Como tratar bronquite no bebê?
A bronquite no bebê normalmente é resultado de uma infecção por vírus ou bactérias e deve ser sempre diagnosticada pelo pediatra, que irá recomendar o melhor tipo de tratamento, que normalmente inclui o uso de remédios para aliviar os sintomas, mas que também pode incluir o uso de um antibiótico.
Quais são os sintomas da bronquite?
A bronquite corresponde à inflamação dos brônquios, que são estruturas em forma de tubo que levam o ar até aos pulmões. Essa inflamação geralmente pode ser percebida por meio de sintomas como tosse constante seca ou com muco, febre e cansaço excessivo.
Quais são as causas da bronquite no inverno?
Mais comum no inverno, é causada por um vírus e ocorre antes dos 18 meses. Começa parecido com um resfriado, com catarro e tosse, que se agravam e causam chiado no peito e dificuldade para respirar. A bronquite é uma inflamação eventual ou recorrente na traqueia e nos brônquios (entrada dos pulmões).
Quais são os alimentos mais saudáveis para crianças com bronquiolite?
Alimentos frescos são um prato cheio para nutrir o organismo e favorecer o sistema imunológico. No caso de crianças com bronquiolite ou bronquite, aumente o consumo de alho, cebola em caldos e sopas. Gengibre fresco adicionado com moderação em raspas nas sopas ou sucos é indicado.
Como curar a bronquite do meu filho?
7 dicas de como tratar bronquite infantilInalação. Ela pode ser feita de forma simples e em casa. … Xaropes broncodilatadores. Em geral, os broncodilatadores são administrados para ajudar a criança a respirar melhor. … Hidratação. … Antibióticos. … Anti-inflamatórios. … Antialérgicos. … Soro fisiológico.
O que e bom para bronquiolite infantil?
Os principais medicamentos usados para bronquiolite (aqui falando do geralzão tá pessoal) são: Broncodilatadores (salbutamol- Aerolin; fenoterol- Berotec) – uma parte dos pacientes apresentam resposta à essa medicação, e o que deve ser feito pelo médico é o chamado teste terapêutico, para avaliar essa resposta.
Quanto tempo pode durar uma bronquite?
Bronquite aguda. Como o nome diz, é uma doença que começa de repente, e costuma durar de cinco dias a quatro semanas. Nesse caso, a inflamação nos brônquios é de origem infecciosa. Os principais causadores são vírus (como influenza ou parainfluenza).
O que pode atacar a bronquite?
As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria. Outros fatores que desencadeiam uma crise de bronquite podem ser poluentes ambientais diversos, como o uso prolongado de cigarro ou a inalação da fumaça de cigarro produzida por uma outra pessoa.
Qual o xarope é bom para bronquiolite?
O uso do salbutamol (Aerolin®) e do fenoterol (Berotec®) pode ser usado na bronquiolite, mas somente sob prescrição estrita do médico. Ele tem ação vasodilatadora brônquica, ou seja, melhora o edema dos brônquios causados pelo processo inflamatório.
Qual é o melhor xarope para bronquite?
Os xaropes de farmácia mais indicados pelo pneumologista para o tratamento da bronquite incluem:N-acetilcisteína. … Ambroxol. … Dextrometorfano. … Salbutamol. … Xarope de cebola e limão. … Xarope de agrião e abacaxi. … Xarope de gengibre com canela. … Xarope de tomilho.
Como eliminar a bronquite?
Veja quais as opções de tratamento da bronquite.Chá de gengibre. … Chá de erva-doce. … Chá de malva. … Chá de eucalipto. … Chá multi-ervas. … Chá de guaco. … Xarope de agrião. … Suco de agrião.More items…
O que se deve evitar quando se tem bronquite?
Para evitar a bronquite, é importante:lavar bem as mãos;ingerir bastante líquido;evitar locais onde haja pessoas fumando;eliminar possíveis causas de alergia respiratória;utilizar máscara em caso de contato com pessoas com gripe, resfriados ou qualquer outra doença transmitida pelas vias respiratórias.
Porque bronquite não tem cura?
Já a forma crônica é desencadeada pelo desgaste e deterioração das vias aéreas inferiores, levando a um quadro grave que pode até resultar em morte. A bronquite crônica não tem cura. Contudo, existem terapias que melhoram a capacidade respiratória e a qualidade de vida do paciente.
Quem tem bronquite pode usar ventilador?
O profissional explica que tanto o ventilador como o ar-condicionado podem ser usados, no entanto, faz um alerta. “É necessário boa higienização dos mesmos, com limpeza periódica das palhetas e substituição de filtro do ar com constância”. O ventilador, entretanto, precisa de uma atenção maior.
Como saber se a bronquite está melhorando?
A bronquite aguda é um processo inflamatório agudo (ou seja, pontual) dos brônquios, em geral, associado a um processo infeccioso viral ou bacteriano. Ela também é chamada de resfriado torácico, e geralmente melhora entre uma semana e 10 dias, sem efeitos duradouros – embora a tosse possa durar semanas.
Como é a tosse da bronquite?
A bronquite é a inflamação das principais vias respiratórias dos pulmões, os brônquios, que são responsáveis por transportar o oxigênio de e para os pulmões, fazendo com que fiquem irritados e inflamados e causando sintomas como tosse seca ou com catarro, chiado no peito ou falta de ar.
O que piora a bronquiolite?
A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias ou por contato. Ou seja: crianças que passam o dia em locais fechados com outras pessoas, como em creches, estão mais suscetíveis.
Quem tem bronquiolite pode fazer nebulização?
De acordo com o estudo, pacientes com bronquiolite tratados com nebulização com SF 0,9% apresentaram melhora significativa na frequência respiratória e no escore respiratório após o tratamento, embora a saturação de oxigênio permanecesse inalterada.
O que pode causar a bronquite
A bronquite no bebê na maioria das vezes acontece devido a uma infecção viral e, por isso, dura poucas semanas, sendo chamada de bronquite aguda. No entanto, a bronquite também pode ser considerada crônica, quando os sintomas duram pelo menos 3 meses, sendo normalmente causada por exposição a poluição, alergia ou asma, por exemplo.
Como é feito o tratamento
Caso o bebê apresente sintomas de bronquite, o mais recomendado é levá-lo ao pediatra para que possa ser feito o diagnóstico correto e iniciado o tratamento. É importante que o bebê fique em repouso, descanse o máximo possível e fique bem hidratado, pois assim a recuperação acontece de forma mais rápida.
Bronquiolite ou bronquite infantil?
Existe alguma confusão em relação às doenças respiratórias. É importante identificar os sintomas e circunstâncias em que cada uma das doenças acontece para oferecer informações relevantes ao médico que fará o diagnóstico.
Tratamentos e remédios caseiros para bronquiolite ou bronquite infantil
A prevenção é o melhor remédio. Primeiro porque evita o sofrimento dos pequenos. Segundo porque evita a preocupação dos pais. Enfim, uma saúde de ferro é o melhor que se pode oferecer às crias.
2. Evite alimentos que aumentam a secreção
Essa secreção produzida pelo corpo como resposta à inflamação ou irritação das vias aéreas se vale de algumas substâncias para ser produzida pelo organismo. Existem alguns alimentos que ajudam a aumentar a concentração de muco, porque fornecem matéria-prima para sua produção.
3. Adote uma dieta terapêutica
Alimentos frescos são um prato cheio para nutrir o organismo e favorecer o sistema imunológico. No caso de crianças com bronquiolite ou bronquite, aumente o consumo de alho, cebola em caldos e sopas. Gengibre fresco adicionado com moderação em raspas nas sopas ou sucos é indicado.
4. Dê infusões de ervas medicinais à criança
Dê chá de erva doce e erva cidreira para a criança de 3 a 4 vezes ao dia. No item #3 desse artigo, você pode aprender quais são as doses indicadas para cada período da infância.
5. Faça um xarope caseiro
Para tratar crises de tosse noturnas, faça um xarope natural. Para preparar, corte rodelas de cebola e alho e as coloque num recipiente de vidro. Complete o frasco com mel e mantenha o recipiente fechado durante pelo menos 2 horas. Este xarope dura 2 dias se conservado no refrigerador.
Bronquite infantil
As infecções virais são as causas mais comuns de bronquite em crianças. Quando elas estão com gripe, constipadas ou com a garganta inflamada, o vírus causador desses problemas pode espalhar-se pelos brônquios. Como resultado, as vias respiratórias ficam inflamadas e parcialmente bloqueadas pelo acumular de muco.
O que é bronquiolite?
A bronquiolite surge quando a inflamação chega às pequenas vias respiratórias de ligação com os pulmões, chamadas de bronquíolos. Nessa altura, a passagem do ar fica mais difícil, deixando as crianças cansadas para respirar.
Bronquite infantil versus asma
Como variações da bronquite crónica e bronquite aguda, algumas pessoas ainda falam em “bronquite alérgica” ou “bronquite asmática”, mas tais terminologias estão equivocadas. O termo correto para essa condição é simplesmente a velha conhecida asma.
Sintomas e cuidados paliativos
No início do quadro de bronquite as crianças podem ter os mesmos sintomas de uma gripe, como dor de garganta, cansaço, nariz a pingar, calafrios e febre, considerada “baixa”, até aos 38 graus. Entretanto, a tosse irá surgindo, mais seca no início e depois com secreções amareladas e esverdeadas.