Como acabar com o vicio em redes sociais

image

Como se livrar do vicio nas redes sociais: estabelecendo regras Comece ficando fora das mídias sociais durante as refeições, quando estiver indo ou saindo do trabalho, e quando você está no banheiro ou na cama. Compre um despertador para não usar o telefone como um alarme e olhar para suas atualizações no primeiro momento da manhã.

Full
Answer

Como prevenir o vício em redes sociais?

Como prevenir o vício em redes sociais. Além do tratamento específico que pode ser considerado como uma solução, é conveniente tomar medidas de prevenção. A chave está em ir gerenciando seu vício em redes sociais: Priorize sempre suas relações e conversas presenciais.

Quais são as consequências do vício em internet?

Qual a influência das redes sociais no comportamento das pessoas? Essas são algumas das consequências do problema: Dificuldades para manter a concentração. Embora uma pessoa esteja fisicamente presente em um lugar, sua mente pode estar em outro totalmente diferente.

Como largar as redes sociais de uma vez por todas?

Então, em vez de largar as redes sociais de uma vez por todas, o recomendado por Jones é que passos curtos sejam tomados, sem uma mudança brusca de hábitos. “Eu acredito que isso se torna um problema quando as pessoas começam querendo largar tudo de uma vez. Comece aos poucos, de preferência naquela rede social que você menos usa”, recomenda.

Quando usar as redes sociais?

Use as redes sociais apenas quando todas as obrigações diárias estiverem terminadas ou quando fizer um intervalo; no entanto, evite fazê-los durante o trabalho, já que a chance de diminuir sua produtividade será bem maior.

image


Como se livrar do vício nas redes sociais?

Quais são os sintomas de uma pessoa viciada?Dificuldade para controlar seus impulsos.Impotência em relação ao vício.Aumento da frequência do uso da substância ou de se submeter à experiência da situação em questão.Incapacidade de reconhecer o problema, mesmo diante de todos os indícios.More items…•


O que causa o vício em redes sociais?

Você pode achar um exagero, mas o que realmente acontece é que o vício, ou em alguns casos a dependência em estar conectado nas redes sociais, pode afetar e muito relacionamentos amorosos. Os motivos são bem comuns: ciúmes, insegurança, insatisfação, afastamento, entre outros.


Como se livrar do vício em celular?

Como tirar o ‘vício’ do celular? 7 dicas para você usar menos o smartphoneBloquear notificações de aplicativos. … Usar temporizador em aplicativos. … Ativar a “Hora de Dormir” … Usar apps de produtividade. … Ativar o filtro preto e branco da tela. … Usar o controle parental. … Ativar lembrete diário nos apps.


O que fazer para largar um vício?

Vida sem vícios: saiba como se livrar deles tendo hábitos mais…Crie uma rotina de alimentação saudável. … Pratique exercícios físicos. … Consuma alimentos fontes de triptofano, que estimulam o hormônio do prazer. … Distraia a mente com livros e se dedique a novos hobbies. … Faça meditação e exercícios de respiração.


O que os psicólogos dizem sobre as redes sociais?

Segundo os psicólogos, é possível encontrar uma ampla rede de apoio nas redes sociais e até mesmo fazer alguns amigos. Além disso, por meio das redes sociais é possível conversar com pessoas que sofrem com problemas semelhantes aos seus, o que fará com que você se sinta acolhido e compreendido.


Como saber se você e viciado em redes sociais?

Sinais para ficar atento a um possível vício em redes sociaisGastar tempo excessivo usando ou verificando redes.Focar nelas de uma maneira que interferia com muita frequência na vida cotidiana.Dificuldade em usar as redes por curtos períodos.Desejo compulsivo de entrar em uma rede.More items…•


Quantas horas por dia e saudável ficar no celular?

Para um adulto que utiliza aparelhos eletrônicos diariamente por mais de 3 horas, ela indica pausas de 20 a 40 minutos entre uso. Já para crianças acima de dois anos, o ideal é passar apenas 1 hora por dia no celular.


Como não mexer no Instagram?

Como se livrar do vício em redes sociais?Mude seus hábitos. Jamais duvide do poder do hábito. … Escolha momentos do dia para se conectar. … Faça atividades físicas. … Organize programas com a família e os amigos. … Foque em outras atividades. … Desligue as notificações. … Faça terapia.


Como saber se a pessoa é viciada em celular?

Quais são os sintomas do vício em celular?Incapacidade de ficar sem celular. Óbvio, né? … Falta de foco. Seja para tarefas profissionais ou domésticas, a falta de foco atrapalha a produtividade. … Ansiedade. … Irritabilidade. … Sintomas físicos. … Isolamento. … Insônia. … Produtividade baixa.More items…•


Como funciona à mente de um viciado?

Sua mente está tomada pelas amarras da sensação de prazer que as drogas proporcionam. Com isso, a perda de vínculos, irritabilidade, inquietação, ansiedade, depressão e mania de perseguição tomam a sua mente de maneira a gerar comportamentos que se não fosse a droga não faria parte de seu cotidiano.


O que acontece no cérebro durante o vício?

As drogas ativam, no cérebro, o circuito de recompensa, o que gera a sensação de prazer. Parte desse circuito é o sistema mesocorticolímbico, que tem como neurotransmissor principal a molécula de dopamina.


Quanto tempo leva para se livrar de um vício?

Segundo um estudo conduzido pela Universidade College London, nós demoramos, em média, 66 dias para nos livrar de um hábito.


O que é uma pessoa viciada em celular?

Vício em estar conectado ao celular existe e se chama Nomofobia.


Por que as pessoas se viciam em celular?

Quando constantemente inundamos nossos cérebros com dopamina, cortisol e adrenalina através do uso de telefones celulares, estamos dizendo ao cérebro que ele precisa se concentrar, precisa trabalhar, precisa cumprir o objetivo daquele joguinho… e, como consequência, as tréguas ficam cada vez mais raras.


O que acontece se a pessoa ficar muito tempo no celular?

O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.


Sintomas de vício em redes sociais

Podemos pensar de forma imediata que o principal sintoma de vício em redes sociais é passar muito tempo conectado no computador ou dispositivos móveis. Contudo, tenha em conta que algumas profissões exigem uma conexão diária e que esses trabalhadores nem sempre apresentam o vício comportamental.


5 causas do vício em redes sociais

Começamos este artigo sobre as causas, consequências e soluções para o vício em redes sociais falando dos motivos mais comuns que levam a esta situação. As principais causas do vício em redes sociais são as seguintes:


Como se livrar do vício das redes sociais

O que leva uma pessoa a se afastar das redes sociais? O primeiro passo é tomar consciência do problema. Seja sincero consigo mesmo (a) para observar esta limitação, compreendendo como este vício está afetando não apenas sua vida pessoal, mas também seu meio acadêmico ou profissional.


Vícios comportamentais

O vício em Internet é algo muito frequente entre os jovens e adultos que se acostumaram a usar o meio online, mas fazem isso de um modo obsessivo.


Como prevenir o vício em redes sociais

Além do tratamento específico que pode ser considerado como uma solução, é conveniente tomar medidas de prevenção. A chave está em ir gerenciando seu vício em redes sociais:


Não largue tudo de uma vez

Logan Jones conta que ficar um tempo sem acessar nenhuma rede, fazendo a famosa desintoxicação, nem sempre é eficaz. Ele explica que o primeiro passo para ajudar na cura do vício é entender que as redes sociais, de fato, são viciantes, agindo no cérebro da mesma forma que as drogas.


Então, o que fazer?

Os pequenos passos ideais para se livrar do vício em redes sociais consistem em desativar algumas notificações, a vibração, ou ainda optar por aplicativos que fazem o monitoramento do tempo gasto no smartphone. O próprio Instagram, inclusive, conta com essa função.


Pense nos motivos para checar as redes sociais

Muitas vezes estamos navegando pelas redes sociais sem nem saber o motivo. Não porque fomos atrás de alguma informação importante, ou para conferir alguma coisa, mas sim apenas pelo costume de abrir os aplicativos. Este hábito, então, passou a ser usado pelas pessoas como uma forma de escape, seja da vida real ou apenas do sentimento de tédio.


Crie hábitos melhores

Por fim, Jones sugere que parte do tempo gasto nas redes sociais passe a ser usado para outras atividades, criando novos hábitos. No início, o psicólogo diz que a vontade de conferir as notificações a todo o tempo vai surgir e que isso é normal, por isso é preciso criar uma rotina e tentar não atrapalhar os seus novos planos.


1. Reflita sobre o motivo que faz você querer estar nas redes sociais

Tudo o que fazemos na vida tem a ver com intenção e propósito: Por que você quer fazer algo? O que isso vai trazer para você? O mesmo vale para o uso das redes sociais.


3. Reduza o tempo que você gasta nas redes sociais

Se você tem uma longa lista de tarefas a serem realizadas, mas passou as últimas três horas rolando seu feed de notícias, é hora de sair imediatamente das redes sociais. Defina um cronômetro, se for necessário, para te ajudar a se livrar do vício em redes sociais.


4. Desative todas as notificações de redes sociais do seu celular

Se sua produtividade está diminuindo porque você está constantemente sendo distraído pelas notificações no seu smartphone, há maneiras de desativar essas notificações em suas configurações. Melhor ainda, você pode até mesmo excluir os aplicativos do seu dispositivo e decidir verificar suas redes sociais apenas no computador.


5. Nem tudo deve ser publicado e compartilhado nas redes sociais

Muitas vezes parece que somos escravos das redes sociais, nos sentindo obrigados a postar tudo que acontece à nossa volta. Porém, se acontecer qualquer evento importante e não postarmos nada, o mundo continuará a girar e a vida vai continuar a seguir normalmente, pode acreditar.


6. Não há problema em desligar o celular e aproveitar a vida real

Na verdade, esse ponto muito simples pode realmente ajudá-lo a cortar o vício em redes sociais. Momentos preciosos da sua vida são um em um milhão. Como ver uma estrela cadente ou captar o sorriso de sua pessoa favorita. Esses momentos são tão frágeis e nunca acontecem da mesma forma duas vezes na vida.


O vicio das redes sociais é uma doença

Um hábito de mídia social embaraçosamente pesado não é inteiramente sua culpa. Todas as redes sociais foram projetados para fazer você repetidamente usá-los e verificar novamente por atualizações. Jogos sociais foram projetados para mantê-lo no seu computador.


Como se livrar do vicio nas redes sociais: estabelecendo regras

Comece ficando fora das mídias sociais durante as refeições, quando estiver indo ou saindo do trabalho, e quando você está no banheiro ou na cama. Compre um despertador para não usar o telefone como um alarme e olhar para suas atualizações no primeiro momento da manhã.


Saia das redes sociais um dia ou durante um final de semana

Um descanso de dois dias não é suficiente para curá-lo do seu hábito. Você ainda estará ansioso quando você retornar à investida das mensagens eletrônicas. Mas um pouco de tempo longe da tela vai te lembrar de como a vida é agradável sem atualizações de status. Tirar uma pausa desencadeia a criatividade.


Verifique suas redes sociais com uma finalidade em mente

A maioria de nós vai para as mídias sociais sem querer, geralmente quando estamos entediados. Para o corte dos excessos, defina uma barra mais alta para iniciar uma sessão.


Seja um editor exigente

Antes de publicar uma atualização de status ou uma foto, pergunte a si mesmo o motivo: Você está apenas tentando provar que você está se divertindo? É a décima quarta foto do seu bebê que você publicou esta semana? Se a resposta for sim, tente conversar com um amigo ou enviar uma mensagem de texto à sua mãe.


Responda offline

Suas redes sociais disseram que é o aniversário do seu amigo? Evite a mensagem de mural de “Parabéns” e pegue o telefone. Se um amigo acabou de fazer aniversário, resista ao desejo de enviar um tweet ou uma mensagem no Facebook e, em vez disso, envie um cartão.


Altere suas configurações

Desative todos os alertas e exclua aplicativos viciantes. Isso significa que seu celular deve ter um diferente foco de apps e programas.Quando você precisa trabalhar, bloqueie a Internet temporariamente usando um software ou addon. Crie pontos de foco para evitar as redes sociais e assim, você conseguirá controlar o vício.


A Rotina Típica de Um Usuário das Redes Sociais

Quem curte redes sociais, elas se tornaram praticamente uma obrigação diária, mesmo que isso atrapalhe seus afazeres. Para quem está acostumado a ganhar dinheiro com isso criando conteúdos, gerenciando as redes sociais para marcas, inevitavelmente você será tentando a dar uma espiada fora do comum com a desculpa de fazer parte do seu trabalho.


Como Superar o Vício das Redes Sociais

Caso você se sinta preso, sabe que isso está acontecendo e parece que você não consegue achar uma saída para ser produtivo no que interesse e, quando você está com mais folga, você curta o que está acontecendo a sua volta, esse artigo pode ajudar muito.


Conclusão

Chegamos ao final do nosso artigo sobre como superar o vício das redes soais. As redes sociais deixam claro de que somos seres que precisam estar em contato com outros seres humanos. Isso é biológico e até saudável para psique.


Quais os sinais de alerta do vício em redes sociais

Você já se sentiu ansioso após ficar muito tempo sem acessar o seu Instagram, achando que poderia estar desatualizado? Ou até mesmo ficou eufórico pelas curtidas após postar uma foto no seu feed? Além dos sintomas de FOMO, que é o medo de estar perdendo algo importante, você ainda pode estar desenvolvendo um vício em redes sociais.


Como superar esse vício após identificá-lo?

Porém, se você está passando por isso, não fique desesperado. Mas não é necessário sumir das redes sociais para sempre para se curar desse mal. Sabe-se que todo excesso esconde alguma falta emocional.


Quais dicas você daria para utilizar as redes sociais com consciência?

Por fim, nossa Terapeuta convidada ainda nos dá dicas incríveis de como utilizar o Instagram, Facebook e outras redes sociais de forma mais moderada. Então, você já pode dar o primeiro passo rumo ao seu equilíbrio emocional estabelecendo horários para acessar a internet e desativando as notificações.

image

Leave a Comment