Common Causes
Um chá quente ajuda a acalmar a garganta e diminuir a coceira. O ideal é preparar chás com propriedades anti-inflamatórias como o gengibre ou o limão, por exemplo. Para melhorar ainda mais a garganta, você pode adoçar a bebida com um pouco de mel.
Related Conditions
A coceira na garganta pode surgir em várias situações como alergias, exposição a substâncias irritantes, infecções ou outras situações que normalmente são fáceis de tratar.
Como diminuir a coceira da garganta?
Algumas soluções caseiras para a garganta coçando são: Gargarejo com uma solução de água e sal O gargarejo com uma solução salina ajuda a diminuir a inflamação e, consequentemente, reduzir a coceira. Para isso, adicione 1 colher de chá de sal com ½ colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna.
O que causa coceira na garganta?
Contudo, apesar de parecer inofensivo, coçar a garganta pode causar outros sintomas. De acordo com especialistas, pigarrear no entanto de coçar a garganta pode causar dor ou mesmo rouquidão. Isso é causado pelo atrito entre as cordas vocais. De modo geral, a rinite alérgica trata-se de uma inflamação na mucosa do nariz.
Como tratar a garganta coçando?
Quais são os sintomas de coçar a garganta?
O que fazer para sua garganta parar de coçar?
O que fazer: evitar a exposição a substâncias que provoquem coceira na garganta é a medida mais eficaz. No entanto, caso isso não seja possível, pode-se recorrer a pastilhas calmantes que tenham mel, limão ou gengibre na sua composição, ou fazer gargarejos com soluções à base de água e sal.
Estou com a garganta coçando o que pode ser?
“A coceira na garganta alerta para as seguintes possibilidades: rinite, infecções respiratórias, alergia a algum alimento, irritação das vias respiratórias pela poluição e inalação de ar seco ou de substâncias tóxicas, como poeira, fumaça, tintas, solventes e odores fortes”, explica a médica.
Qual o remédio caseiro bom para garganta coçando?
Remédio caseiro para irritação na gargantaSuco de laranja com própolis. O Própolis tem propriedades antibióticas naturais e a vitamina C presente na laranja reforça o sistema imune. … Gargarejos com pimenta de caiena e limão. … Chá de alteia e gengibre.
O que é bom para tosse seca e irritação na garganta?
Chás a base de alho, mel e/ou limão. Chá de alho pode não parecer uma boa ideia, mas esse ingrediente tem comprovada ação anti-inflamatória. Associar o alho ao limão e mel, ou então preparar um chá com apenas esses dois últimos, é uma boa forma de aliviar a garganta inflamada e evitar a tosse seca.
Porque a garganta Coca E a gente tosse?
E esta irritação pode ter várias causas. Algumas delas são: uso excessivo da voz; gripes e resfriados; poluição do ar; pelo de animais, poeira, mofo; frio e baixa umidade do ar; fumaça de cigarro; sinusite ou bronquite.
Porque a tosse seca piora à noite?
A tosse piora à noite, pois quando o indivíduo se deita, a drenagem das secreções das vias respiratórias fica mais difícil, favorecendo o seu acúmulo e estimulando a tosse.
Estou com a garganta arranhando?
A garganta arranhando é um sintoma muito comum que pode surgir devido a gripes ou resfriados, alergias, sinusite, COVID-19, uso excessivo da voz ou refluxo gastroesofágico, que podem provocar uma irritação ou inflamação da garganta, laringe ou amígdalas, e ser acompanhada de outros sintomas como tosse, dificuldade para …
Qual o melhor antialérgico para garganta?
Remédios Antialérgicos Para GargantaÁgua Rabelo Fitorio 500ml.Água Rabelo 250ml .Endcoff EMS Menta 12 Pastilhas.Benatux Menta Grb 12 Pastilhas.Benatux Framboesa Grb 12 Pastilhas.Benatux Xarope Grb 120ml.Endcof Mel e Limão EMS 12 pastilhas.Benalet Framboesa 12 Pastilhas.More items…
Quais são os sintomas de alergia na garganta?
Sintomas da irritação na gargantasensação áspera na garganta;desconforto que piora com a deglutição ou fala;voz rouca ou abafada;amígdalas vermelhas e inchadas;pus ou presença de manchas brancas nas amígdalas;glândulas doloridas e inchadas no pescoço ou na mandíbula.
Qual o melhor antialérgico para garganta?
Remédios Antialérgicos Para GargantaÁgua Rabelo Fitorio 500ml.Água Rabelo 250ml .Endcoff EMS Menta 12 Pastilhas.Benatux Menta Grb 12 Pastilhas.Benatux Framboesa Grb 12 Pastilhas.Benatux Xarope Grb 120ml.Endcof Mel e Limão EMS 12 pastilhas.Benalet Framboesa 12 Pastilhas.More items…
Reação alérgica
As alergias são uma resposta do seu sistema imune a algum alérgeno. Nem sempre as substâncias que causam alergia são ruins para a saúde, mas elas irritam a garganta é podem causar sintomas alérgicos.
Desidratação
Pouco se fala disso, mas beber pouca água pode ser a causa da coceira na garganta. Isso acontece porque sem água suficiente, a boca fica seca e a garganta pode ficar desidratada.
Uso de medicamentos
Alguns remédios podem causar a coceira na garganta como um efeito colateral. É o caso dos inibidores da ECA que atuam no tratamento da pressão alta, por exemplo.
Sprays para garganta
Existem alguns sprays de venda livre que ajudam a aliviar a dor e a coceira na garganta. Para que a coceira realmente melhore, é importante verificar no rótulo a presença de algum dos ingredientes ativos abaixo:
Chás para coceira na garganta
Um chá quente ajuda a acalmar a garganta e diminuir a coceira. O ideal é preparar chás com propriedades anti-inflamatórias como o gengibre ou o limão, por exemplo. Para melhorar ainda mais a garganta, você pode adoçar a bebida com um pouco de mel.
1- Rinite alérgica
De modo geral, a rinite alérgica trata-se de uma inflamação na mucosa do nariz. Os sintomas mais comuns associados à essa alergia são: espirros, coriza, tosse seca e nariz e garganta coçando. Além disso, ela pode surgir quando uma pessoa entra em contato com substâncias como poeira, pólen ou pelo de animais.
2- Alergia alimentar
Outra possível causa para a coceira na garganta pode ser a alergia alimentar. Comumente, após a ingestão de algum tipo de alimento, pode haver reações na pele, nos olhos, garganta, bem como inchaços. Nesses casos, também é recomendado o uso de anti-histamínicos e da suspensão do alimento.
3- Desidratação
Nem sempre a coceira na garganta é resultado de doenças ou alergias. Isso porque, pode significar um quadro de desidratação. Esta pode ser causada ingestão insuficiente de líquidos, diarreia, vômitos, insolação ou excesso de suor.
4- Efeito colateral de medicamentos
Apesar de terem a função de melhorar a saúde, os remédios podem trazer efeitos colaterais. Um desses pode ser a coceira na garganta. Contudo, é preciso ter em mente que essa situação não trata-se de uma alergia a medicamento, situação que pode ter efeitos mais nocivos à saúde.
5- Refluxo gastroesofágico
De modo geral, o refluxo consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago em direção à boca. Nesses casos, a coceira na garganta é consequência da irritação após o contato com ácidos do estômago. Desse modo, é importante procurar um médico que pode indicar medicamentos como antiácidos, bem como suspender alguns alimentos da dieta.
6- Amigdalite
A coceira na garganta também pode ser indicativo de amigdalite No entanto, é preciso ter atenção aos sintomas, que podem incluir também inflamação, febre, dor de garganta, coriza, tosse, coceira no ouvido, arrepios e desconforto.
7- Resfriado comum
Um dos principais sintomas para a coceira na garganta é resfriado. Isso porque a irritação das vias respiratórias, a partir da inflamação, acaba gerando a sensação de desconforto.
Coceira na garganta, o que pode ser?
A coceira na garganta pode surgir por diferentes motivos: desde o contágio de vírus ou bactérias até irritações provocadas por fumo tóxico ou contrastes térmicos. Dependendo do fator que provoca o incômodo nesta zona, o tratamento a seguir será um ou outro.
Água com sal para garganta
Começamos com um dos remédios caseiros mais populares que existe para aliviar a coceira na garganta: o bochecho com sal. O sal faz com que o excesso de flema que provoca a coceira comece a diminuir, além de reduzir a inflamação e contribuir para desinfetar e limpar a zona em profundidade.
Mel para garganta
Outro dos melhores remédios caseiros para a coceira na garganta é o mel, já que este é um produto anti-inflamatório com propriedades curativas que consegue aliviar a irritação e o incômodo.
Gengibre para garganta
O gengibre é outro ingrediente perfeito para curar a coceira na garganta de um jeito natural e eficaz. É um dos melhores aliados para reduzir os sintomas de resfriado, já que está repleto de propriedades medicinais. Por um lado, é um poderoso antibacteriano e antiviral que protege o organismo dos ataques de vírus externos.
Tomilho para garganta
Outro remédio caseiro para a tosse e para a coceira na garganta é o tomilho. Esta planta medicinal faz parte da maioria dos medicamentos para a tosse que podemos encontrar na farmácia. Isso acontece porque o tomilho atua como antisséptico, além de ser mucolítico e expectorante e reduzir a mucosidade caso ela exista.
Cúrcuma com leite
A cúrcuma também é um dos melhores remédios caseiros que ajudam a eliminar a coceira na garganta naturalmente. Isto acontece porque este é um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias e curativas que ajudam a limpar a zona e a fazer com que você se sinta melhor.
Sálvia é bom para garganta?
Sim! A sálvia também é um bom aliado para tratar a coceira na garganta, uma vez que contém propriedades antissépticas que conseguem curar qualquer irritação ou ferida, tanto externa como interna. Por esse motivo, fazer bochechos com esta planta ajuda a tratar condições associadas à saúde bucofaríngea.
Remédios caseiros para garganta
Se a irritação da garganta for causada por alergias ou refluxo, devemos lidar com essas condições diretamente, seguindo as recomendações do médico. Agora, se for um resfriado ou uma infecção leve, podemos recorrer a certos remédios naturais como complemento do tratamento farmacológico. Alguns dos mais eficazes são os seguintes.
Considerar
Prestando mais atenção à nossa nutrição e hidratação quando nos sentimos mal, podemos aliviar muitos desconfortos, incluindo coceira na garganta. Tudo isto graças aos nutrientes que fornecem ao corpo um reforço adicional ao nível das defesas.
1. Alho e cebola
Tanto o alho como a cebola são dois alimentos que não poderiam ser perdidos dentro de uma dieta variada, saudável e equilibrada, especialmente durante os meses mais frios do ano, graças a Eles são excelentes anti-sépticos e expectorantes.
2. Alcaçuz
Embora você não acredite, alcaçuz é especialmente adequado em caso de comichão na garganta, pois ajuda quando se trata de aliviar a secura oral e da garganta, agir como um hidratante. Além disso, exerce uma ação interessante tanto calmante e bacteriana, quanto antiinflamatória.
3. gargarejo de água morna e sal
Você sabia que os gargarejos de água e sal são ideais para dor de garganta? Eles também são particularmente interessantes em caso de coceira na garganta, especialmente se os gargarejos são feitos com água morna, o que ajuda a hidratar e aliviar o desconforto.
4. Mel e Limão
Juntamente com alho e cebola, provavelmente limão e mel são dois outros ingredientes que não podem faltar quando há um desconforto de constipação, gripe ou garganta. Na verdade, é um dos remédios tradicionais mais populares que existem contra o desconforto e coceira da garganta.
Gargarejo de água e sal
Eles são uma opção natural muito útil, fácil e simples de preparar e aplicar: gargarejo de água e sal. Enquanto, por um lado, a água morna ajuda a hidratar e acalmar a coceira, o sal é capaz de absorver água das células da membrana mucosa da garganta, reduzindo o inchaço.
Gargarejando água e bicarbonato de sódio
Além dos gargarejos de água morna e sal marinho, há também outro remédio natural simples que é muito útil para aliviar a coceira na garganta: gargarejo de água e bicarbonato de sódio. Nesta ocasião, o bicarbonato de sódio é tão útil quanto sal porque Ajuda a aliviar a dor e a coceira.
Suco de limão e mel
Estamos provavelmente enfrentando outro dos remédios mais populares e tradicionais que existem quando há desconforto ou dor na garganta. Mel ajuda a “lubrificar” e suavizar a garganta, enquanto que o suco de limão age como um anti-séptico e antibiótico.
Doces à base de plantas
O doces à base de plantas, como por exemplo é o caso dos populares doces de ervas suíças, eles também são excelente quando se trata de reduzir o desconforto causado pela coceira na garganta. Neste ponto, quando você perceber que a garganta está seca e começar a coçar, apenas chupe um doce suíço, nunca o mastigue.
Faringite
Esta condição é o termo médico para dor de garganta. É o resultado de uma faringe inflamada, também conhecida como garganta. Isso pode ser o resultado de um vírus ou bactéria que entra em seu corpo, como um resfriado ou um estreptococo do grupo A.
Laringite
Uma cócega na garganta pode ser um sinal de que você tem laringite. Um dos resultados mais comuns da laringite é perder a voz. Essa condição pode ocorrer se você esticou as cordas vocais gritando, aumentando a voz em um ambiente barulhento ou conversando por horas a fio.
Resfriado comum
Um resfriado comum pode ser a causa de cócega na sua garganta. Esta condição viral causa sintomas no trato respiratório superior, incluindo a garganta. Um sintoma de resfriado que pode levar a uma cócega na garganta é o gotejamento pós-nasal, que faz com que o muco escorra pelas costas do garganta.
Alergias
Sua garganta com cócegas pode ser afetada por uma série de alergias diferentes. Alergias ocorrem quando o corpo libera anticorpos para se defender de uma substância estranha. Você pode experimentar uma reação alérgica de uma ampla gama de elementos, incluindo pólen, pêlos de animais, picadas de insetos, mofo, alimentos, medicamentos e muito mais.
Refluxo ácido
Pode surpreendê-lo, mas o estômago ácido pode resultar em sua garganta fazendo cócegas. Se você tem refluxo ácido ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), o ácido no estômago pode voltar para o esôfago, causando uma sensação de cócegas. Isso ocorre quando a abertura entre o esôfago e o estômago não se fecha com força.
Câncer de garganta
Uma cócega na garganta pode ser um sinal de uma condição mais séria, como câncer de garganta. Você pode ser mais suscetível a esta condição se você beber álcool e fumar ou se você tiver papilomavírus humano. Essa condição pode incluir outros sintomas, como: