de um corpo (quente ou frio).


Trocas de Calor

Quando dois ou mais corpos trocam calor entre si, essa transferência de calor acontecerá de forma que o corpo com maior temperatura cederá calor para o de menor temperatura.


Fluxo de Calor

A transferência de calor entre dois ou mais corpos ocorre ao longo do tempo. Desta maneira, podemos calcular esse fluxo de calor usando a seguinte fórmula:


Exercício Resolvido

Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa.


Tipos de calor

O calor sensível é o tipo de calor que está presente em processos que apresentam variações de temperatura. O calor sensível é diretamente proporcional à variação de temperatura, isto é, quanto maior for a quantidade de calor recebida por um corpo, maior será o aumento de temperatura. Confira a fórmula utilizada para o cálculo do calor sensível:


Calor e temperatura

Apesar de usarmos as palavras calor e temperatura em contextos parecidos, essas duas grandezas físicas são completamente diferentes. O calor é uma forma de energia, enquanto a temperatura é uma medida do grau de agitação das moléculas de um sistema.


Exercícios resolvidos sobre calor sensível e calor latente

1) Um copo de vidro contém 100 g de água à temperatura de 25 ºC. Ao ser colocado no interior de uma geladeira, verifica-se que, após alguns minutos, sua temperatura é de 10 ºC. Considerando a capacidade térmica do copo de vidro desprezível, a quantidade de calor cedida pela água do copo no interior da geladeira é igual a


Calor

Image
O calor representa a energia transferida de um corpo para um outro, em função unicamente da diferença de temperatura entre eles. Esse transporte de energia, na forma de calor, sempre ocorre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Estando os corpos isolados termicamente do exterior, essa t…

See more on todamateria.com.br


Equação Fundamental Da Calorimetria

  • A quantidade de calor sensível recebida ou cedida por um corpo pode ser calculada através da seguinte fórmula: Q = m . c . ΔT Sendo: Q: quantidade de calor sensível (J ou cal) m: massa do corpo (kg ou g) c: calor específico (J/kg.ºC ou cal/g.ºC) ΔT: variação de temperatura (ºC), ou seja, a temperatura final menos a temperatura inicial

See more on todamateria.com.br


Mudança de Estado

  • Podemos ainda calcular a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo que gerou uma mudança em seu estado físico. Para tal, devemos assinalar que durante o período em que um corpo está mudando de fase, sua temperatura é constante. Assim, o cálculo da quantidade de calor latenteé feito usando-se a seguinte fórmula: Q = m.L Sendo: Q: quantidade de calor (J ou c…

See more on todamateria.com.br


Trocas de Calor

  • Quando dois ou mais corpos trocam calor entre si, essa transferência de calor acontecerá de forma que o corpo com maior temperatura cederá calor para o de menor temperatura. Em sistemas isolados termicamente, essas trocas de calor irão ocorrer até que seja estabelecido o equilíbrio térmico do sistema. Nesta situação, a temperatura final será a mesma para todos os …

See more on todamateria.com.br


Fluxo de Calor

  • A transferência de calor entre dois ou mais corpos ocorre ao longo do tempo. Desta maneira, podemos calcular esse fluxo de calor usando a seguinte fórmula: Sendo, ϕ: fluxo de calor. A unidade do fluxo de calor no SI é o J/s que é chamado de watt (W). Pode-se usar ainda o cal/s. Q: quantidade de calor (J ou cal). Δt: intervalo de tempo (s)

See more on todamateria.com.br


Exercício Resolvido

  • 1) Enem – 2016 Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baix…

See more on todamateria.com.br

Leave a Comment