Como acabar a foliculite

image

Como acabar com a foliculite: 8 hábitos para inserir na rotina de cuidados com a pele (infográfico)

  1. Faça esfoliação na pele. Para quem tem problemas com a foliculite, o hábito da esfoliação é o seu melhor amigo. Este…
  2. Abuse da hidratação corporal. Para fortalecer a barreira de proteção da pele e evitar as bolinhas vermelhas, é…

Full
Answer

Quais as causas mais comuns de foliculite?

Foliculite é causada por uma infecção viral, bacteriana ou fúngica dos folículos capilares. Geralmente, a causa mais comum de foliculite é a bactéria Staphylococcus aureus (estafilococo).

Como tratar o aparecimento de foliculite?

Para tratar o aparecimento de foliculite é necessário saber o que está causando as inflamações. Em alguns casos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), estão associadas à infecção bacteriana, fúngica e vírus. Mas a grande maioria se dá pela inflamação de pelos encravados.

Como tratar a foliculite nas pernas?

Como tratar: A foliculite nas pernas deve ser tratada por meio da limpeza da pele com água morna e sabão neutro, mas também pode ser recomendado pelo dermatologista o uso de pomadas antibióticas durante 7 a 10 dias para combater a causa da foliculite. Conheça outras causas de bolinhas na pele. 5. Axilas.

Como tratar foliculite no rosto e na barba?

Como tratar: A foliculite no rosto e na barba pode ser evitada com o uso de barbeador elétrico ao invés de lâmina. Além disso, caso não desapareça espontaneamente, é recomendado ir ao dermatologista para que seja indicado um creme, por exemplo, para tratar essa inflamação.

image


1. Rosto e barba

Esse tipo de foliculite é mais comum em homens, ocorrendo principalmente quando se retira os pêlos da barba com uma lâmina. Nesse tipo de foliculite há o aparecimento de pequenas bolinhas vermelhas no rosto que podem infeccionar, além de vermelhidão e coceira no rosto, por exemplo.


2. Couro cabeludo

A foliculite no couro cabeludo é raro de acontecer mas pode acontecer devido à proliferação de fungos ou bactérias no couro cabeludo. Nos casos mais graves de foliculite pode haver a queda de cabelo acentuada, sendo também chamada de foliculite decalvante ou dissecante.


3. Nádegas e virilhas

A foliculite que pode aparecer nas nádegas e virilhas é mais frequente em pessoas que frequentam de forma regular ambientes com água, como piscinas ou banheiras de hidromassagem.


4. Pernas

A foliculite nas pernas é causada pela infecção por bactérias que estão normalmente presentes na pele e que podem entrar em pequenas feridas, podendo acontecer devido à depilação, por exemplo.


5. Axilas

O aparecimento de bolinhas nas axilas pode ser indicativo de infecção ou de pêlo encravado, podendo ser mais frequente de acontecer em quem retira os pêlos da axila com lâmina, por exemplo, já que há maior chance de lesionar a pele e favorecer o aparecimento da foliculite. Veja outras causas de bolinhas nas axilas.


Quais são os sintomas da foliculite? Em quais lugares a foliculite pode surgir?

De acordo com a especialista, a foliculite surge em qualquer área do corpo com pelos, sendo mais comum na região das nádegas, virilha e na barba, no caso dos homens. “Apresenta-se como pequenas bolinhas vermelhas inflamadas, bem confundidas como espinhas, de ponta amarela, que coçam e doem em alguns casos”, explicou. Conheça outros sintomas da foliculite:


Foliculite: como tratar? Quais são os tratamentos mais indicados para a foliculite?

“Para foliculite superficial, o recomendado são cuidados básicos, como o uso de produtos com renovador celular na rotina e peelings no consultório”. Já nos casos mais problemáticos, pode ser necessário o uso de antibióticos e corticóides para ajudar na melhora dos sintomas. É o que indica a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).


Qual a complicação mais rara da foliculite superficial?

A foliculite profunda, apesar de mais rara, é uma espécie de complicação da foliculite superficial – podendo, inclusive, levar ao surgimento de furúnculo.


Como é a foliculite eosinofílica?

A foliculite eosinofílica é uma doença que acomete principalmente pessoas com HIV. É caracterizada por manchas inflamadas, feridas com pus, principalmente no rosto e, às vezes, nos braços, que podem coçar.

image

Leave a Comment