Como acabar com o molusco contagioso

image

Como saber se o molusco é contagioso?

O molusco contagioso não é como o vírus da herpes, que pode permanecer adormecido em seu corpo por longos períodos e depois reaparecer. Na imensa maioria dos casos, o diagnóstico é feito através do exame simples da pele, pois as lesões são bastante características.

Como tratar molusco contagioso em crianças pequenas?

Os médicos podem usar cimetidina (Tagamet) para tratar molusco contagioso em crianças pequenas. Um novo medicamento, o imiquimod (Aldara), ajuda a fortalecer a resposta imunológica da pele e pode ajudar a eliminar as lesões em algumas pessoas. O creme de desonida tópico (um corticosteroide de baixa dosagem ) reduz quaisquer sintomas que possam …

Como tratar o molusco infeccioso?

Outra opção de tratamento para o molusco infeccioso é a aplicação local de produtos em forma de cremes ou pomadas. Alguns produtos, como o imiquimode, ajudam a e estimular uma resposta imunológica do organismo da criança ao molusco infeccioso, auxiliando assim a sua eliminação.

Como o vírus dos moluscos pode contaminar outras pessoas?

O vírus dos moluscos contagiosos poderá contaminar outras pessoas através de fômites (objetos inanimados que podem ser portadores de organismos infecciosos), como toalhas, roupa de cama, maçanetas, roupas, e muitos outros. O contato sexual também pode transmiti-lo.

image


O que é bom para tirar molusco contagioso?

O molusco contagioso normalmente desaparece sozinho, no entanto, é importante consultar o dermatologista para que seja indicado o tratamento mais adequado que pode ser feito com o uso de pomadas, crioterapia ou laser, para ajudar a eliminar as bolinhas na pele e diminuir o risco de transmissão para outras pessoas.


Quanto tempo dura o molusco contagioso?

Nos pacientes com a imunidade preservada, a doença desaparece espontaneamente entre seis e doze meses. Às vezes, pode persistir durante 3 a 5 anos. A maioria desaparece sem cicatriz.


O que tem dentro do molusco contagioso?

Molusco contagioso é caracterizado por conglomerados de pápulas rosadas, em forma de cúpula, lisas, cerosos ou peroladas e umbilicadas com 2 a 5 mm de diâmetro causadas pelo vírus do molusco contagioso, um poxvírus. O diagnóstico baseia-se na aparência clínica.


Pode se espremer o molusco contagioso?

É comum que os indivíduos tentem espremer essa região e retirar a substância, porém, esse procedimento é desaconselhado, uma vez que permitirá o contato do vírus com outras regiões da pele.


Como evitar que o molusco contagioso se espalhe?

Evitar o contato direto com a pele lesionada e utilizar preservativos durante relações sexuais são algumas maneiras de prevenir o contágio. Quem foi diagnosticado com molusco contagioso também deve tomar alguns cuidados para evitar a transmissão, como não emprestar toalhas, peças de roupa e roupas de cama.


É perigoso molusco contagioso?

Se devidamente tratado, o molusco contagioso não costuma causar complicações mais graves. No entanto, em alguns casos, pode haver persistência, propagação ou recorrência de lesões. Infecções cutâneas bacterianas secundárias também podem surgir em alguns casos.


Qual o tipo de pomada indicada para molusco contagioso?

O molusco contagioso é causado por um vírus e não existem boas opções terapêuticas em creme ou pomada. O tratamento consiste em realizar a retirada de lesão por lesão. Podem ser usados métodos como curetagem (raspagem), extração manual, crioterapia (congelamento), entre outros.


Como nascem os moluscos?

A maioria dos moluscos apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas. Na fecundação externa, os machos liberam os espermatozóides e as fêmeas liberam os óvulos diretamente na água, onde os dois gametas se encontram.


O que é vírus molusco?

Também conhecido como molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças. São pequenas pápulas da cor da pele, com umbilicação central (depressão patológica em formato similar ao do umbigo) muitas vezes confundida com verrugas vulgares. É causado pelo poxvírus, um parente da varíola.


O que causa molusco no corpo?

As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.


O que fazer quando o molusco estoura?

Curetagem. A curetagem consiste na remoção das lesões do molusco através da raspagem com um instrumento chamado cureta.


O que é molusco contagioso na vagina?

O molusco contagioso é uma infecção da pele contagiosa causada por um poxvírus que provoca protuberâncias rosadas ou brancas, em forma de cúpula, e lisas ou cerosas. Esta infecção geralmente é causada por um poxvírus.


Qual a melhor pomada para molusco contagioso?

O molusco contagioso é causado por um vírus e não existem boas opções terapêuticas em creme ou pomada. O tratamento consiste em realizar a retirada de lesão por lesão. Podem ser usados métodos como curetagem (raspagem), extração manual, crioterapia (congelamento), entre outros.


O que causa molusco no corpo?

As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.


¿ Como se contagia o molusco contagioso?

O vírus do molusco contagioso se espalha a partir do contato físico direto de pessoa para pessoa e através de objetos pessoais contaminados, tais como roupas, lençóis, toalhas, esponjas de banho e brinquedos.


¿Como se contagia o herpes?

Acredita-se que seja necessário causar algum tipo de rotura na lesão para que o vírus possa se propagar. Isso pode ocorrer através do ato de cocar, arrancar as lesões com dedo, fricção na cama, traumas nas lesões, etc. Na dúvida, o ideal é não tocar nas pápulas.


Quais os sinais e sintomas do molusco contagioso?

O molusco contagioso caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas bolinhas na pele, que podem ter a cor da pele ou serem um pouco amareladas. As lesões podem ser do tamanho da cabeça de um alfinete ou chegar aos 3 milímetros de diâmetro, podendo surgir em grupos com dezenas de lesões.


Como o molusco infeccioso é transmitido?

A pessoa contrai molusco infeccioso pelo contato direto com o vírus, geralmente em locais úmidos, como piscinas. A umidade facilita a entrada do vírus.


Como o Diagnóstico do Molusco Contagioso é Feito?

Os médicos diagnosticam o molusco contagioso com base na história e exame físico da pessoa. Uma biópsia de pele ou raspagem de tecido que mostre a infecção viral é um diagnóstico definitivo geralmente feito por um patologista. Este diagnóstico definitivo é às vezes útil para distinguir molusco contagioso de muitas outras condições de pele como herpes, verrugas genitais ( HPV ), urticária, dermatite atópica , câncer de pele, infecções bacterianas ou foliculite.


Quais são as Causas do Molusco Contagioso?

A causa da doença é um vírus, molusco contagioso, um membro da família dos poxvírus . O vírus sobrevive apenas na pele e, quando as lesões desaparecem, a pessoa não é mais contagiosa.


Quais são os Principais Sinais e Sintomas do Molusco Contagioso?

Os primeiros sinais e sintomas do molusco contagioso são pequenas pápulas indolores ( caroços ou protuberâncias) na pele (lesões do molusco). Muitas vezes aparece como um nódulo rosado ou avermelhado na pele; alguns nódulos contêm uma covinha no centro. A maioria das lesões do molusco é pequena, com cerca de 2-5 mm de diâmetro. Dentro do nódulo, às vezes há um núcleo esbranquiçado. As lesões podem tornar-se coçando, dolorido e avermelhado se estiver arranhado.


Sinais e sintomas do molusco contagioso

Os únicos sinais do molusco contagioso são as pápulas cor da pele, brancas ou rosas que aparecem na pele.
Raramente forma-se uma auréola vermelha em torno da borda exterior.
O diâmetro dessas lesões cutâneas é geralmente de 3-5 mm, mas pode chegar a até três centímetros.
As pápulas têm uma aparência brilhante ou perolada.
Uma pequena covinha (ou depressão) desenvolve-se no centro de cada molusco (centro umbilicado).
O MC pode aparecer como:.


Como reconhecer o molusco contagioso?

As manchas podem ser reconhecidas facilmente por um médico, não sendo por isso necessário fazer exames. As protuberâncias não devem ser confundidas com verrugas porque estas:


Que pomada usar para molusco contagioso?

Tratamento tópico na clínica ou consultório (aplicado diretamente na pele): o dermatologista pode aplicar várias soluções e ácidos para tratar as pápulas.


Remédios caseiros para o molusco contagioso

Murta australiana com limão
Este é um bom remédio de ervas contra o molusco contagioso. Pode ser usado misturando-o com azeite de oliva e aplicando-o na pele uma vez por dia.


Complicações do molusco contagioso

Embora sejam circunstâncias raras, as infecções bacterianas complicam o quadro de molusco contagioso. Para reduzir o risco de infecção bacteriana ou disseminação de molusco contagioso, não estourar nem irritar as pápulas.
Não há nenhuma necessidade de aplicar cremes ou loções, simplesmente siga as práticas de higiene habitual.


Quanto tempo demora? O prognóstico

As lesões causadas por molusco contagioso podem persistir de alguns meses a alguns anos.


Prevenção do molusco contagioso

As pessoas com molusco contagioso devem evitar relações sexuais para não transmitir a doença ao parceiro.
O preservativo não é suficiente para evitar a infecção porque deixa descobertas certas partes do corpo que podem estar infectadas.

image


O Que É O Molusco contagioso?

Image
Molusco contagioso é uma infecção viral de pele, relativamente comum e contagiosa, que é provocada pelo vírus de mesmo nome. O vírus do molusco contagioso tem o ser humano como único hospedeiro e provoca lesões de pele características, que consistem em pápulas múltiplas, arredondadas, rosadas, co…

See more on mdsaude.com


Sintomas

  • O vírus do molusco contagioso caracteriza-se por provocar múltiplas pequenas pápulas (lesões de pele elevadas) em forma de cúpula e coloração rosada e brilhosa. Uma pequena depressão no centro da lesão, tipo umbigo, é comum. Ocasionalmente, o crescimento das pápulas pode provocar lesões que adquirem um aspecto de pólipos, com uma base fina (exemplificado na im…

See more on mdsaude.com


Complicações

  • O molusco contagioso não é uma doença que costuma causar complicações. A mais comum é a infecção das feridas por bactérias, caso o paciente fique coçando ou mexendo nelas frequentemente. As feridas infectadas podem provocar grande inflamação e deixar cicatriz. Os pacientes com lesões próximas aos olhos podem desenvolver conjuntivite.

See more on mdsaude.com


Transmissão

  • O vírus do molusco contagioso se espalha a partir do contato físico direto de pessoa para pessoa e através de objetos pessoais contaminados, tais como roupas, lençóis, toalhas, esponjas de banho e brinquedos. O vírus pode se espalhar para outras partes do corpo, caso o paciente coce uma das lesões e, em seguida, toque em outra parte do corpo com a …

See more on mdsaude.com


Diagnóstico

  • Na imensa maioria dos casos, o diagnóstico é feito através do exame simples da pele, pois as lesões são bastante características. Um dermatologista faz esse diagnóstico com tranquilidade. Algumas lesões de pele que podem se parecer com as do molusco contagioso e enganar médicos menos experientes. Exemplos são as lesões provocadas por criptococose, histoplasm…

See more on mdsaude.com


Tratamento

  • Como o molusco cura-se espontaneamente após algumas semanas ou meses na maioria dos casos, o tratamento não é necessário se as lesões forem poucas e não estiverem incomodando. Não é preciso impedir as crianças de irem à creche ou à escola. Basta apenas orientá-las a: 1. Não ficar mexendo nas lesões. 2. Não compartilhar itens pessoais, como toalhas e roupas. 3. L…

See more on mdsaude.com


Referências

Leave a Comment