Como a açao antropica modifica o relevo

O processo de modificação do relevo foi causado principalmente pelo procedimento de terraplanagem que ocorreu no local, causando cortes nas vertentes, que desencadeou o transporte de material superficial para as áreas de fundo de vale acarretando assim o surgimento deposito etnogênico, o assoreamento do curso d’água existente no local, além de formação de sulcos e ravinas.

Full
Answer

Quais são as principais modificações de relevo?

Uma das principais modificações de relevo é a erosão que, geralmente, ocorre lentamente. As águas, ventos e as ações dos homens são os agentes externos de relevo mais significativos.

Quais são as alterações do relevo?

As alterações do relevo não acontecem somente como resultado das forças e fenômenos da natureza. A ação do homem, desde o princípio dos tempos, causa várias transformações ao relevo.

Quais são as transformações do relevo?

A ação do homem, desde o princípio dos tempos, causa várias transformações ao relevo. Cada vez que o homem amplia as áreas para atividades agropecuárias, constrói rodovias, ferrovias, aeroportos, pontes, usinas hidrelétricas e prédios, as características do relevo são modificadas.

Quais são os exemplos de ação antrópica negativa?

A poluição de mares e rios é um exemplo de ação antrópica negativa. Impactos negativos causados pela ação antrópica A ação do homem e os impactos negativos causados por ela no meio ambiente ganharam força nos últimos 250 anos. A Revolução Industrial mudou todo o cenário mundial.


Como a ação antrópica altera o relevo?

UMA DAS PRINCIPAIS AÇÃO HUMANA QUE PODE MODIFICAR O RELEVO É O ATO DE MINERAR. A MINERAÇÃO MODIFICA DRASTICAMENTE O AMBIENTE, RETIRA A COBERTURA VEGETAL E A COBERTURA DE SOLO, MUITAS VEZES A MINERAÇÃO É REALIZADA SUBTERRÂNEA, ASSIM MESMO ELA CONTRIBUI PARA MODIFICAÇÃO DO AMBIENTE.


Como podemos modificar o relevo?

Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica.


Como a ação antrópica modifica a transformação do espaço?

Nesse momento, elucide que entre as consequências da ação antrópica está o desmatamento, assoreamento dos rios, os diversos tipos de poluição (hídrica, do solo, atmosférica, etc.), mudanças climáticas, entre outros.


Quais são as consequências da ação antrópica?

A exploração indiscriminada dos recursos naturais passou a alterar a dinâmica da natureza, ocasionando problemas como aumento do aquecimento global, em decorrência da retirada da cobertura vegetal, perda do habitat de seres vivos, empobrecimento dos solos, impactos nos recursos hídricos.


Quais são as ações humanas que alteram o relevo?

As mudanças são decorrentes de ações como corte das árvores, utilização do solo para agricultura e criação de animais. Em espaços urbanos, destaque especial para construção de edifícios e vias asfaltadas.


Como vento altera o relevo?

Ação dos ventos Em grande parte dos casos, o vento modifica o relevo em regiões litorâneas e também desérticas. Ambas são áreas de concentração de areia, desse modo, o vento sopra deslocando-a de um lugar para outro. Tal fenômeno é responsável pela formação das dunas.


Como os seres humanos pode transformar o espaço?

Ao se apropriar da natureza e transformá-la, os seres humanos criam ou produzem o espaço geográfico, utilizando as técnicas de que dispõem, segundo o momento histórico e de acordo com suas representações, ou seja, crenças, valores, normas (direito) e interesses políticos e econômicos.


Como a ação antrópica pode interferir no solo?

Uso intenso de agrotóxicos nas lavouras, que acabam atingindo o solo e, com as águas das chuvas, podem chegar aos lençóis freáticos, contaminando-os e prejudicando a qualidade da água; 3. Poluição de rios e mares com derramamento de esgoto.


O que causa a transformação do espaço geográfico?

O espaço geográfico está em constante transformação, e esse fato é consequência das relações sociais nele estabelecidas. O homem, por intermédio do desenvolvimento de técnicas, modifica a organização dos elementos espaciais, sendo que uma das transformações mais significativas é a industrialização.


Quais as principais consequências das ações irresponsáveis do mundo humano sobre o mundo animal?

“As consequências da mudança no deslocamento dos animais podem ser profundas e levar à redução da aptidão, menores chances de sobrevivência, taxas reprodutivas mais baixas e até mesmo extinção”, assinalou.


Quais são as consequências dessas ações para o meio ambiente e para a população?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.


O que se entende por ação antrópica?

Ações antrópicas referem-se às ações realizadas pelo homem. Desde o início da civilização, o homem altera o meio em que vive por meio de suas ações. Nos primórdios, o homem retirava da natureza somente aquilo de que precisava para seu sustento, o que não causava tanta interferência no meio ambiente.


Ações antrópicas negativas para o meio ambiente

Atualmente, a sociedade apresenta um modo de produção e ação sobre o meio ambiente cada vez mais insustentável. Muitos recursos da natureza têm sido usados pelo homem de maneira desregrada, demonstrando certa despreocupação com a sua disponibilidade.


Ações antrópicas positivas para o meio ambiente

Ações antrópicas que visam a preservar o meio ambiente são consideradas positivas. Já é realidade em muitos discursos a preocupação em recuperar o que foi degradado na natureza. Termos como revitalizar e replantar estão presentes em vários estudos que pretendem minimizar os efeitos provocados pelo homem no meio ambiente.


Resposta

Tectonismo age na formação e transformação do relevo através dos movimentos das placas tectônicas ou placas litosféricas que se chocam (movimento convergente) ou se afastam (movimento divergente) e com isso podem gerar diferentes relevos.


Novas perguntas de Geografia

Por favor me ajhudem. a) O que os dejetos dos animais possuem que pode contribuir com a melhoria do solo na agricultura e qual o primeiro benefício qu …


Resposta

Ações antrópicas são ações realizadas pelo homem. Atualmente, essa expressão ganhou destaque em diversas discussões sobre o meio ambiente, visto que as ações humanas têm provocado grandes alterações no meio ambiente e têm desencadeado um cenário de extrema preocupação entre os estudiosos e defensores do meio ambiente.


Resposta

Ação antrópica diz respeito a uma ação realizada pelo homem. Essa expressão ficou conhecida em virtude dos impactos causados no meio ambiente pelas alterações humanas. … O espaço geográfico é produzido pela relação entre a sociedade e a natureza, portanto, a ação humana tem gerado mudanças no meio ambiente


RESUMO

Atualmente é muito comum observar na mídia diversas matérias sobre impactos ambientais ocorridos na área urbana e uma das explicações para isso acontece devido à forma como o relevo é ocupado, pois afetam a qualidade de vida da população.


INTRODUÇÃO

Nos últimos anos os problemas ambientais têm ganhado destaque na mídia e está preocupando a sociedade em geral, pois afetam direta e indiretamente a qualidade de vida da população. Com isso, as discussões que fundamentam o repensar do uso dos recursos naturais de forma consciente e sustentável vêm ganhando destaque.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para alcançar os objetivos propostos foram adotados os seguintes procedimentos: a) Inicialmente foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica a respeito do assunto estudado; b) Investigação em acervos digitais e internet imagens que contemplem a área de estudo para observar a transformação da paisagem ao longo da história de ocupação da área, para comparar como a paisagem se encontrava antes e depois da ocupação; C) realização de trabalhos de campo para obtenção de informações da área estuda, além de identificar os principais impactos decorrentes do processo de terraplanagem no relevo e coleta de solo para execução de análise granulométrica de diversos pontos do bairro para verificar qual foi o impacto sobre o solo original, com amostras coletadas com o trado, e análise granulométrica utilizando método da EMBRAPA..


RESULTADOS E DISCUSSÕES

A investigação consistiu em uma análise da transformação da paisagem a partir da ocupação do relevo e os impactos oriundos, onde buscou compreender os efeitos que o processo de terraplanagem nos loteamentos Nova Ituiutaba I, II, III e IV na cidade de Ituiutaba/MG.


PONTO 3

O ponto 3 está localizado na parte central do bairro, onde a declividade é maior em comparação aos outros pontos bem como é mostrado na discrição geral na tabela 03


CONCLUSÃO

O tema da presente pesquisa, se refere a análise da intensidade da transformação antrópica da paisagem natural e o conjunto de problemas que este uso pode acarretar a área.

Leave a Comment