Com relaçao ao mecanismo de açao do fluor assinale

Sobre o mecanismo de ação do flúor, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. Interfere no processo de desmineralização – remineralização. II.

Full
Answer

Qual é a função do flúor?

A princípio, o flúor não só intervém na mineralização e crescimento dos dentes, mas também aumenta a resistência do esmalte dental aos ácidos e evita a formação da placa bacteriana, principal produtora de cáries. Também está presente na saliva, de onde provém o flúor dental, em grande parte.

Qual a importância do flúor no corpo humano?

O flúor é um dos minerais essenciais para o organismo, já que cumpre importantes funções tanto na formação dos ossos, como na manutenção do esmalte dos dentes, fundamental para a prevenção das cáries. Daí que ossos e dentes são os lugares onde se deposita o flúor no corpo humano. No entanto, o flúor é muito reativo e perigoso em estado puro, …

Qual é a diferença entre iodo e flúor?

Flúor é o mais eletronegativo, mas iodo nao tem maior raio atomico. Rubídio tem o maior Raio b) falso. é o inverso. e) CORRETA! Química – Ciscato, Pereira, Chemello e P…


Qual o papel do flúor na prevenção da cárie?

O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.


Quanto ao uso de fluoretos em Odontologia é correto que?

A aplicação profissional de altas concentrações de flúor é desnecessária em pacientes sem manifestação clínica da doença cárie. Os aspectos clínicos da fluorose dentária caracterizam-se por linhas brancas e finas no esmalte, sendo as lesões unilaterais e assimétricas.


Quando se ingere água fluoretada ou Comem-se alimentos preparados com água fluoretada a ação se dá pelo aumento transitório da concentração de F salivar?

Quando se ingere água fluoretada ou comem-se alimentos preparados com água fluoretada, a ação se dá pelo aumento transitório da concentração de F salivar. Na ausência de água fluoretada, recomenda-se o uso regular de dentifrício fluoretado em conjunto com uma forma de uso tópico (bochecho, gel ou verniz).


Como forma a fluorapatita?

É amplamente sabido que o flúor age reduzindo a solubilidade do esmalte dentário por sua ação dinâmica na placa bacteriana. O contato do flúor com os cristais de hidroxiapatita substitui esses cristais, formando cristais de fluorapatita, que são muito mais resistentes a desmineralização causada pela cárie.


Quais são as formas de manter os fluoretos constantes no meio bucal?

O importante é manter flúor constante na cavidade bucal. Para tal podem ser utilizados métodos chamasistêmicos — água fluoretada, sal fluoretado, comprimidos e gotas com flúor — e os tópicos — aplicação tópica profissional, bochechos e pastas de dente fluoretadas.


Qual e o principal mecanismo de ação do fluoreto aplicado profissionalmente?

O mecanismo de ação dos fluoretos baseia-se na formação de fluoreto de cálcio na superfície da dentina. Entretanto, os referidos cristais apresentam diâmetro inferior ao da embocadura dos túbulos dentinários, o que implica a necessidade de mais de uma aplicação do produto para obtenção de efetividade.


O que significa Fluorapatita?

A fluorapatita é uma variante do mineral hidroxiapatita mais resistente aos ácidos e que pode também ser encontrada na natureza. Em vários países, as águas subterrâneas e superficiais são dotadas de altas concentrações de fluoreto que pode levar à fluorose endêmica.


Quais os meios de utilização do fluoreto?

O uso do flúor sob a forma de fluoreto é o principal fator de proteção no controle da cárie dentária, em todo o mundo. O flúor pode ser oferecido à população de diversas formas, sendo as mais utilizadas a fluoretação da água de abastecimento e os dentifrícios fluoretados.


O que e aplicação tópica de flúor?

A aplicação tópica de flúor (ATF) é um procedimento preventivo que tem como objetivo fortalecer os dentes que apresentam médio e alto risco de cárie.


Qual a técnica de aplicação tópica de flúor em gel no ambiente de consultório odontológico?

A aplicação pode ser feita na forma de gel ou espuma, através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em íntimo contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos. O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz.


Quais são os tipos de flúor?

Existem duas formas de utilização: por via oral (uso sistêmico) e tópico (aplicado sobre a superfície do dente). O flúor sistêmico é aquele usado de forma ingerida, que sera incorporado ao esmalte durante sua formação. Portanto, deve ser administrado durante o processo de formação dentária.

Leave a Comment