Como acabar com dor de barriga de recem nascido

image

Como aliviar as dores na barriga do bebé?

Passar a mão suavemente na barriga do bebé, em movimentos circulares, começando no umbigo, é uma excelente forma de aliviar as dores. Os movimentos devem ser no sentido dos ponteiros dos relógios. Ao movimentar as mãos na barriga do bebé, também deve aplicar uma leve pressão de baixo para cima. Pressão com as pernas na barriga

Por que as crianças têm dor de barriga?

Dor abdominal, com assaduras no bumbum e/ou nas pernas, parecidas com ferimentos, podem ser causadas por uma doença chamada púrpura alérgica (ou púrpura de Henoch-Schonlein). Você pode nunca ter ouvido dela, mas é surpreendentemente comum.

O que é dor de barriga no recém-nascido?

Num recém-nascido e bebés, as dores de barriga ou cólicas é algo comum e que incomoda bastante. Quando estão a sofrer de cólicas, eles choram mais do que o habitual, mexem bastante as pernas, esticando e encolhendo e empurram os braços contra o corpo. Os músculos dos braços e pernas também se tornam mais rigídos nestas condições.

Por que os recém-nascidos e bebés sofrem de dores de barriga?

Os músculos dos braços e pernas também se tornam mais rigídos nestas condições. As cólicas e dores de barriga, normalmente começam a desaparecer normalmente a partir do terceiro mês do bebé.

image


O que fazer com recém nascido com dor de barriga?

Para aliviar as cólicas, pode-se fazer uma compressa de água morna na barriga do bebê, massagear a barriga com movimentos circulares e colocar o bebê para arrotar depois de cada mamada. Caso as cólicas não passem, é importante consultar o pediatra para que possa ser indicado algum medicamento que alivie as dores.


O que é bom para dor de barriga do bebê?

Garrafas de água quente, massagens abdominais ou chás de ervas podem proporcionar alívio. A dor é muitas vezes causada por componentes alimentares que os bebés ainda não toleram após o nascimento. É por isso que também é chamada de cólica de três meses.


Como saber se o RN está com dor de barriga?

Por isso, fique atenta a alguns sinais que podem ser indícios de dor de barriga em bebê:Rosto avermelhado e com expressão de dor;Flexão das pernas e braços em direção ao abdômen;Punhos cerrados;Gases e barriga rígida.


Qual o remédio para dor de barriga para recém nascido?

Os remédios para o alívio da dor, como medicamentos convencionais (como simeticona, diciclomina, cimetrópio), fitoterápicos (como Matricaria recutita, Foeniculum vulgare, Melissa officinalis) e açúcares têm sido indicados para reduzir os sintomas da cólica infantil, principalmente para diminuir o tempo de choro.


Qual o chá para bebê com dor de barriga?

Chás para aliviar a cólica do bebêChá de camomila. O chá de camomila é calmante e antiespasmódico, ajudando a melhorar a digestão e acalmar o bebê, além de aliviar a cólica. … Chá de funcho. Esse chá possui propriedades antiespasmódicas, digestivas e relaxantes, que melhoram a digestão e diminuem as cólicas e os gases.


O que pode causar dor de barriga no Recém-nascido?

No recém-nascido, a cólica acontece por imaturidade do sistema digestivo, o que significa que ele está se acostumando a digerir o leite e a flora intestinal ainda está em formação. É uma adaptação necessária para que o corpo aprenda a lidar com o volume do alimento e também com os gases.


Pode se dar Luftal para recém nascido?

Luftal gotas (25 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos e Adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.


Pode dar água para recém nascido?

O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.


O que pode causar diarreia no bebê que mama?

Se for uma criança amamentada somente com leite materno, podemos desconfiar de substâncias presentes na alimentação materna como gordura em excesso, cafeína, chocolates, doces em excessos ou alimentos alergênicos como leite de vaca, morango, kiwi, laranjas e etc…


Qual é o remédio caseiro que é bom para dor de barriga?

5 remédios caseiros para dor de barrigaChá de erva-doce com camomila. O chá de erva-doce para dor de barriga possui propriedades calmantes e digestivas que ajudam a aliviar os problemas intestinais. … Chá de erva-cidreira e camomila. … Chá de boldo. … Xarope de cenoura com maçã … Chá preto com limão.


Como saber se o bebê está com a barriga cheia?

Estes são alguns dos sinais que observa quando o bebé fica satisfeito:Pára a sucção na mama ou biberão com frequência.Empurra a mama ou o biberão, expressando a sua saciedade;Ignora o biberão ou a mama;Abranda a mamada e pode até adormecer;Mantém as suas mãos relaxadas;More items…•


Como saber se o bebê está com gases?

Quais são os 6 sinais de que o bebê está com gases?Barriga distendida. Quando os bebês estão com gases, a barriguinha normalmente fica distendida. … Mudança de humor. Alguns bebês ficam mais agitados e irritados quando estão sentindo cólicas devido aos gases. … Alterações no sono. … Apetite alterado. … Choro alto. … Punhos fechado.


Procure os sinais

Há alguns sinais, porém, que você deve comunicar ao seu médico para ajudar a resolver o problema. Por mais estranho que pareça, o mais importante não é a gravidade da dor.


Dor abdominal recorrente

Se dores de barriga recorrentes acordarem seu filho à noite e causarem perda de peso, isso pode ser sinal de inflamação ou infecção crônica no intestino.


Dor com assadura

Dor abdominal, com assaduras no bumbum e/ou nas pernas, parecidas com ferimentos, podem ser causadas por uma doença chamada púrpura alérgica (ou púrpura de Henoch-Schonlein). Você pode nunca ter ouvido dela, mas é surpreendentemente comum.


Sensibilidade a alimentos

A sensibilidade a alimentos, especialmente intolerância à lactose, pode causar cólicas e gases. Frequentemente (mas nem sempre) há um histórico familiar de problemas para digerir leite. Se você suspeitar que este é o problema, elimine leite e produtos lácteos (ou qualquer outro alimento que você acha ser o responsável) por uma semana.


Causas incomuns de dor de barriga

Você pode se surpreender ao saber que a faringite pode ocorrer, às vezes, sem dor de garganta, mas com febre e dor de barriga. Às vezes, suspeita-se que uma criança tenha apendicite, mas, ao invés disto, o diagnóstico é de faringite.


Várias causas para as dores de barriga

Apresentamos, assim, uma seleção de sete tipos de dores de barriga que atingem bebés e crianças com maior frequência. Além dos sintomas de cada tipo de dor, deixamos alguns conselhos em como proceder.


Viroses e infeções

Uma virose ou infeção pode causar dores de barriga. Este é o caso do rotavírus, que é muito comum na infância e muito contagioso. Além de dores, pode ainda causar diarreia, vómitos e febre.


Gases

A presença de gases no sistema gastrointestinal pode causar dores de barriga. Nos recém-nascidos, as dores de barriga são comuns porque o seu sistema gastrointestinal encontra-se ainda imaturo.


Excessos alimentares

Uma ida a uma festinha de Natal ou de aniversário traz inevitavelmente o consumo abundante de doçaria, de refrigerantes riscos em açúcar e de outros alimentos ricos em gordura e sal.


Prisão de ventre

A prisão de ventre pode causar inchaço abdominal e cólicas na barriga em bebés e crianças. Normalmente deve-se a uma alimentação pobre em fibras, nomeadamente fruta e legumes e pouco consumo de água.


Músculos doridos

Quando uma criança está doente e tem espirros ou tosse persistente, por exemplo, pode causar pressão nos músculos abdominais. Surgem assim, dores de barriga devido aos músculos abdominais doridos.


Sistema nervoso

O medo, o nervosismo e a ansiedade poderão manifestar-se através de vários sintomas físicos, incluindo dores de barriga. Aliás, é muito comum uma criança sentir este tipo de dores perante uma situação que lhe causa ansiedade ou medo.

image

Leave a Comment