Quais são os sintomas de dor de garganta e febre?
Faringite é um dos principais quadros infecciosos que reúnem garganta inflamada e febre. “A febre é uma resposta do nosso organismo a algum agente agressor e está presente geralmente nos quadros que também apresentam dor de garganta, como faringite ou faringotonsilite, que são de origem infecciosa (bactéria, vírus, fungo e protozoário)”, …
O que fazer se a dor de garganta persistir por mais de uma semana?
Na consulta médica. Se a dor de garganta persistir por mais de uma semana, você deve buscar atendimento médico para investigar as causas e fazer o tratamento adequado. O médico pode pedir que você abra a boca para que examine a existência de pus ou inflamação.
Qual o tratamento para dor de garganta?
Uma dor de garganta pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.
Como aliviar dores de garganta?
A água pode ajudar a diminuir as secreções na garganta, e fluidos quentes contribuem para o alívio da irritação. Hidratar o corpo o ajudará a combater infecções e a aliviar dores de garganta rapidamente. Procure tomar três litros de água por dia caso seja homem.
Como curar dor de garganta em 1 dia?
Algumas medidas caseiras que podem ser úteis para aliviar garganta inflamada são:Gargarejo com água morna e sal. … Tomar chá de limão com mel e gengibre. … Tomar chá de malva, sálvia ou alteia. … Tomar vitamina de morango com mel.
O que causa dor de garganta e febre?
“A febre é uma resposta do nosso organismo a algum agente agressor e está presente geralmente nos quadros que também apresentam dor de garganta, como faringite ou faringotonsilite, que são de origem infecciosa (bactéria, vírus, fungo e protozoário)”, explica a otorrinolaringologista Tânia Karina Falcão.
Como passar dor de garganta mais rápido?
faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.
Qual é o melhor remédio para dor na garganta?
Remédios para dor de gargantaAnalgésicos. Medicamentos com ação analgésica, como o paracetamol ou a dipirona, são muitas vezes receitados pelo médico para aliviar a dor. … Anti-inflamatórios. … Antissépticos e analgésicos locais. … Antibióticos.
Quanto tempo dura febre de dor de garganta?
Quando as infecções de garganta são provocadas por vírus, normalmente, não existe um tratamento específico, apenas alívio dos sintomas com analgésicos, antitérmicos e, em alguns casos, anti-inflamatórios, que o pediatra poderá receitar. O quadro tende a regredir entre 7 e 10 dias.
O que é bom para diminuir a febre?
Tratamentos naturais para baixar a febreRetirar o excesso de roupa;Ficar perto de um ventilador ou num local arejado;Colocar uma toalha molhada em água fria na testa e nos pulsos;Tomar um banho com água morna, não demasiado quente nem demasiado fria;Manter o repouso em casa, evitando ir trabalhar;Beber água fria;More items…
Pode tomar dipirona para dor de garganta?
Por ser um analgésico, a dipirona alivia dores de nível moderado ou intenso, então alguns médicos podem receitá-la para auxiliar contra a dor de garganta. Contudo, isso não é comum, tendo em vista que as dores de garganta possuem uma origem viral ou bacteriana.
Quanto tempo dura a dor de garganta?
Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.
O que não pode comer quando está com a garganta inflamada?
“Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.
O que é bom para dor de garganta caseiro?
7 remédios caseiros para dor de gargantaChá de hortelã … Gargarejo de limão. … Chá de camomila com mel. … Gargarejo de água morna com sal. … Chá de gengibre. … Suco de toranja. … Chocolate com hortelã
Como saber se a dor de garganta e vírus ou bactéria?
A ofensiva viral e a reação inflamatória despertada por ela afetam toda a mucosa da garganta, gerando vermelhidão, coceira, inchaço e dor. Na bacteriana, as amígdalas ficam inchadas e podem sediar uma placa esbranquiçada, o pus. A febre pode dar as caras em ambos os casos.
Como sei que minha garganta está inflamada?
Alguns sintomas que ocorrem em quadros como esse são:dor de garganta constante;dor na hora de engolir;dificuldade para engolir;inchaço;rouquidão;sensação de garganta arranhando;tosse;formação de pus nas amígdalas.
Como saber se a dor de garganta e vírus ou bactéria?
A ofensiva viral e a reação inflamatória despertada por ela afetam toda a mucosa da garganta, gerando vermelhidão, coceira, inchaço e dor. Na bacteriana, as amígdalas ficam inchadas e podem sediar uma placa esbranquiçada, o pus. A febre pode dar as caras em ambos os casos.
Como saber se é inflamação ou infecção na garganta?
Para saber se o seu caso é infecção ou inflamação na garganta, é preciso ficar atento aos sinais….Os sintomas da infecção decorrem da ação do microrganismo causador da doença em nosso organismo, sendo que os principais são:Febre.Dor no local.Formação de pus.Dores musculares.Fadiga.Tosse.
Como saber se é febre de garganta?
Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.
Quando devo me preocupar com a dor de garganta?
Como explica o especialista: “procure um médico quando a dor não passa ou está aliada a presença de pus, febre, dor no corpo e dificuldade para abrir a boca. A maioria dos casos indica uma doença infecciosa (viral ou bacteriana) e de fácil tratamento”, finaliza o doutor.
O que é a dor de garganta? O que causa esse sintoma?
Em geral, a dor de garganta acontece por inflamações no tecido que reveste a parede dessa mucosa, principalmente na faringe, que liga as narinas ao esôfago, e na laringe, região onde estão localizadas as cordas vocais.
Como aliviar dor de garganta inflamada?
Chegando nas dicas, vamos começar falando sobre como aliviar a dor de garganta inflamada, ou seja, que ocorre principalmente quando temos uma infecção ou presença de corpos estranhos no local, causando irritação ou lesão no tecido.
Dicas gerais para aliviar a dor de garganta e prevenir o sintoma
Cada situação pode alterar levemente a forma mais indicada de como aliviar a dor de garganta. No entanto, é relevante indicar que este é um sintoma relativamente fácil de controlar.
1. Chá de hortelã
O chá de hortelã é um remédio natural popularmente utilizado no tratamento de gripes e resfriados, principalmente por ser capaz de aliviar a dor de garganta. De acordo com alguns estudos científicos, essa planta contém uma boa concentração de mentol, um tipo de substância que ajuda a tornar o muco mais fluído e a acalmar a garganta irritada.
2. Gargarejo de limão
O limão é um ingrediente muito comum no preparo de remédios caseiros para tratar desconforto na garganta, gripes e resfriados. Isso acontece devido à sua composição em vitamina C e antioxidantes, que lhe confere uma forte ação anti-inflamatória.
3. Chá de camomila com mel
O chá de camomila com mel é uma mistura muito eficaz contra a dor de garganta, pois além de o mel ajudar a hidratar os tecidos irritados, a camomila tem forte ação anti-inflamatória e adstringente que ajuda a acalmar a garganta inflamada.
4. Gargarejo de água morna com sal
Este é outro dos remédios caseiros mais populares para o tratamento da dor de garganta, mas que, de fato, tem um rápido e forte efeito contra a dor.
5. Chá de gengibre
A raiz de gengibre é um potente anti-inflamatório natural que pode ser usado para aliviar as dores de vários problemas inflamatórios, incluindo a dor de garganta. O gengibre possui compostos bioativos, como o gingerol e o shogaol, que reduzem a inflamação e eliminam microrganismos que possam causar infecção e piorar a dor.
6. Suco de toranja
Um outro bom remédio caseiro para dor de garganta é o suco de toranja, pois ele é rico em vitamina C e atua como anti-inflamatório, diminuindo assim o desconforto da garganta inflamada, assim como outros sintomas típicos de gripes e resfriados.
7. Chocolate com hortelã
O chocolate e a hortelã podem ser também utilizados para combater a dor na garganta, já que o chocolate meio amargo é rico em flavonoides anti-inflamatórios e a hortelã possui mentol, ajudando a diminuir a irritação da garganta. Além disso, a gordura presente no chocolate ajuda a lubrificar a garganta, aliviando a tosse e o desconforto.
1. Gripe e resfriado
A gripe e o resfriado são as causas mais comuns da dor de garganta, isto porque a principal entrada para os vírus é o nariz, que acabam por se acumular e multiplicar na mucosa da garganta, causando dor. Outros sintomas que podem ocorrer são tosse, febre, espirros e dor de cabeça e no corpo.
2. Infecção por bactérias
A dor de garganta pode também ser causa por bactérias, sendo a mais comum a infecção por Streptococcus pyogenes, que é uma bactéria naturalmente presente na mucosa da garganta, sem causar doenças.
3. Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e boca, o que pode causar dor e inflamação na garganta, devido à presença de ácido que é secretado no estômago. Saiba mais sobre refluxo gastroesofágico.
5. Alergia
Por vezes, quando ocorre uma reação alérgica, a garganta pode ficar irritada e, além disso, podem ainda surgir sintomas como coriza, olhos lacrimejando ou espirros, por exemplo.
6. Fumo do cigarro e poluição do ar
O fumo do cigarro e a poluição do ar causada por incêndios, emissão de veículos automóveis ou atividades industriais, por exemplo, também são responsáveis por causar irritação na garganta.
O que é Dor de garganta?
Dor de garganta é um sintoma que indica, na maioria dos casos, doenças infecciosas (virais ou bacterianas) ou inflamações leves – quadros que cessam sem tratamento médico ou então com o uso de anti-inflamatórios.
Tratamento de Dor de garganta
O tratamento para dor de garganta depende da causa. Se estiver relacionada a uma doença viral, como gripe, é importante não usar antibióticos para tratá-la, pois eles eliminam apenas as bactérias, e não os vírus.
Como aliviar dor de garganta
Por outro lado, alguns produtos naturais podem ser utilizados para aliviar a dor de garganta, como mel, própolis, gengibre, limão e papaína. Entretanto, eles são apenas paliativos e não tratam a raiz do problema.
Remédios caseiros para dor de garganta
É importante ressaltar a diferença entre a garganta inflamada causada por infecções virais ou bacterianas. Isso porque os remédios caseiros são indicados apenas em casos de infecções virais na proposta de aliviar e tratar os sintomas apresentados.
Dor de garganta na gravidez
De acordo com o médico Paulo José Moreno, nesse caso, é necessário procurar um médico para saber a justificativa da dor. É importante lembrar que a utilização de medicamentos durante a gravidez deve ser mais criteriosa e indicada por um especialista.
Médico explica como aliviar a dor de garganta
O otorrinolaringologista Henrique Penatti afirma que, em casos de dores de garganta leves, restringir alimentos ácidos, picantes e bebidas gaseificadas pode ajudar. E complementa: “Para dores moderadas, podem ser utilizados sprays ou pastilhas anestésicas e pode-se associar um analgésico comum, como dipirona ou paracetamol.
Eficácia de medicações em quadros agudos de garganta inflamada
A maioria dos pacientes melhora sem antibióticos, mas este tipo de medicação pode ajudar a reduzir moderadamente os sintomas e a diminuir a duração em 16 horas.
Que sintomas podem aparecer junto à garganta inflamada?
Em pessoas saudáveis, a dor de garganta raramente produz efeitos colaterais graves. Pacientes GABHS típicos são crianças de 5 a 15 anos que apresentam início bastante agudo de febre e inflamação na garganta. Nesses casos, as glândulas do pescoço podem estar aumentadas e mais sensíveis. Náuseas e cefaleia também podem surgir 1 .