Como o pensamento marxista entende as funções do Estado?
A função do Estado na teoria marxiana estaria em defender os interesses das classes dominantes por meio de seus instrumentos de regulação: sistema jurídico e o aparado militar e policial. O que produz coesão social (veja aqui o conceito de coesão social).
Como a concepção marxista vê o Estado?
Para Karl Marx, o estado capitalista é entendido como um reflexo da base econômica da sociedade capitalista, com sua função principal refletindo as necessidades da economia capitalista.
Quais aspectos caracterizam a compreensão geral dos marxistas sobre o Estado?
O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.
Qual a defesa de Karl Marx em sua teoria do Estado?
A sociedade civil (o que Hegel chama de esfera das necessidades) aparece, para Marx, como o nível de determinação ontológica da sociedade e o Estado é compreendido como uma universalização parcial e alienada do homem.
Qual é a visão de Karl Marx sobre a sociedade?
As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção. As relações de produção regulam tanto a distribuição dos meios de produção e dos produtos quanto a apropriação dessa distribuição e do trabalho.
Qual é a principal característica do Estado capitalista Segundo os teóricos marxistas?
No âmbito da economia, as principais características do marxismo são a proibição da propriedade privada, e, consequentemente, a extinção da burguesia e da distinção de classes sociais.
Como Marx compreende o Estado e a política?
Karl Marx e o Direito Como o Estado é a forma no qual os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses comuns e que sintetiza a sociedade civil inteira de uma época, segue-se as instituições coletivas são mediadas pelo Estado, adquirem por meio dele uma forma política.
Qual é a principal característica do pensamento de Marx?
A principal característica do marxismo é a busca da revolução do proletariado, já que essa classe social era explorada pela burguesia dominante.
O que diz a teoria de Karl Marx?
De acordo com a teoria marxista, por não deter os meios de produção, o proletário é levado a vender sua força de trabalho ao capitalista, para poder garantir sua subsistência. Dessa maneira, a própria força de trabalho/mão de obra torna-se uma mercadoria, à medida que será vendida em troca de dinheiro (salário).
O Socialismo
Para Karl Marx, a classe operária, organizada em um partido revolucionário, deverá destruir o Estado burguês e organizar um novo Estado capaz de acabar com a propriedade privada nos meios de produção. Esse novo Estado, que ele chama de ditadura do proletariado, deverá liquidar a classe burguesa no mundo inteiro.
Correntes marxistas contemporâneas e as aplicações do método marxista
Lênin ( 1870 – 1924 ), teórico do marxismo, cujo verdadeiro nome era Vladimir Ilitch Ulianov, foi também um revolucionário. Quando os socialistas revolucionários, liderados pelos mencheviques, derrubaram os o czarismo em março de 1917, Lênin se encontrava exilado na Suíça.
quinta-feira, 19 de abril de 2012
A concepção marxista sobre o Estado. A luta armada derrubou os resquícios de uma sociedade feudal na Europa e conseguiu implantar a base de uma sociedade que permanece até hoje com os ideais liberais burgueses.
A concepção marxista sobre o estado
A concepção marxista sobre o Estado. A luta armada derrubou os resquícios de uma sociedade feudal na Europa e conseguiu implantar a base de uma sociedade que permanece até hoje com os ideais liberais burgueses.
Relacionado
A editora Boitempo realizou um curso imperdível, sujo foco foram Marx e Engels. Foram explorados diversos temas abordados por esses dois grandes pensadores tão importantes para a Sociologia, Filosofia e a Economia. São 8 aulas disponíveis gratuitamente, as quais temos o prazer de compartilhar no blog Café com Sociologia. …
Cristiano Bodart
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema “ensino de Sociologia”. Autor de livros e artigos científicos.