Como a açao antropica modifica o espaço geografico brasileiro

image

Quais são as transformações do Espaço Geográfico Brasileiro?

O espaço geográfico é transformado pela ação humana. O espaço geográfico é o principal conceito da ciência geográfica. Em estudos geográficos diversos, tal conceito está ligado à ideia de transformação via ação antrópica. Ele é formado pela sociedade e pela natureza por meio de uma relação intrínseca.

Como o espaço geográfico é transformado pela ação humana?

Em nível mundial, e por consequência também no brasileiro, o espaço geográfico é marcado pela artificialização dos seus objetos. Leia mais: Conceitos da Geografia — importantes instrumentos de análise do espaço geográfico É um conceito amplo e diverso que contempla a ideia de transformação do espaço por meio das atividades humanas.

Como é formado o espaço geográfico?

Alternativa C. O espaço geográfico é formado por meio da interação da sociedade com o espaço natural e, também, dos diversos componentes, processos e estruturas que integram e são construídos pelos diferentes grupamentos sociais, que são extremamente diversos.

Quais são os aspectos mais marcantes do espaço geográfico?

Em função disso, um dos aspectos mais marcantes desse espaço é o seu dinamismo, isto é, ele está em constante transformação. O espaço geográfico é o objeto de estudo da Geografia.

image


Como a ação antrópica modifica a transformação do espaço?

Nesse momento, elucide que entre as consequências da ação antrópica está o desmatamento, assoreamento dos rios, os diversos tipos de poluição (hídrica, do solo, atmosférica, etc.), mudanças climáticas, entre outros.


Quais são as consequências da ação antrópica?

Consequentemente, ações como desflorestamento, poluição de mares e rios com esgoto industrial e agrotóxicos, empobrecimento dos solos, poluição atmosférica têm provocado uma intensa degradação do meio ambiente.


Quem modifica o espaço geográfico brasileiro?

O espaço geográfico é transformado pela ação humana. O espaço geográfico é o principal conceito da ciência geográfica. Em estudos geográficos diversos, tal conceito está ligado à ideia de transformação via ação antrópica. Ele é formado pela sociedade e pela natureza por meio de uma relação intrínseca.


O que leva a modificação do espaço geográfico?

São vários os exemplos decorrentes das profundas alterações ocorridas principalmente no último século no planeta, como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água. As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas.


Quais as principais consequências das ações irresponsáveis do mundo humano sobre o mundo animal?

“As consequências da mudança no deslocamento dos animais podem ser profundas e levar à redução da aptidão, menores chances de sobrevivência, taxas reprodutivas mais baixas e até mesmo extinção”, assinalou.


Quais são as consequências dessas ações para o meio ambiente e para a população?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.


Qual o principal fator responsável pela transformação do espaço geográfico?

Resposta: O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.


Qual é o principal agente transformador do espaço geográfico?

No entanto, o principal agente de produção e transformação do espaço geográfico é o Estado.


Qual é o principal responsável pela mudança da paisagem?

As mudanças que ocorrem na paisagem, assim como os impactos ambientais, são provocadas tanto por fatores naturais quanto sociais, estes com resultados mais imediatos e aqueles com resultados a longo prazo – com raras exceções, a exemplo dos deslizamentos de encostas.


Que motivo leva o ser humano a modificar a natureza?

O homem modifica a natureza em busca de satisfazer suas necessidades, seja para obter alimento, abrigo, proteção e conforto ou ainda para satisfazer a ganância e ganhar muito dinheiro.


Por que o ser humano provoca mudanças no espaço onde vive?

O Homem provoca constantes modificações no espaço onde vive para atender suas principais necessidades, seja elas de moradia, alimentos ou proteção. Uma das principais intervenções humanas na paisagem natural foi o processo de Urbanização.


Porque as mudanças produzidas pelo homem em seu espaço são constantes?

Resposta. Resposta: Porque fazem coisas que prejudica a nossa natureza como cortar árvores para fazer cadernos,matar animais para pegar suas peles entre outros.


Ação antrópica no meio ambiente

Desde o início da civilização, o homem altera o meio em que vive por meio de suas ações. Nos primórdios, o homem retirava da natureza somente aquilo de que precisava para seu sustento. Contudo, o ato de retirar da natureza seus recursos não causava tanta interferência no meio ambiente.


Ação antrópica negativa

O homem passou a alterar o meio ambiente de maneira desregrada, sem a preocupação de repor aquilo que dele foi retirado. Esse cenário agravou-se a partir da Revolução Industrial.


Ação antrópica positiva

Há uma recente formação de consciência em relação à gravidade das alterações provocadas no meio ambiente pelo homem. É válido, contudo, ressaltar que nem todas as ações realizadas pelo homem são negativas.


O que é espaço geográfico?

O espaço geográfico é um dos principais conceitos da geografia, uma vez que se trata do objeto de estudo dessa ciência. Assim como em outros campos do conhecimento, não existe uma única forma de se definir o espaço geográfico.


Elementos que formam o espaço geográfico

Diante da definição e dos exemplos apresentados anteriormente, temos que o espaço geográfico é formado pela interação de dois elementos principais, são eles:


Milton Santos

O geógrafo Milton Santos é reconhecido como um dos maiores pensadores do país e da geografia brasileira. Possui uma extensa bibliografia em que, além da discussão teórica a respeito da ciência geográfica propriamente dita, analisa a fundo o espaço geográfico brasileiro e mundial sob uma perspectiva crítica.


Espaço geográfico brasileiro

O espaço geográfico brasileiro passou por intensas transformações a partir do século XVI, que representa o início da colonização. Esse processo deu origem a um sistema econômico baseado no extrativismo vegetal, nas grandes propriedades agrícolas e na exportação. A população se concentrava no litoral, e gradativamente foi se interiorizando.


Espaço geográfico mundial

O advento da Primeira Revolução Industrial, que nos trouxe inovações como a máquina a vapor e o uso do carvão como combustível, proporcionou a ampliação da escala de transformação do espaço geográfico e o aumento da velocidade com que esse processo se dava.


Exercícios resolvidos

Questão 1 – (UECE 2015) “O espaço geográfico agora mundializado redefine-se pela combinação de signos. Seu estudo supõe que se levem em conta esses novos dados revelados pela modernização e pelo capitalismo agrícola, pela especialização regional das atividades, por novas formas e localização das indústrias.”


O que a Geografia estuda?

Geografia é a ciência que estuda as relações sociais estabelecidas no espaço geográfico, ou seja, as relações entre a sociedade e o meio. Esse espaço é transformado pelo homem e está, por isso, em constante modificação.


O que significa Geografia?

A palavra “geografia” tem origem grega e é formada pelos radicais “geo”, que significa Terra, e “grafia”, que significa descrição. Essa nomenclatura refere-se à definição antiga da ciência geográfica, que relacionava Geografia somente aos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.


Construção da Geografia como ciência

A Geografia é uma ciência que foi construída, ou desconstruída, ao longo dos anos. Isso ocorreu pelo fato de que, ao longo do tempo, essa ciência passou por diversas alterações em relação às correntes filosóficas e aos processos históricos vividos pelas sociedades.


Ramos da Geografia

A Geografia é dividida em alguns ramos, o que não significa que essa ciência deve ser estudada de forma compartimentada. Essa divisão é feita apenas para nortear os estudos, visto que as relações entre o meio e a natureza são indissociáveis.


Qual é a importância da Geografia?

É essencial entender as relações entre o meio e a sociedade. É por meio dessas relações que podemos compreender a dinâmica do mundo, os processos históricos que interferem nela e a influência das características geográficas em uma determinada cultura.

image


Ação antrópica No Meio Ambiente

Image
Desde o início da civilização, o homem altera o meio em que vive por meio de suas ações. Nos primórdios, o homem retirava da natureza somente aquilo de que precisava para seu sustento. Contudo, o ato de retirar da natureza seus recursos não causava tanta interferência no meio ambiente. Com o passar dos anos e co…

See more on escolakids.uol.com.br


Ação antrópica Negativa

  • O homem passou a alterar o meio ambiente de maneira desregrada, sem a preocupação de repor aquilo que dele foi retirado. Esse cenário agravou-se a partir da Revolução Industrial. A industrialização e o modo de produção que visa ao lucro e ao consumo provocaram alterações e danos irreparáveis ao meio ambiente, visto que os recursos naturais passaram a ser explorado…

See more on escolakids.uol.com.br


Ação antrópica Positiva

  • Há uma recente formação de consciência em relação à gravidade das alterações provocadas no meio ambiente pelo homem. É válido, contudo, ressaltar que nem todas as ações realizadas pelo homem são negativas. Quando realizadas a fim de promover a preservação dos recursos naturais ou de conter os danos causados ao meio ambiente, essas ações são consideradas positivas. R…

See more on escolakids.uol.com.br

Leave a Comment