Como acabar com a sudorese excessiva

image

Como tratar a sudorese excessiva Para alívio das pessoas que sofrem de hiperidrose, existem vários tratamentos, cada um com diferentes graus de eficácia, que permitem solucionar o excesso de transpiração. Como veremos a seguir, podem ser uma solução temporária ou resolver o problema de forma definitiva.

Full
Answer

Quais são as causas da sudorese excessiva?

A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer. A pele que está sempre molhada pode se tornar avermelhada e inflamada ou pálida, enrugada e rachada, podendo desenvolver um odor fétido. O diagnóstico é feito mediante a avaliação de um médico e, às vezes, exames.

Qual o tratamento para sudorese?

Esta intervenção cirúrgica é chamada de simpatectomia torácica por videotoracoscopia, uma técnica que interrompe a transmissão dos nervos que são responsáveis pelo suor excessivo. Sudorese tem cura? Geralmente não, mas é controlável.

Como diminuir a sudorese?

Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios! A Drª Betina garante que é possível diminuir a sudorese através de procedimentos dermatológicos, como a aplicação de toxina botulínica, cirurgia e o uso de desodorantes específicos, por exemplo. A profissional, listou 5 dicas que funcionam:

Quais são as causas da sudorese excessiva do tronco?

Diabetes: em algumas pessoas, é a sudorese excessiva do tronco que levanta a suspeita sobre a possibilidade de sofrer de diabetes. Doença isquêmica coronariana: em episódios cardíacos agudos, a sudorese profusa pode ser causada pelo estímulo que a dor gera no sistema nervoso simpático.

image


O que fazer para parar de suar tanto?

Como parar de transpirar nas axilas de forma excessivaEscolha a roupa adequada. … Seque-se bem após o banho. … Mantenha-se hidratado. … Depile suas axilas. … Evite alimentos que estimulam o suor.


Qual o melhor tratamento para sudorese excessiva?

Medicamentos. O glicopirrolato e a oxibutinina, dois medicamentos anticolinérgicos, são os mais utilizados contra a hiperidrose.


Quando a pessoa transpira muito o que pode ser?

As pessoas com transpiração excessiva (hiperidrose) transpiram profusamente, e algumas pessoas, quase constantemente. A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer.


Qual o médico que cuida do suor excessivo?

Os sintomas da hiperidrose são suor visível, infecções de pele, e dificuldade de realizar tarefas cotidianas, por causa do suor. O diagnóstico e tratamento desta condição é feita por um dermatologista.


Quais são os alimentos que estimulam o suor?

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso. Não é só isso.


Quem soa muito emagrece mais rápido?

Quanto maior a quantidade de suor, maior é a perda de gordura? O suor não representa perda de gordura e, por isso, não pode ser utilizado como parâmetro para emagrecimento.


Qual é o nome da doença que faz transpirar?

A hiperidrose é o suor excessivo, mais que o necessário para a função de regular a temperatura, e costuma ser uma condição primária (não o sintoma de outra doença) e localizada em algumas partes do corpo.


Quem soa muito tem alguma doença?

1. O que é a hiperidrose? É uma condição que provoca suor excessivo, mesmo quando a pessoa está em repouso. Isso acontece porque as glândulas sudoríparas da pessoa são hiperativas.


É saudável suar muito?

Suar bastante faz bem para a saúde e é uma das formas de cuidar de todos os tipos de pele! Além de ajudar na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e com menos marcas. Estudos recentes também dizem que o suor tem substâncias que aceleram a regeneração da pele.


Introdução

Hiperidrose é um estado no qual o corpo produz um volume de suor desproporcional às necessidades fisiológicas para a regulação da temperatura corporal, ou seja, o paciente transpira demais e sem motivo.


O que é o suor?

O suor é um substância composta por água (99%) e pequenas quantidades de sais minerais (1%), basicamente cloreto de sódio e ureia. Outras substâncias presentes no sangue podem estar presentes no suor, tais como cálcio, magnésio, potássio, zinco e ferro. Estas, porém, costumam estar em concentrações muito reduzidas.


Causas

A hiperidrose primária, ou seja, a hiperidrose sem causa aparente, costuma ser localizada, acometendo apenas mãos, pés ou axilas. Eventualmente, o excesso de suor na face e crânio pode fazer parte do quadro.


Tratamento

Existem várias opções de tratamento para a hiperidrose, desde desodorantes até cirurgias. A intensidade dos sintomas, o local que transpira em excesso e as expectativas dos pacientes devem ser levadas em conta na hora de decidir qual é o tratamento que melhor se aplica a cada caso.


Causas da sudorese excessiva

Basicamente, a hiperidrose pode ser atribuída a a duas causas gerais: primária ou idiopática e secundária. A forma de apresentação mais comum responde à hiperidrose primária, ou seja, aquela que é gerada por si mesma.


Critérios de diagnóstico e sintomas

Não se pode diagnosticar qualquer suor que pareça excessivo como hiperidrose. A comunidade médica estabeleceu alguns critérios que, se cumpridos, permitem o diagnóstico da patologia.


Tratamentos para a sudorese excessiva

Antitranspirantes: Esta é a primeira medida tomada entre pessoas com hiperidrose. Em geral, costuma ser um tratamento estabelecido pelo próprio paciente antes de consultar o médico. O componente dos antitranspirantes que funciona melhor é o cloreto de alumínio.


Hiperidrose ou sudorese excessiva

A causa da hiperidrose é incerta, podendo ser influenciada por obesidade, menopausa, uso de medicamentos, problemas hormonais e, principalmente, a genética – ou seja, é comum que haja mais de um caso de sudorese excessiva dentro da mesma família, embora essa condição não seja obrigatória.


Tratamento da hiperidrose

Os tratamentos da sudorese excessiva variam desde o uso de antitranspirantes especiais, receitados pelo médico, até soluções por métodos cirúrgicos. A escolha do melhor tratamento fica sempre a cargo do médico, que deverá avaliar o grau da hiperidrose para determinar a melhor forma de ajudar o paciente.


Antitranspirantes especiais

Para os casos mais leves de hiperidrose, o médico poderá prescrever antitranspirantes mais fortes do que os disponíveis nas farmácias e mercados, contendo uma concentração maior do ingrediente ativo, o cloreto de alumínio.


Medicamentos por via oral

O suor em excesso também pode ser combatido por meio do uso de medicamentos por via oral. Podem ser utilizadas drogas anticolinérgicas, que têm o efeito de cortar a estimulação das glândulas produtoras do suor.


Iontoforese

Esse tratamento consiste em dar uma descarga elétrica leve nas mãos e nos pés para interromper temporariamente as glândulas sudoríparas. O método é executado submergindo as mãos e os pés do paciente em água e submetendo-os a uma corrente elétrica de baixa intensidade.


Aplicação de toxina botulínica

Além de ser utilizado para suavizar rugas e marcas de expressão, o Botox® também pode ser empregado para bloquear a transmissão do estímulo do sistema nervoso autônomo e, em consequência, interromper a produção do suor nas áreas tratadas. Em geral, a substância é aplicada nas axilas, mãos, pés e fronte.


Cirurgia de simpatectomia

Para os casos mais graves de hiperidrose, quando os outros tratamentos não tiverem bons resultados o médico poderá indicar a simpatectomia torácica endoscópica. Apesar de ter um nome complicado, este é um procedimento pouco invasivo feito por videocirurgia.


Sudorese tem cura?

Geralmente não, mas é controlável. Nem mesmo a cirurgia descrita acima pode garantir que haverá cura para a sudorese, uma vez que pode migrar de região e aparecer em partes do corpo que antes não apresentavam suor em excesso. É o que os médicos chamam de hiperidrose compensatória.


Como tratar a hiperidrose?

Não existe tratamento definitivo para a sudorese, mas a primeira coisa a se fazer, uma vez detectado o suor excessivo, é identificar a causa. Muitas vezes, tratando a origem é possível evitar episódios frequentes de hiperidrose.


Como saber se a transpiração está normal?

Para quem sofre de sudorese a vida inteira, pode ser difícil dizer se apresenta suor excessivo ou não. Então, uma boa forma de identificar a hiperidrose é perguntar-se se o nível de transpiração interfere nas suas atividades diárias ou causa algum tipo de desconforto — seja físico ou emocional.


Quais fatores ajudam a produzir mais suor nas axilas?

Sabemos que o suor é uma defesa do organismo para equilibrar a temperatura corporal.


6 dicas para evitar a transpiração nas axilas

A Drª Betina garante que é possível diminuir a sudorese através de procedimentos dermatológicos, como a aplicação de toxina botulínica, cirurgia e o uso de desodorantes específicos, por exemplo. A profissional, listou 5 dicas que funcionam:


Palavra do Dermatologista

Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD.

image


Introdução

Image
Hiperidrose é um estado no qual o corpo produz um volume de suor desproporcional às necessidades fisiológicas para a regulação da temperatura corporal, ou seja, o paciente transpira demais e sem motivo. A hiperidrose é normalmente uma condição primária, sem que haja uma causa aparente. Todavia…

See more on mdsaude.com


O Que É O Suor?

  • O suor é um substância composta por água (99%) e pequenas quantidades de sais minerais (1%), basicamente cloreto de sódio e ureia. Outras substâncias presentes no sangue podem estar presentes no suor, tais como cálcio, magnésio, potássio, zinco e ferro. Estas, porém, costumam estar em concentrações muito reduzidas. Ao contrário do que muitos pensam, o suor não é um…

See more on mdsaude.com


O Que É Hiperidrose?

  • Como já referido na abertura do texto, a hiperidrose é um estado no qual o corpo transpira mais do que seria necessário para arrefecer o organismo. Qualquer ponto do corpo pode ser afetado pela hiperidrose, porém, palmas das mãos, solas dos pés, face e axilas são os sítios mais comuns. Via de regra, a hiperidrose é uma sudorese focal, acometendo apenas uma área do cor…

See more on mdsaude.com


Causas

  • A hiperidrose primária, ou seja, a hiperidrose sem causa aparente, costuma ser localizada, acometendo apenas mãos, pés ou axilas. Eventualmente, o excesso de suor na face e crânio pode fazer parte do quadro. Quando a hiperidrose é difusa e/ou inicia-se após a idade adulta, é preciso pensar em causas secundárias, entre elas podemos citar: 1. Neoplasias. 2. Linf…

See more on mdsaude.com


Tratamento

  • Existem várias opções de tratamento para a hiperidrose, desde desodorantes até cirurgias. A intensidade dos sintomas, o local que transpira em excesso e as expectativas dos pacientes devem ser levadas em conta na hora de decidir qual é o tratamento que melhor se aplica a cada caso.

See more on mdsaude.com


Referências


Causas Da Sudorese Excessiva

Image
Basicamente, a hiperidrose pode ser atribuída a a duas causas gerais: primária ou idiopática e secundária. A forma de apresentação mais comum responde à hiperidrose primária, ou seja, aquela que é gerada por si mesma. O tipo primário é chamado de hiperidrose focal essencial. O problema está nos nervos que irrigam …

See more on melhorcomsaude.com.br


Critérios de Diagnóstico E Sintomas

  • Não se pode diagnosticar qualquer suor que pareça excessivo como hiperidrose. A comunidade médica estabeleceu alguns critérios que, se cumpridos, permitem o diagnóstico da patologia. A primeira condição inevitável é que você sofra mais de seis meses de sudorese excessiva sem uma explicação direta. Ou seja, o suor é gerado sem a presença de episódios de calor ou após e…

See more on melhorcomsaude.com.br


Tratamentos para A Sudorese Excessiva

  1. Antitranspirantes: Esta é a primeira medida tomada entre pessoas com hiperidrose. Em geral, costuma ser um tratamento estabelecido pelo próprio paciente antes de consultar o médico. O componente do…
  2. Medicamentos: existem medicamentos para reduzir a sudorese, mas eles nem sempre são indicados devido aos seus efeitos adversos.
  1. Antitranspirantes: Esta é a primeira medida tomada entre pessoas com hiperidrose. Em geral, costuma ser um tratamento estabelecido pelo próprio paciente antes de consultar o médico. O componente do…
  2. Medicamentos: existem medicamentos para reduzir a sudorese, mas eles nem sempre são indicados devido aos seus efeitos adversos.
  3. Iontoforese: a base desta técnica é a eletricidade. Por meio de uma corrente elétrica, é possível cancelar a função das glândulas sudoríparas. O tratamento requer uma série de sessões para ser efic…
  4. Toxina botulínica: injeta-se a substância diretamente na área mais afetada pela hiperidrose para bloquear os nervos que estimulam a transpiração. Pode ser injetado nas axilas, nas mã…

Leave a Comment