Como acabar com a tosse?
Equinácea e gengibre também são plantas utilizadas com frequência no combate a tosse, gripes e resfriados. Para acabar com a tosse com a ajuda do chá, é só utilizar duas colheres de chá da raiz ou folhas da equinácea e cinco centímetros de gengibre fresco.
Como curar a tosse seca persistente?
Como curar. O tratamento para a tosse seca persistente deve ser direcionado para solucionar a sua causa. No caso de tosse seca de causa alérgica, além do uso dos medicamentos receitados pelo médico, é importante: Beber, no mínimo, 1,5 litros de água por dia, porque a água ajuda a manter as vias aéreas hidratadas e diminui a irritação da garganta;
Como aliviar a tosse no bebê?
Porém, a bebida não pode estar muito quente! É muito comum as pessoas tomarem um chá feito com 1/2 colher de chá de gengibre moído, ou com 1/2 colher de chá de vinagre de maçã misturado com 1/2 colher de chá de mel, porém os médicos não confirmam a eficácia desse chá para conter a tosse.
Quais são as causas da tosse?
Outra causa da tosse são os resfriados ou infecções, que surgem devido a mudanças de temperatura, contaminações com vírus ou algum problema no sistema imunológico. Chá branco ou chá verde?
1. Xarope caseiro de mel com limão e própolis
O xarope caseiro de mel com limão e própolis é ótimo para hidratar e aliviar a irritação na garganta, o que ajuda a reduzir a tosse, para o preparar precisa de:
2. Chá morno de Equinácea com Gengibre e mel
A Equinácea e o Gengibre são plantas medicinais utilizadas o tratamento de gripes e resfriados que ajudam a fortalecer o sistema imune, o que ajuda o corpo a combater e a tratar a tosse. Para preparar este chá precisa de:
3. Chá de Eucalipto com Mel
O Eucalipto é uma planta medicinal muito usada para o tratamento de gripe e resfriados, assim como para o tratamento de problemas respiratórios como asma ou bronquite, sendo um excelente remédio natural para a tosse. Para preparar um chá com esta planta precisa de:
1. Chá de tomilho
Esta erva é muito boa para infecções do trato vocal e para o pulmão. É também um anti-inflamatório eficaz que alivia a dor, além de funcionar como um antibacteriano.
2. Chá de limão com mel e canela
O limão é um antibacteriano muito eficaz, mas sua acidez pode ser ruim em contato direto com as amígdalas. Por isso é bom combiná-lo a outros itens, suavizando essa acidez. O mel tem o poder de matar bactérias, agindo como um filtro protetor. E a canela ajuda a quebrar as mucosas.
3. Chá de hortelã
Hortelã é ótimo para tosse e para inflamações, especialmente se você estiver tendo dificuldade de respirar, pois ele dissolve as mucosas que muitas vezes são muito grossas e não conseguem ser expelidas pelo corpo. Para seu chá ficar ainda mais potente, adicione um pau de canela.
4. Chá de rooibos com limão
A planta é um arbusto da família das leguminosas muito usado para infusões. Rico em minerais que o sistema imunológico precisa, é indicado para casos de alergias, resfriados e gripes, especialmente quando combinado com o limão.
5. Chá de gengibre com mel
Nem todo mundo gosta do sabor do gengibre, especialmente na forma de chá, mas dê uma chance, porque faz muito bem. Tem efeito anti-inflamatório, alivia a dor e dissolve as mucosas, tratando a tosse de dentro pra fora.
1. Alergia respiratória
A alergia à poeira, pelo de animais domésticos ou pólen das flores, provoca irritação na garganta, fazendo com que ocorra tosse até que a causa da alergia respiratória seja identificada e eliminada. Este tipo de tosse é mais comum na primavera ou no outono.
2. Cigarro e poluição
O uso de cigarro ou a exposição à fumaça ou a qualquer tipo de poluição ambiental, podem causar irritação na garganta, podendo também estimular o reflexo da tosse, que tende a ser seca e bastante persistente.
3. Asma
A asma é um problema respiratório que provoca uma inflamação crônica dos pulmões, que, além de tosse seca, resulta em sintomas como falta de ar, chiado ao respirar e sensação de pressão no peito.
4. Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico também pode causar tosse seca após a ingestão de alimentos apimentados ou muito ácidos, devido à subida do ácido do estômago até ao esôfago. Além da tosse, outros sintomas podem incluir sensação de bolo na garganta, azia e má digestão. Conheça mais sobre refluxo gastroesofágico.
5. Problemas cardíacos
Algumas alterações cardíacas, principalmente a insuficiência cardíaca, podem provocar um acúmulo de líquido nos pulmões, o que faz com que a pessoa sinta vontade frequente para tossir. Além da tosse, pode haver dor no peito, falta de ar no repouso, inchaço na perna e nos pés, e cansaço frequente.
6. COVID-19
A COVID-19 é uma infecção respiratória que também pode causar tosse seca e persistente, além de dificuldade para respirar, coriza ou nariz entupido, febre acima de 38ºC e cansaço generalizado devido ao comprometimento dos pulmões. Faça o nosso teste de sintomas para saber o risco de estar com COVID-19.
Use o gengibre
Além de ser ótimo para emagrecer, o gengibre pode ajudara a aliviar a tosse seca. De acordo com estudos, o gengibre tem propriedades antiinflamatórias.
Água salgada
Isso mesmo o gargarejo com água salgada pode ajudar a reduzir a tosse. Este meio é um método simples, mas muito eficaz. Além de ser bom para tosse seca ele ainda ajuda com dores de garganta.
Agravantes da tosse
Em grande parte das vezes, a tosse pode surgir como sintoma de gripes, resfriados ou alergia. Por outro lado, ela também pode ser piorada por algumas causas comuns, especialmente entre crianças.
Como acabar com a tosse
Uma das dicas mais simples é manter a garganta hidratada. Basta tomar um gole de água em temperatura ambiente para cumprir a função. Outras opções para hidratação são chás mornos ou leite morno adoçado com mel.
Soluções caseiras de combate à tosse
O eucalipto tem diversas propriedades úteis para o combate a problemas respiratórios, gripes e resfriados. Para preparar o chá, é preciso colocar uma colher de chá de folhas picadas de eucalipto em mistura com mel e uma xícara de água fervente. Em seguida, deixa a mistura descansar por cerca de 15 minutos e coe.