Como tratar a fimose infantil?
Para tratar a fimose infantil pode-se aplicar uma pomada com corticoide, como a Postec ou a Betnovate, que atuam amolecendo o tecido do prepúcio e afinando a pele, facilitando a movimentação e limpeza do pênis. Geralmente, esta pomada é aplicada 2 vezes ao dia por cerca de 6 semanas a meses, segundo orientação do pediatra.
Como saber se meu filho tem fimose?
O pediatra é quem vai determinar se a criança evolui de forma correta. Ao detectar algum problema o pediatra encaminhará a criança a um urologista, que irá avaliar se é conveniente ou não a cirurgia, que pode ser entre os três e os sete anos. Aos três anos, 90% das crianças que nasceram com fimose deixam de ter algum problema de forma espontânea.
Como fazer uma cirurgia de fimose no meu filho?
Se o médico te disse que será necessária uma cirurgia de fimose no seu filho, não se alarme. Trata-se de uma intervenção muito simples. É uma circuncisão que o urologista realiza e não necessita internação hospitalar. Normalmente se realiza com anestesia local e dura alguns minutos.
Quais são os diferentes tipos de tratamento para fimose?
Existem várias formas de tratamento para fimose, que devem ser avaliadas e orientadas pelo urologista ou pediatra, de acordo com o grau de fimose. Para os casos mais leves, podem ser utilizados apenas pequenos exercícios e pomadas, enquanto que para os mais graves, pode ser necessária a realização de cirurgia.
O que fazer quando o bebê tem fimose?
Para tratar a fimose infantil pode-se aplicar uma pomada com corticoide, como a Postec ou a Betnovate, que atuam amolecendo o tecido do prepúcio e afinando a pele, facilitando a movimentação e limpeza do pênis. Como aplicar: lavar as mãos e depois retrair com cuidado o prepúcio, o máximo possível e sem forçar.
Tem que tirar a fimose do bebê?
Cirurgia. De modo geral, apenas a fimose verdadeira requer cirurgia, o que só deve ocorrer a partir do momento em que a criança não estiver mais usando fraldas. Segundo Valentina, o procedimento é simples e não exige que a criança durma no hospital.
Como saber se a fimose do bebê está saindo?
Como saber se o meu filho tem fimose? Os próprios pais podem verificar se o filho tem fimose. Para isso, basta flexionar a pele do pênis para baixo. Se não houver exposição da cabeça do pênis, é bem provável que a criança tenha fimose.
O que pode causar fimose em bebê?
As principais causas da fimose são assaduras e cicatrizes que retraem a pele, deixando o anel do prepúcio mais estreito. Falta de higiene adequada também pode ser responsável pela incidência de inflamações ou infecções que estreitam a abertura do prepúcio.
Em que idade a fimose some?
Após o nascimento e com o passar do tempo, o prepúcio começa lentamente a separar-se da glande. Por volta dos dez anos o prepúcio está totalmente separado.
Quando devo me preocupar com a fimose?
Aos poucos, com o manuseio local, a pele vai “cedendo” e tende a abrir com o tempo. Nos casos em que a pele não cede em média até 3 anos de idade, pode ser necessária a avaliação de um especialista.
Como se livrar da fimose naturalmente?
O exercício deve ser realizado da seguinte forma: segurar o pênis com uma mão, aplicar a pomada com a outra e puxar a pele para trás lentamente, mantendo certa pressão durante um minuto.
Pode puxar a fimose?
Forçar a passagem deste anel pode fazer sangrar a pele, magoando o menino e levando a uma cicatriz e ao desenvolvimento de uma fimose patológica. O hábito antigo de forçar um descolamento não está indicado e deve ser evitado.
Como fazer o exercício no pênis do bebê?
Não é recomendado realizar exercício no pênis do lactente para aumentar a abertura do prepúcio, pelo risco de provocar microtraumas e fibrose local. Os profissionais devem avaliar a presença de anel prepucial que impede a exteriorização da glande (fimose).
Qual é a melhor pomada para tirar a fimose?
Principais pomadas Algumas das pomadas mais utilizadas para tratar a fimose incluem: Postec: esta pomada é uma pomada específica para a fimose que, além do corticoide, possui outra substância que ajuda a pele a ficar ainda mais flexível, a hialuronidase, facilitando a exposição da glande.
Como saber o grau de fimose?
Os tipos de fimose também se apresentam em graus diferentes. No grau 1, a retração é completa; No grau 2, a pele tem estreitamento na parte atrás da glande; já no grau 3, a exposição é gradual; no grau 4 a retração é muito reduzida, sem a possibilidade de expor a glande.
Quando puxar o prepúcio do bebê?
Depois que seu bebê fez 6 meses de idade, você pode começar a puxar em volta do prepúcio, enquanto limpa o pênis. É importante puxar o prepúcio para trás apenas até onde ele vai e não forçá-lo. Quando você puxar o prepúcio para trás, gentilmente limpe com água e sabão e seque a pele por baixo.
Quando puxar o prepúcio do bebê?
Depois que seu bebê fez 6 meses de idade, você pode começar a puxar em volta do prepúcio, enquanto limpa o pênis. É importante puxar o prepúcio para trás apenas até onde ele vai e não forçá-lo. Quando você puxar o prepúcio para trás, gentilmente limpe com água e sabão e seque a pele por baixo.
O que acontece se não fazer a cirurgia de fimose?
IMPORTANTE: A fimose, se não tratada, pode provocar câncer do pênis e outras doenças, uma vez que o excesso de pele dificulta a higienização correta do local.
Qual a idade que o prepúcio se descola naturalmente?
A maioria dos meninos terão descolamento e retração completa do prepúcio pelos 3 anos de idade.
É necessário fazer cirurgia de fimose?
Em outras palavras, a fimose “cura”, sem nenhum tratamento. Porém, quando os pais fazem a retração forçada do prepúcio, pode ocorrer a formação de uma cicatriz circular no prepúcio, dificultando ainda mais a exposição da glande. Nesses casos, o problema dificilmente se resolve sem cirurgia.
1. Pomadas para fimose
Para tratar a fimose infantil pode-se aplicar uma pomada com corticoide, como a Postec ou a Betnovate, que atuam amolecendo o tecido do prepúcio e afinando a pele, facilitando a movimentação e limpeza do pênis.
2. Exercícios
A realização de exercícios no prepúcio deve ser sempre orientada por um pediatra ou urologista e consiste em tentar movimentar a pele do pênis lentamente, esticando e encolhendo o prepúcio sem forçar ou causar dor. Estes exercícios devem ser feito durante cerca de 1 minuto, 4 vezes por dia, por um período de pelo menos 1 mês para obter melhorias.
3. Cirurgia
A cirurgia para fimose, também conhecida como circuncisão ou postectomia, consiste na retirada do excesso de pele para facilitar a higienização do pênis e diminuir o risco de infeções.
4. Colocação de anel plástico
A colocação do anel de plástico é feito através de uma cirurgia rápida, que dura cerca de 10 a 30 minutos e não precisa de anestesia. O anel é introduzido em volta da glande e debaixo do prepúcio, mas sem a apertar a ponta do pênis. Com o passar do tempo, o anel vai cortando a pele e liberando a sua movimentação, caindo após cerca de 10 dias.
O que é fimose?
Na maioria das vezes, a fimose é diagnosticada logo após o parto e em outros casos durante consulta médica e exame físico. Existem dois tipos diferentes de fimose: a fisiológica e a verdadeira.
Fimose: tratamento
A fimose pode gerar a dificuldade de higienização da cabeça do pênis, facilitando infecções locais e infecções urinárias nas crianças.
Tratamento com creme
O tratamento inicial, na maioria das vezes, é o uso de pomadas à base de corticoides, que resolve cerca de 80% dos casos. Se não resolver, a cirurgia se faz necessária.
Tratamento cirúrgico
A cirurgia mais utilizada em crianças é a técnica de Plastebell, “que é um anel plástico colocado entre a glande do pênis e o prepúcio. Após 15 dias o anel cai”, explica a médica pediatra Roberta Maria. Trata-se de uma cirurgia rápida (geralmente menos que uma hora) com alta no mesmo dia.
Quando devemos nos preocupar no caso de uma fimose e consultar o pediatra
Muitas mães com filhos varões já fizeram essa pergunta alguma vez. A primeira dúvida é se o seu filho tem fimose. A seguinte é se ele vai necessitar de uma cirurgia. Com frequência, a pergunta se torna em angústia ao comprovar que a criança evolui de forma muito lenta. Mas, o que é a fimose? É sempre sinônimo de cirurgia?
O que é a fimose
É o estreitamento e a aderência do prepúcio, uma pele que recobre a glande. Não existe motivo para se alarmar. 95% das crianças que nascem assim, essa pele tende a se separar gradualmente.
Mas, quando operar uma criança de fimose?
O pediatra é quem vai determinar se a criança evolui de forma correta. Ao detectar algum problema o pediatra encaminhará a criança a um urologista, que irá avaliar se é conveniente ou não a cirurgia, que pode ser entre os três e os sete anos. Aos três anos, 90% das crianças que nasceram com fimose deixam de ter algum problema de forma espontânea.
Como é a operação de fimose?
Se o médico te disse que será necessária uma cirurgia de fimose no seu filho, não se alarme. Trata-se de uma intervenção muito simples. É uma circuncisão que o urologista realiza e não necessita internação hospitalar. Normalmente se realiza com anestesia local e dura alguns minutos.
Lembre-se que nem sempre é necessário operar de fimose
Na maioria das vezes não é necessário operar de fimose. O mais normal é que o pediatra te receite uma pomada com corticóides que ajudará a separar o prepúcio. Podem receitá-la aos três anos de idade, durante um ou dois meses. Em seguida, basta uma leve retração. Essa retração é efetuada normalmente pelo pediatra ou pelo urologista.
Será que o meu filho precisa ser circuncidado? Como tratar fimose em bebê
A circuncisão do bebê para remover o prepúcio é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado com anestesia local no hospital onde foi feito o parto ou simplesmente em um consultório médico.
Quais tratamentos estão disponíveis para fimose
Em aproximadamente 70 a 80 por cento das crianças e homens, um tratamento com creme esteroide tópico aplicado no prepúcio associado a exercícios de retração manual e gradual do prepúcio ao longo de semanas ou meses é muito eficaz no tratamento da fimose.