Como acabar com a gengivite yahoo

image

Como tratar gengivite caseiro?

Solução de água oxigenada A solução de água oxigenada tem ação anti-inflamatória e antisséptica, ajudando a eliminar as bactérias que causam a gengivite, reduzindo a dor, vermelhidão e o inchaço e a diminuir o sangramento da gengiva, sendo outra boa opção de remédio caseiro para gengivite. ½ xícara de água.

Como controlar a gengivite?

Além do tratamento, a gengivite pode ser tratada e controlada pela adoção de algumas medidas na rotina, seja por meio da higiene bucal, alimentação ou medicação. Veja algumas dicas que podem ajudar no combate dessa doença.

Quais são os benefícios do alho para a gengivite?

O alho devido às suas propriedades anti-bacterianas ajuda a combater a inflamação. Corte um dente de alho, esmague e esfregue sobre as gengivas. Para evitar a gengivite, use e abuse do alho no seu prato várias vezes por semana. Para resolver o problema do cheiro forte a alho, pode misturar o alho com salsa e um pouco de azeite.

Quais são as consequências da gengivite?

A gengivite ocorre pelo aparecimento de bactérias que se implantam na boca e se introduzem entre os dentes e as gengivas, provocando desconforto e todas as consequências que dela derivam, como por exemplo o mau hálito, a vermelhidão, a inflamação, a sensibilidade e o sangramento das gengivas ao escovar os dentes ou ao mastigar os alimentos.

image


Como tratar a gengivite rápido?

A gengivite pode ser revertida ao se eliminar o tártaro e a placa bacteriana que causam a inflamação gengival. Seu dentista pode remover o tártaro ou cálculo dental que está irritando a gengiva ao realizar uma limpeza em seus dentes.


O que é bom para gengivite na gengiva?

Algumas opções de remédios caseiros para gengivite são:Solução de água morna e sal. … Chá de alcaçuz. … Chá de potentilla. … Chá de cravo da índia. … Solução de água oxigenada. … Chá de mirtilo. … Infusão de sálvia. … Óleo essencial de hortelã-pimenta.More items…•


Qual o melhor enxaguante para gengivite?

Um bom enxaguante para combater a gengivite deve propriedades antibacterianas. Um produto como o Colgate® Plax, que tem uma fórmula excusiva que combate as bactérias causadoras da placa bacteriana, tártaro (cáluculo dental) e mau- hálito por até 12 horas.


Que antibiótico tomar para gengivite?

O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).


Como acabar com a gengivite em 3 dias?

Como fazer o tratamento caseiro para gengivite com água e sal:Adicione 1/2 a 3/4 colher de chá de sal a um copo de água morna e misture bem;Faça um bochecho com a solução na boca por até 30 segundos;Cuspa a solução;Repita duas a três vezes por dia.


Como saber se a gengivite está melhorando?

Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida – portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas: Gengiva vermelha, intumescida ou inchada, ou flácida. Gengiva que sangra durante a escovação ou o uso do fio dental.


Quanto tempo dura uma gengiva inflamada?

Isso dependerá do grau de complexidade da gengiva inchada, como tratar e a indicação do dentista. Em casos mais simples, é possível retomar a saúde da gengiva dentro de um período de uma a duas semanas. Já quando o quadro é mais grave, pode variar de um a três meses até a completa recuperação.


Qual enxaguante bucal para desinflamar gengiva?

Colgate PerioGardColgate PerioGard Sem Álcool é uma solução bucal antibacteriana com ação segura e comprovada contra os germes que causam mau hálito e a progressão de doenças periodontais (inflamações e infecções da gengiva).


O que e que causa gengivite?

A causa mais comum da gengivite é a falta de higiene bucal adequada, que permite o acúmulo da placa bacteriana nos dentes e na gengiva.


Como usar bicarbonato na gengiva?

Para usar o bicarbonato de sódio, basta fazer uma pasta diluindo o pó em água. Em seguida aplique nas gengivas utilizando os dedos e, na sequência, lave cuidadosamente a boca e os dentes.


Qual Bactéria causa periodontite?

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).


O que é bom para periodontite?

Os antibióticos, como Amoxicilina ou Clindamicina, eliminam e ajudam a controlar o crescimento de bactérias na boca e podem ser usados sob a forma de comprimido ou como enxaguante bucal. Geralmente são utilizados após a curetagem para manter os dentes limpos e garantir que todas as bactérias foram eliminadas.


Qual a principal causa da gengivite?

A causa mais comum da gengivite é a falta de higiene bucal adequada, que permite o acúmulo da placa bacteriana nos dentes e na gengiva.


Como usar bicarbonato para gengivite?

Para usar o bicarbonato de sódio, basta fazer uma pasta diluindo o pó em água. Em seguida aplique nas gengivas utilizando os dedos e, na sequência, lave cuidadosamente a boca e os dentes.


O que causa gengivite e quais os sintomas?

A gengivite é uma inflamação da gengiva que acontece devido ao acúmulo de placas bacterianas entre os dentes, o que leva ao aparecimento de alguns sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva.


Como tratar a gengivite?

O tratamento para a gengivite é feito exclusivamente em consultório odontológico, uma vez que o estado já requer uma intervenção além dos cuidados quanto à higiene bucal feitos em casa.


O que é bom para gengivite?

Além do tratamento, a gengivite pode ser tratada e controlada pela adoção de algumas medidas na rotina, seja por meio da higiene bucal, alimentação ou medicação.


Como saber se tenho gengivite?

Entre os primeiros sinais que podem ser detectados estão as alterações quanto a coloração da mucosa, de sua forma e espessura.


Como é o tratamento caseiro da gengivite?

O tratamento caseiro da gengivite engloba as medidas preventivas contra a doença, como uma boa higiene bucal, boa alimentação e algumas receitas caseiras que podem ser feitas e recomendadas por odontologistas para amen izar os sintomas.


Quais são as causas principais da gengivite?

Existem diversos fatores que causam a aparição da gengivite, mas a principal razão é a má higiene bucal e a falta de uma visita periódica ao dentista. Com efeito, os dentes se tornam ambientes propícios para a formação da placa bacteriana, que se dá por uma camada de bactérias que cresce em volta dos dentes de forma contínua, se não eliminada.


1. Solução de água morna e sal

A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.


2. Chá de alcaçuz

O chá alcaçuz possui licoricidina e licorisoflavana A na sua composição, que são substâncias antibacterianas e anti-inflamatórias, que agem inibindo o crescimento de bactérias que causam a gengivite e reduzem a inflamação das gengivas, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para gengivite.


3. Chá de potentilla

O chá de potentilla possui taninos, catequinas e proantocianidinas na sua composição com propriedades antissépticas, anti-inflamatória e antibacteriana, que ajudam a eliminar as bactérias que causam a gengivite e a aliviar a dor e a inflamação. Além disso, o chá de potentilla também ajuda a prevenir cáries.


4. Chá de cravo da índia

O chá de cravo da índia ajuda a diminuir a dor e a inflamação da gengiva por possuir eugenol na sua composição com ação analgésica e anti-inflamatória, sendo uma boa opção de remédio caseiro para gengivite.


5. Solução de água oxigenada

A solução de água oxigenada tem ação anti-inflamatória e antisséptica, ajudando a eliminar as bactérias que causam a gengivite, reduzindo a dor, vermelhidão e o inchaço e a diminuir o sangramento da gengiva, sendo outra boa opção de remédio caseiro para gengivite.


6. Chá de mirtilo

O chá de mirtilo tem ação tônica e anti-inflamatória ajudando a combater a inflamação, o inchaço e o sangramento da gengiva, sendo uma boa opção de remédio caseiro para gengivite.


7. Infusão de sálvia

A infusão de sálvia ajudam a diminuir os sintomas da gengivite como inchaço, dor e sangramento da gengiva pois contém na sua composição cineol e cânfora com ação anti-inflamatória e antibacteriana, ajudando a remover a placa bacteriana e a prevenir sua deposição na gengiva.


Sintomas da gengivite

A gengivite está associada a alguns sintomas típicos, que se caracterizem por inchaço, gengivas mais irritadas e vermelhas em vez da sua cor natural, mais sensíveis ao contacto, o que por vezes pode causar dor, podendo sangrar e ser acompanhado de maú hálito.


Aloé vera

O aloé vera é uma planta medicinal que serve para o tratamento caseiro da gengivite. Além de hidratar as gengivas, combate as bactérias que causam a gengivite.


Vinagre de cidra

O vinagre de maçã tem propriedades anti-microbianas que ajudam a eliminar as bactérias e também estimula a produção de saliva. Deite duas colheres de chá de vinagre de maçã num copo de água e faça gargarejos.


Alho

O alho devido às suas propriedades anti-bacterianas ajuda a combater a inflamação. Corte um dente de alho, esmague e esfregue sobre as gengivas. Para evitar a gengivite, use e abuse do alho no seu prato várias vezes por semana.


Água oxigenada para gengivite

Água oxigenada (peróxido de hidrogénio) é um desinfectante bem conhecido, sendo uma ótima maneira de combater as bactérias na boca, podendo ajudar no tratamento da gengivite.


Álcool

O álcool serve para desinfectar a boca. Quer seja Whisky, ou vodka e outras bebidas alcoólicas fortes, são todas adequadas para o tratamento quando não houver outro remédio em casa. Não deve ser bebido, só para bochechar, ou passar com um cotonete embebido sobre as gengivas.


Bicarbonato para gengivite

O bicarbonato combate as bactérias e ajuda a curar a inflamação. Misture um pouco de bicarbonato de sódio com um pouco de água até formar uma pasta. Passe esta pasta nas gengivas duas vezes por dia.

image

Leave a Comment