Como evitar olheiras?
Além disso, ter uma alimentação saudável, beber 2 litros de água por dia, descansar o suficiente, deixar de fumar e evitar o estresse são também boas formas naturais de evitar o surgimento ou agravamento das olheiras. Confira outras opções de remédios caseiros para olheiras.
Quais são as causas das olheiras?
As olheiras podem ser parcialmente causadas por deficiências vitamínicas, como a falta de cálcio, ferro, antioxidantes e vitaminas A, E e B12 no organismo. Aumente a ingestão de vegetais folhosos e alimentos ricos em vitaminas, e reduza o consumo de sal.
Quais são os melhores tratamentos caseiros para olheiras?
Afinal, existem quatro tipos de olheiras: as vasculares, pigmentadas (as escuras), profundas e mistas. Existem alguns tratamentos caseiros indicados por dermatologistas que ajudam a tirar todos os tipos de olheiras, como compressas de água fria, sachês de chá de camomila gelados, rodelas de pepino, gazes embebidas em leite e massagens na região.
Como disfarçar as olheiras?
Um par de olheiras deixa qualquer pessoa com cara de cansado ou doente. Porém, as olheiras podem ser causadas por diversos fatores, desde desidratação até alergias. Elas podem até mesmo ser hereditárias. Felizmente, é possível disfarçar as olheiras rapidamente com maquiagem, cremes para os olhos e remédios naturais.
Como acabar com as olheiras genéticas?
Muito comum em pessoas de pele morena, em pessoas com tendência genética e alérgicos. O tratamento destas olheiras podem ser feitos com peelings químicos ou com laser. Ocorre quando existe um aumento de vasos sangüíneos na região ou por depósito de hemossiderina (um composto do sangue).
Como saber se sua olheira e genética?
Olheiras podem, sim, ter causa genética! Para descobrir a causa da olheira, o ideal é visitar um dermatologista e fazer uma análise, porém a tonalidade da pele abaixo dos olhos pode ajudar a revelar o agente motivador.
Qual o pior tipo de olheiras?
Olheira profunda ou estrutural Formada em uma área profunda abaixo dos olhos, esse é um tipo de olheira de origem genética, sendo mais intensa na juventude.
Porque algumas pessoas nascem com olheiras?
Elas surgem devido à alta concentração de melanina ou em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos. Fatores como cansaço, alergia, envelhecimento, excesso de sol e noites mal dormidas agravam o problema.
Quais as doenças que causam olheiras?
A genética (há uma clara tendência familiar), os problemas alérgicos (que desencadeiam uma hiperpigmentação inflamatória reativa), a anemia, o stresse, a vida agitada e má higiene do sono, a flacidez e fragilidade cutâneas decorrentes do envelhecimento são os principais factores contribuintes.
Como acabar com olheira estrutural?
Olheira profunda ou estrutural: Pelo fato de se caracterizar pelo déficit de volume, a primeira opção de tratamento é através do preenchimento com ácido hialurônico. Com ele, é possível devolver o volume para a região, minimizando, assim, a depressão e a sombra existente no local.
O que trata olheiras?
Existem várias técnicas que podem ser feitas para melhorar e tratar as olheiras com o tempo, como por exemplo lasers, microagulhamento, peelings e preenchimento. Porém, apenas os dermatologistas são capazes de identificar e realizar os procedimentos mais adequados para cada caso, então, consulte o seu médico.
Como acabar com as olheiras em minutos?
O ideal é pegar uma pedra de gelo e enrolar sob um pano ou toalha, aplicando-o na região da pele por 10 segundos. A tática ameniza as olheiras pois o frio faz com os vasos sanguíneos se contraiam, assim, ocorre a diminuição do aspecto inchado da olheira.
Quanto tempo o ácido hialurônico começa a fazer efeito?
Em quanto tempo verei os efeitos e resultados do ácido hialurônico? O ácido hialurônico é geralmente aplicado no rosto, pescoço e mãos e pode ser usado durante todo o ano, pois não altera a epiderme. O efeito do tratamento é imediato. E, depois de 30 dias, é possível ver o efeito final.
Quem dorme demais tem olheiras?
“Uma noite mal dormida intensifica as linhas de expressão, já que quem não relaxa durante a noite movimenta mais o rosto, que amanhece inchado, nitidamente sem brilho, com os vasos sanguíneos congestionados, o que prejudica a oxigenação causando as temidas olheiras”.
Qual o melhor tratamento para olheiras escuras?
O tratamento para olheiras pode ser feito com tratamentos estéticos, como carboxiterapia, peeling, ácido hialurônico, laser ou luz pulsada, sendo importante que o procedimento estético seja indicado pelo dermatologista ou esteticista de acordo com as características das olheiras.
Porque os indianos têm olheiras?
Essas podem ser genéticas – certos povos, como os árabes e indianos, têm tendência a elas – ou facilitadas pelo excesso de sol e pela coceira. “A fricção favorece o depósito de melanina no local”, explica Tatiana Gabbi, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Como saber a cor das minhas olheiras?
Como saber qual a cor da minha olheira? Passe o corretivo amarelo em toda a região dos olhos. Se o tom resultante for cor de pele, a olheira é lilás ou marrom e o corretivo certo é o amarelo. Se ficar verde, a olheira é azulada e você deve usar o coral para corrigir.
Como funciona a genética da cor dos olhos?
O modelo genético clássico que explica e prevê a cor dos olhos de um indivíduo é baseado em dois genes. São eles: OCA2 – gene com traço dominante para olhos castanhos (B) e recessivo para olhos azuis (b). EYCL1 ou gey – gene com traço dominante para olhos verdes (G) e recessivo para olhos azuis (b).
O que pode ser olheiras escuras?
As olheiras escuras (pigmentares) têm caráter hereditário e são muito comuns em pacientes de pele morena, negra ou com descendência árabe e indiana. A dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, explica que há um acúmulo de melanina na região das pálpebras, o que acaba tornando a coloração mais intensa.
Quais as causas de olheiras escuras?
O que causa as olheiras?Bolsas de gordura. Uma das causas das olheiras são as bolsas de gordura. … Excesso de pigmentação. O excesso de pigmentação ou a hiperpigmentação também é um dos fatores que causa olheiras. … Hereditariedade. … Remédios naturais. … Máscaras caseiras. … Cirurgia. … Cosméticos vitaminados. … Fadiga e cansaço.More items…•
Dicas
As principais culpadas pelas olheiras são a genética e a idade. Caso já tenha experimentado diferentes métodos para eliminar as olheiras sem resultado, é possível que você não tenha como se livrar delas. O que você pode fazer é procurar maneiras de minimizar as manchas e o inchaço.
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi coescrito por Camille Sanghera. Camille Sanghera é Proprietária da Lash Envy Cosmetics e da Esvee Beauty na Colúmbia Britânica. É treinada e certificada em microblading, micropigmentação capilar, extensão de cílios, cabelo e maquiagem e lifting de cílios. Você pode encontrá-la no Microblading Map Canada.
O que causa olheiras?
As olheiras têm muitas causas. Elas podem ser constantes ou ocasionais, isso vai depender de cada pessoa. Independente do tipo, todas têm algo em comum: ninguém gosta delas! Além disso, muitas vezes elas são doloridas ou incômodas.
Como esconder olheiras?
Quando elas são genéticas e nenhum tratamento caseiro funciona, o melhor é partir para outras saídas. Existem muitos tratamentos estéticos permanentes que podem dar fim a essa aparência constante de sono.
1. Carboxiterapia
A aplicação de pequenas injeções de CO2 diretamente nas olheiras melhora a circulação sanguínea da região, aumentando a produção de colágeno que rejuvenesce a pele, clareando a pele por baixo dos olhos.
2. Laser
A luz do laser clareia as olheiras porque promove a contração da pele, eliminando a flacidez, mas além disso seu efeito promove uma remodelação da derme com novas fibras de colágeno e elastina mais compactos e organizados, que diminui as rugas e consequentemente as olheiras.
3. Luz pulsada
Nesse tipo de tratamento utiliza-se um feixe de luz que reduz os vasos sanguíneos responsáveis pelo escurecimento da região dos olhos. Deve ser feita a cada 15 dias, e os tipos de laser mais indicados são de rubi (694 nm), Nd:YAG (1064 nm), pulsado (585 nm), Nd:YAG poliderm (650 e 532 nm), high-energy pulsed CO2, e o de Alexandrite.
4. Injeção de ácido hialurônico
Um outro bom tratamento para olheiras profundas ou roxas com perda de volume na parte inferior dos olhos é o preenchimento da região com ácido hialurônico, pois ajuda a diminuir a profundidade das fossa lacrimais e as olheiras e a disfarçar as manchas.
5. Peeling com ácidos
O peeling com ácidos pode ser feito pelo dermatologista ou fisioterapeuta e consiste em retirar a camada mais externa e média da pele, o que promove o crescimento de uma nova camada de pele, mais firme e mais clara.
6. Preenchimento com gordura ou plasma
Nas pessoas que apresentam olheiras profundas e arroxeadas também pode ser indicado o tratamento com preenchimento de gordura da própria pessoa. Esse tratamento só pode ser realizado pelo dermatologista, cerca de 1 vez por mês, e tem ótimos resultados.
7. Cremes para olheiras
Os cremes para olheiras mais indicados são os que possuem ingredientes como ácido retinoico ou despigmentantes contendo hidroquinona ou ácido kójico, por exemplo. Confira mais ingredientes que não podem faltar no seu creme anti-olheiras.
1. Compressa fria
Uma das causas da olheira é a dilatação dos vasos sanguíneos localizados abaixo dos olhos. Portanto, as compressas frias são ótimas para diminuição dos vasos desse local e melhoram bastante a aparência. Para fazer é possível utilizar bolsas térmicas próprias para a finalidade ou utilizar uma gaze ou pano macio e limpo.
2. Chá de camomila
As compressas geladas também podem ser feitas com chá de camomila. A melhora da aparência das olheiras ocorre, além do efeito causado pelo frio, pelos compostos da camomila. A camomila é rica em flavonoides que contribuem ainda mais para a circulação da região.
3. Drenagem da região
A massagem facial traz ótimos resultados para o rosto e um deles é a diminuição das olheiras. Ela é benéfica especialmente para as olheiras com edema, que ficam com aspecto saliente. Para fazer, confira o passo a passo:
4. Colher gelada
Outra boa opção para se beneficiar dos efeitos da compressa gelada nas olheiras é utilizar uma colher gelada. Para isso, basta pegar duas colheres de sopa bem higienizadas e colocar no congelador por 20 minutos. Depois, basta pressionar nas olheiras durante um minuto.
5. Gelo
Por fim, o gelo é uma opção prática e rápida para quando você acorda com olheiras. Basta pegar alguns cubos de gelo e proteger com um saco plástico ou tecido. Depois, coloque nas olheiras por alguns segundos. Repita o procedimento até três vezes, com cuidado para não se machucar.
Conheça os tipos de olheiras e saiba qual é a sua
Os tratamentos caseiros não são eficazes em todos os tipos de olheiras. Isso porque algumas apresentam causas genéticas ou envolvem a estrutura muscular ou da pele. Por isso, é importante saber qual é o tipo da sua olheira e saber se o tratamento caseiro vai funcionar. Em alguns casos é preciso procurar ajuda profissional. Entenda.
Cuide da qualidade do seu sono
Pode parecer óbvio, mas dormir mal, além de outros malefícios, aumenta as suas olheiras. Mesmo as olheiras genéticas podem piorar após uma noite ou um período de descuido quanto ao sono. Sem um sono de qualidade a pele e o organismo não tem tempo o suficiente para se recuperar e as olheiras acabam surgindo ou aumentando.
Olheiras e bolsas
As olheiras e bolsas têm características diferentes e não necessariamente aparecem juntas. Ambas são comuns em homens e mulheres, mas alguns fatores podem contribuir. Vamos entender melhor cada uma dessas condições.
Como evitar olheiras e bolsas naturalmente?
Como vimos, a desidratação pode formar as bolsas e olheiras, por isso aumentar a ingestão de água irá ajudar a prevenir seu aparecimento. A recomendação é que os homens bebam cerca de 13 xícaras de líquidos por dia e mulheres 9 xícaras. Além da água, outros líquidos como chá descafeinado de ervas quentes ou frias podem ajudar.