Por que o capim-amargoso é tão comum no Brasil?
O Capim-amargoso é um problema frequente no País e na maioria das vezes é resistente ao ingrediente ativo glifosato. Esta planta invasora, conforme explica o responsável pela estação de pesquisa da Rotam, Carlos Guarnieri, é comum em várias regiões do Brasil, principalmente no Sudeste, infestando as principais lavouras anuais e perenes.
Por que o capim-amargoso é uma preocupação para os produtores?
O que é o capim-amargoso? O capim-amargoso ( Digitaria insularis) é uma erva daninha muito frequente nas plantações do Brasil, infestando comumente lavouras, pastagens, gramados, pomares, terrenos baldios, beiras de estradas e jardins. Atualmente, estima-se que ele infeste uma área de 8,2 milhões de ha em território nacional.
Qual é o ciclo de vida do capim-amargoso?
O capim-amargoso (Digitaria insularis) é uma planta daninha de ciclo perene, com um ciclo de vida que pode durar mais de dois anos. Ela se reproduz através de sementes (mais de 100 mil sementes por inflorescência) e produz estruturas de reserva subterrâneas (rizomas). Os rizomas são formados a partir dos 45 dias após a emergência da planta daninha.
Como acabar com capim-amargoso no pasto?
Existem poucas opções que sejam seletivas ao milho e controlem o capim-amargoso. Dentre elas temos: herbicidas pré-emergentes aplicados em sistema de “aplique plante” – como trifluralina, s-metolachlor e isoxaflutole; herbicidas utilizados em pós-emergência precoce – como nicosulfuron, tembotrione e mesotrione).
Qual é o veneno que mata o capim-amargoso?
glifosatoJá está disponível no Brasil o herbicida Kraken 240 EC (Clethodim), que é indicado para o manejo de plantas daninhas de folhas estreitas em 14 cultivos. Na sojicultura, afirma a fabricante Nufarm, o produto é recomendado por sua ação eficaz em programas de controle do capim-amargoso resistente ao glifosato.
O que controla capim-amargoso?
Conclui-se que o nicosulfuron se caracteriza como importante ferramenta no controle de capim-amargoso. As moléculas haloxyfop-p-methyl e ammonium-glufosinate apresentam potencial para serem utilizadas como alternativas de controle químico da infestante.
Como controlar capim-amargoso no milho?
Controle químico (uso de herbicidas) para manejo do capim-amargoso. Trabalhos na literatura, apresentam resultados de pesquisa sobre a eficiência de herbicidas no controle de capim-amargoso. Algumas pesquisas mostram que a associação de glifosato + herbicidas inibidores da ACCase são eficientes em plantas jovens.
Você sabe como fazer o melhor controle do capim-amargoso no milho?
Para explicar como fazer o manejo efetivo, temos a Ana Lígia Giraldeli, engenheira agrônoma, mestre e doutora na linha de pesquisa de plantas daninhas.
Por que é tão difícil controlar o capim-amargoso no milho?
O controle do capim amargoso na cultura do milho ele é um pouco mais complexo porque o milho, assim como essa daninha, é também uma gramínea. Portanto, nós temos poucas opções de herbicidas que sejam seletivos para o milho e que controlem o capim-amargoso
Quais herbicidas utilizar para o capim-amargoso no milho?
Temos os herbicidas usados em pré-emergência que podem ser utilizados no sistema de aplique plante que é o caso da trifuralina, s-metolachlor e isoxaflutole, com destaque para o s-metolachlor que tem apresentado bons resultados.
Capim-amargoso resistente a herbicidas
O primeiro relato de resistência foi ao herbicida glifosato (inibidor de Enolpyruvyl Shikimate Phosphate Synthase – EPSPs) registrado na Província do Alto Paraná, Paraguai no ano 2000.
Como identificar capim-amargoso?
O primeiro passo para controlar o capim-amargoso é saber identificá-lo corretamente. Esta planta daninha apresenta um desenvolvimento vegetativo bastante vigoroso formando touceiras, e mesmo após o controle químico, ou quando é cortada ou queimada, apresenta facilidade para rebrotar.
Controle do capim-amargoso no milho
O controle do capim-amargoso apresenta grandes dificuldades pelas suas características, mas essa dificuldade é aumentada quando ela infesta a cultura do milho, pois tanto o capim-amargoso como o milho são monocotiledônias (as chamadas “gramíneas”).
Controle cultural do capim-amargoso
É importante saber que adotando práticas isoladas não conseguirá controle satisfatório, seja prática cultural ou uso de herbicidas, sendo recomendável a adoção conjunta.
Conclusão
O capim-amargoso é um dos maiores problemas na atualidade, com alto potencial de perdas de produtividade na cultura do milho bem como no aumento dos custos de produção.