Com q e feito açaí do indio

image

Como é feito o índio?

Índio (símbolo químico In, número atômico 49) é um metal raro, macio, maleável e facilmente fusível. É quimicamente similar ao alumínio e gálio e os minérios de zinco também são a principal fonte deste metal.

Por que o índio foi descoberto?

Diversos compostos de índio são úteis como semicondutores, e o óxido é bom para fazer painéis eletroluminescentes. Além disso, o índio é usado ​​em detectores infravermelhos. O índio foi descoberto por Ferdinand Reich e Hieronymous Theodor Richter em 1863, quando estavam testando minérios de zinco com um espectrógrafo em busca de tálio.

Qual é o direito de um índio?

Assim, um índio tem direito de escolher se ele viverá com sua comunidade, em uma aldeia, ou se ele viverá integrado em nossa sociedade. O fato de ele viver isolado ou integrado também não altera em nada o direito dos povos indígenas de lutarem pela preservação de sua cultura e de suas terras.

Qual é a principal fonte de obtenção do Índio?

A principal fonte de obtenção do índio é a partir das minas de zinco. Usado na fabricação de telas de cristais líquidos e na formação de películas delgadas que servem como lubrificantes. Foi descoberto por Ferdinand Reich e Theodor Richter em 1863 quando estavam buscando tálio em minas de zinco.

image


Obtenção e aplicações

Praticamente inexistente sob forma elementar na natureza, geralmente associa-se a minérios de outros elementos como o ferro, chumbo, cobre, estanho e, principalmente, o zinco – sendo obtido como produto secundário da extração desses metais, muitas vezes por eletrólise de sais de índio.


Efeitos biológicos

Embora haja suspeitas de que o índio possa causar malefícios aos seres humanos, sua toxicidade é considerada baixa. Até porque, trabalhadores da indústria de semicondutores e em soldas não apresentam efeitos colaterais noticiáveis, mesmo apresentando alta exposição com o metal.


O que são os povos indígenas?

Quando estamos falando de índios, estamos falando de um grupo de pessoas reconhecidas como os primeiros habitantes do Brasil. Os índios são os seres humanos que se estabeleceram no território nacional há milênios e estavam aqui quando os portugueses chegaram, em 1500.


Os indígenas são obrigados a viver isolados?

Não. O fato de uma pessoa se identificar como índio ou ser identificada como índio não obriga ela a nada. Sendo assim, é um direito de cada indivíduo indígena viver da forma como quiser, seja isolado, seja próximo da sociedade brasileira.


De onde vieram os povos indígenas?

A chegada do ser humano ao Brasil se explica pela chegada do ser humano ao continente americano, e, uma vez que isso aconteceu, as migrações foram trazendo levas de grupos humanos para o território de nosso país.


Quando e como os índios estabeleceram-se no Brasil?

O processo de instalação dos índios em nosso território é compreendido a partir das teorias que discutem a ocupação do continente americano. Segundo algumas pesquisas, os primeiros grupos humanos que aqui chegaram eram provavelmente oriundos de regiões da Ásia e da Oceania.


Relação dos colonizadores europeus com os indígenas

Ao longo da colonização, a relação entre os índios e os europeus foi visivelmente marcada pela lógica do conflito. Muitos colonizadores ambicionavam explorar a mão de obra indígena por meio da escravização desses povos. Sob o aspecto cultural, os índios sofreram um processo de aculturação promovido pela ação catequizadora dos padres jesuítas.


Políticas públicas e direitos dos Índios

Somente no século XX, algumas políticas começaram a ser implantadas no sentido de promover a integração dos índios à sociedade brasileira.


19 de abril

De fato, o dia 19 de abril não serve apenas para celebrarmos a contribuição ancestral dos índios na formação da sociedade brasileira ou a necessidade de conservarmos a cultura indígena. Devemos primordialmente salientar a urgente demanda de se enxergar o índio como um cidadão que tem o direito de determinar o seu próprio destino.


Artigos Relacionados

Saiba quais são os objetivos da criação do Dia Internacional dos Povos Indígenas e os resultados alcançados para a garantia dos direitos desses povos.

image


Descrição geral

O índio (do latim indicum, índigo ou anil) é um elemento químico cujo símbolo In tem número atômico 49 (49 prótons e 49 elétrons) e de massa atómica igual a 114,8 u. À temperatura ambiente, o índio encontra-se no estado sólido.
É um metal do grupo 13 (anteriormente denominado IIIA) da classificação periódica dos elementos. É pouco abundante, maleável, facilmente fundível, quimicamente similar ao alumínio e gálio, poré…


Características principais

O Índio é um metal branco prateado brilhante. Quando o metal é dobrado, emite um som característico. Seu estado de oxidação mais característico é o +3, ainda que apresente o estado +1 em alguns compostos.


Aplicações

Foi empregado durante a Segunda Guerra Mundial como revestimento em motores de alto rendimento de aviões. Depois da guerra foi destinado a novas aplicações: em ligas metálicas, em soldas e na indústria eletrônica.
Na década de 1980 despertou o seu interesse no uso de fosfatos de índio semicondutores e películas delgadas de óxidos de índio e estanho para e desenvolvimento de telas de cristais líqui…


História

O índio (nome procedente da linha de cor índigo de seu especto atômico) foi descoberto por Ferdinand Reich e Theodor Richter em 1863 quando estavam buscando tálio em minas de zinco com o uso de um espectrógrafo. Foi isolado por Ritcher em 1867.


Abundância e obtenção

É produzido principalmente a partir dos resíduos gerados no processamento dos minérios de zinco. Também é encontrado em minas de ferro, chumbo e cobre. É obtido mediante a eletrólise de seus sais.
A quantidade de índio consumida está muito relacionado com a produção mundial de telas de cristais líquidos (LCD). O aumento da eficiência de produç…


Precauções

Há certas evidências não confirmadas que sugerem que o índio apresente uma toxicidade baixa. Na indústria de semicondutores e em soldas, onde as exposições são relativamente altas, não se tem notícias de efeitos colaterais.


Ligações externas

• «WebElements.com – Indium» (em inglês)
• «EnvironmentalChemistry.com – Indium» (em inglês)
• «Índio – vídeos e imagens»
• Portal da química

Leave a Comment