Qual o melhor remédio caseiro para chulé?
Escalda-pés de tomilho O tomilho é um bom remédio caseiro para tratar o chulé, pois ele tem propriedades antissépticas que destroem as bactérias da pele, impedindo que estas transformem as toxinas do suor em mau cheiro. Colocar os ingredientes dentro de uma bacia e deixar repousar por cerca de 15 minutos.
Como corrigir o problema de chulé?
colocar sal grosso dentro do sapato por aproximadamente 12 horas e deixar que ele mate as bactérias; fazer escalda-pés com uma mistura de água e vinagre (3 xícaras para um copo) ou com água de gengibre (deixar ferver um pedaço médio e esperar amornar).
Como acabar com o chulé nos sapatos?
O melhor jeito de como tirar chulé de sapatilha ou tênis e higienizar bem os calçados é higienizá-los regularmente. Especialmente a parte interna. Se possível, retire as palmilhas e lave-as separadamente.
Quais são as causas do chulé?
Apesar de essa ser a principal motivação do problema, existem ainda outros fatores que contribuem para que uma pessoa tenha chulé, como obesidade, tabagismo, diabetes e hipertireoidismo. Que tipos de dicas ajudam a acabar com o chulé? Conviver com o chulé não é nada agradável, seja para quem tem, seja para aqueles que estão ao redor da pessoa.
1. Seque bem os pés depois do banho
Já todo o mundo sabe que para evitar o cheiro a chulé é muito importante lavar os pés frequentemente, ou pelo menos, 1 vez por dia. No entanto, o passo mais importante é garantir que os pés ficam bem secos depois do banho, especialmente entre os dedos.
2. Passe pó de talco no pé
O pó de talco é um ótimo remédio natural para diminuir o cheiro de chulé, pois diminui a produção de suor pela pele, evitando que exista umidade suficiente para que as bactérias causadoras do chulé possam surgir.
3. Dê preferência para calçado aberto
Outra dica muito importante para quem sofre com cheiro de chulé intenso é evitar o uso de sapatos fechados, dando preferência para chinelos ou sandálias, por exemplo. Esse tipo de calçado evita transpiração do pele e permite que a pele respire, diminuindo as chances de desenvolvimento de bactérias ou fungos responsáveis pelo chulé.
4. Ande descalço em casa
Uma vez que nem sempre é possível sair de casa com sapatos abertos ou sandálias, dentro de casa é muito importante andar descalço pelo máximo de tempo possível, pois essa é uma forma de garantir que a pele dos pés consegue respirar, evitando o desenvolvimento de bactérias.
5. Não use a mesma meia 2 dias seguidos
Mesmo que a meia pareça não estar cheirando mal, não deve ser usada mais do que 1 dia seguido, pois as bactérias vão se desenvolvendo no tecido da meia, devido ao acúmulo de suor e ao calor do corpo. Assim, quando se volta acalçar uma meia pela segunda vez seguida, está-se colocando as bactérias de novo em contato com o pé, piorando o cheiro.
Quais as principais causas do mau odor?
Não há regra: o chulé pode aparecer nos pés de adultos, crianças, idosos, homens e mulheres. Sua ocorrência se dá em razão do calor e da umidade retidos na região, além do suor que ajuda a formar um ambiente favorável à ação de bactérias e fungos.
Que tipos de dicas ajudam a acabar com o chulé?
Conviver com o chulé não é nada agradável, seja para quem tem, seja para aqueles que estão ao redor da pessoa. Até a autoestima pode ser afetada, já que uma questão inicialmente simples de resolver é capaz de criar uma série de complicações indesejáveis.
1. Escalda-pés de tomilho
O tomilho é um bom remédio caseiro para tratar o chulé, pois ele tem propriedades antissépticas que destroem as bactérias da pele, impedindo que estas transformem as toxinas do suor em mau cheiro.
2. Escalda-pés de camomila
A camomila possui um efeito suavizante, que muda temporariamente o PH da pele, secando os pés e eliminando o excesso de suor. Assim, é possível diminuir a umidade que provoca o desenvolvimento das bactérias e surgimento do cheiro a chulé.
3. Pó de amido de milho com óleos essenciais
Outro excelente tratamento natural para chulé é o pó de aromaterapia feito com amido de milho e óleos essenciais. Este pó ajuda a controlar a transpiração do pé, ao mesmo tempo que aromatizam a pele, diminuindo a intensidade do cheiro a chulé.
4. Loção com alecrim
Uma ótima solução caseira para tratar o chulé é lavar os pés com folhas de alecrim, de nome científico Rosmarinus officinalis L ., pois esta é uma planta medicinal com elevadas propriedades medicinais e aromáticas que proporciona um eficaz tratamento contra o chulé.
Como tirar chulé do sapato e prevenir o mau odor
Desagradável? Sim. Inevitável? Não! Temos dicas de como tirar o chulé do pé definitivamente, bem como deixar os seus sapatos limpinhos e cheirosos sempre.
Como tirar chulé das meias
Que a fermentação de bactérias é o que causa o mau odor você já sabe, mas o primeiro passo de como tirar chulé de uma vez por todas é lavar bem as suas meias usando um sabão antibacteriano como OMO Antibac e deixá-las secar completamente, de preferência ao sol.
Como tirar o chulé de calçados que não podem ser lavados
Se seus sapatos forem de couro, camurça, cetim ou outro material que não pode ser lavado — pois, podem ser danificados no processo —, não se preocupe. Há outras formas de como tirar chulé e remover o cheirinho característico do seu calçado favorito.
Dicas e conselhos úteis de como evitar o chulé
Até aqui, você descobriu como tirar o chulé do pé. Entretanto, não seria ótimo se você pudesse evitá-lo? Afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar. Com alguns hábitos simples é possível reduzir significativamente o odor frequente:
Mais dicas de como tirar chulé
Além de tudo o que falamos até aqui, alguns cuidados básicos de higiene podem ajudar em coisas como evitar chulé, tais como lavar bem entre os dedos com um sabonete antisséptico, utilizar cremes hidratantes que contêm ureia na fórmula e ter certeza que os pés estão totalmente secos antes de calçar os sapatos.
1- Limpe bem
Uma boa maneira de evitar o chulé é higienizando bem os pés. No entanto, o dermatologista não recomenda sabonetes antissépticos, porque eles podem causar outros tipos de irritação na pele, e, ainda, não matam apenas as bactérias ruins e podem causar um desequilíbrio no corpo humano.
2- Seque bem os pés
É importante sempre manter os pés bem secos, por isso ao sair do banho é necessário secar bem a planta dos pés e também entre os dedos, pois as bactérias tendem a se proliferar em lugares úmidos.
4- Nunca use o mesmo par de sapatos
Uma outra dica muito boa é trocar sempre os sapatos, o ideal é trocar durante o dia, mas se não for possível, é importante não usar o mesmo sapato no dia seguinte, deixando aquele par usado no dia anterior em algum lugar arejado e ensolarado.
5- Evite calçados de plástico
Plástico, borracha, materiais sintéticos são totalmente vedáveis o que auxilia na proliferação de bactérias, desta maneira, as pessoas ficam mais propensas a ter chulé.
6- Cuidado com o talco
De amigo a inimigo. Os talcos podem atrapalhar muito aquelas pessoas que têm suor excessivo nos pés, já que ao entrar em contato com eles uma “pasta” pode ser formada, assim, provocando inda mais a proliferação das bactérias já existentes.
7- Use meias de algodão
Elas são sempre as mais indicadas, já que esse material tem propriedades de absorver e de deixar o suor evaporar de uma maneira melhor. Diferente dos tecidos sintéticos, que não têm essa propriedade.