Como tratar o ressecamento dos pés?
Devido a superexposição às impurezas, baixa produção de suor e sebo nos pés, pode haver a diminuição da umidade natural da pele, resultando no seu ressecamento. Esfoliação excessiva: o hábito de lixar e esfoliar os pés é muito indicado para remover as camadas de células mortas da pele e até tratar o ressecamento.
Quais são as causas de pés ressecados?
Sara Bragança, médica pós-graduada em Dermatologia, explica que existem diversas causas para os pés ressecados. Dentre as mais comuns estão: andar descalço, uso frequente de sapatos abertos, obesidade, problemas vasculares, micoses, falta de hidratação, hipotireoidismo.
Quais são as melhores receitas caseiras para evitar o ressecamento dos pés?
A esfoliação pode ser opcional, mas só deve ser feita quando não há mais rachaduras, apenas a pele grossa e ressecada. Se optar por fazer, após secar o pé, utilize uma lixa de pés, ou pedra pomes. E assim, faça movimentos leves sobre o calcanhar para remover o excesso de pele morta.
Por que os pés ficam mais grossos e ressecados?
Andar descalço ou de sandália rasteira, por exemplo, geralmente faz o pé ficar mais grosso e ressecado”, diz. Sara Bragança, médica pós-graduada em Dermatologia, explica que existem diversas causas para os pés ressecados.
O que é bom para pés muito ressecados?
Este ritual de tratamento para pés rachados deve ser feito, pelo menos, 2 vezes por semana ou todos os dias, durante períodos em que os pés estão muito ressecados….Ritual de tratamento caseiroFaça um escalda pés hidratante. … Seque os pés corretamente. … Retire o excesso de pele com uma lixa. … Passe um creme hidratante.
O que é bom para pés ressecados caseiro?
Glicerina e sal grosso Crie uma mistura de glicerina com sal grosso, algumas gotas de limão e um pouco de água morna. Ponha os pés de molho durante 10 minutos e depois esfolie a pele com a ajuda de uma pedra pome. Lave e seque os pés. Siga esta rotina duas vezes por semana até curar completamente os pés ressecados.
O que pode ser ressecamento nos pés?
Os fatores que fazem as pessoas terem pés ressecados são inúmeros. Podem ser causados por hábitos prejudiciais como passar muito tempo em pé durante o dia, utilizar calçados abertos com frequência ou mesmo andar sem sapatos.
Como tirar pele morta dos pés com bicarbonato?
Não há nada mais simples: encha um recipiente adequado para os pés e adicione apenas água morna e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, mexa e mergulhe os pés ali, deixando descansar por cerca de 10 minutos. Depois disso, lave com água e aplique seu hidratante favorito.
Como fazer uma super hidratação nos pés?
Água quente e salgadaCuide dos seus pés por imersão em água salgada e quente, por pelo menos 10 à 15 minutos;Em seguida, coloque os pés em água fria para que a circulação do sangue nos pés possa melhorar. … Seque os pés e aplique um pouco de creme hidratante ou vaselina nos pés;More items…•
Qual o melhor creme para os pés rachados?
10 produtos mais vendidos para pés rachados e ressecadosCreme Tenys Pé Baruel Antirressecamento 60g.Creme Bio Soft Lisa Pé 120g.Creme Hidratante para os Pés Weleda 75ml.Creme Reparador Footner 75ml.Sérum para Pés Amopé Pedi Perfect 30ml.Hidratante Para Pés Ressecados Neutrogena Norwegian 56g.More items…•
Como fazer creme para pés ressecados?
2:2810:01Suggested clip · 59 seconds3 Receitas de Hidratante Caseiro para Pés Ressecados (Mãos também)YouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip
Como tirar pele morta dos pés com vinagre?
Amacie− misture 1 litro de água morna e meio copo de vinagre em uma bacia e deixe os pés de molho durante 20 minutos para diminuir a aspereza. Se possível, faça esse processo ao menos duas vezes por semana.
O que usar para calcanhares secos e rachados?
Lavar e esfoliar bem os pés e calcanhares e em seguida passar Bepantol Derma para hidratá-los profundamente, promovendo a renovação natural da pele e mantendo-a saudável e macia. A hidratação diária é recomendada para evitar o endurecimento e ressecamento da pele.
Como fazer creme para os pés caseiro?
2:575:12Suggested clip · 59 secondsDIY – Creme caseiro para os pés [Vídeo 28/30] – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip
Como tratar pés ressecados
Sabendo das causas, e que esse é um problema muito comum e que afeta muitas pessoas, o tratamento dos pés ressecados pode ser muito simples. E você pode manter uma rotina de cuidados com os seus pés em casa mesmo. O ideal é fazer isso diariamente, mas se não, pelo menos duas vezes por semana.
Dicas para evitar pés ressecados
O tratamento e cuidados com os pés são simples, depende basicamente de uma boa hidratação. Mas além disso, existem algumas coisas que você pode fazer para evitar ter pés ressecados.
Receitas de hidratação caseira
Como a hidratação é o ponto chave para evitar o ressecamento dos pés, vamos conhecer algumas receitas caseiras para potencializar a recuperação dos pés.
Relacionadas
Juliana Jordão, médica pós-graduada em Dermatologia, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, com Especialização em Laserterapia e Fotodermatologia na Skin and Laser Center of Boom em Boom (Bélgica), ressalta que os pés ressecados podem ser causados por diversos fatores, como: o atrito constante de quem anda com os pés descalços; a falta de hábito de hidratar a pele após o banho; o excesso de peso que facilita o aparecimento de fissuras na pele; e doenças que favorecem o ressecamento, como insuficiência venosa (varizes) e diabetes..
1. Hidratar diariamente
Livia destaca que os pés devem ser hidratados diariamente, assim como a pele do corpo. “Recomendo colocar o hidratante na mesa de cabeceira, para não esquecer e assim também ninguém correrá o risco de escorregar”, diz.
2. Usar produtos específicos no caso de pés com fissuras
Juliana destaca que para peles descamativas, cremes com ureia ajudam muito. Porém, para pés com fissuras, é recomendado evitar a ureia dentro das lesões para não haver ardência. “Deve-se utilizar um creme cicatrizante ou reparador (com dexpantenol, entre outros) nas fissuras para seu fechamento”, diz.
3. Dormir com meias de algodão após a hidratação
Uma dica simples e muito válida é, após hidratar os pés antes de dormir, colocar uma meia de algodão e permanecer com ela durante toda a noite. Ou ainda, enrolar os pés em plástico filme.
4. Esfoliar levemente e com moderação
Sara comenta que a esfoliação é importante para que a hidratação seja mais efetiva e os pés fiquem mais macios. “A frequência da esfoliação deve ser semanal, porém, essa esfoliação não pode ser muito vigorosa”, diz.
5. Não lixar o pé diariamente
Por mais que muitas pessoas pensem o contrário, os pés não devem ser lixados diariamente no banho. “Isso pode fazer o pé engrossar mais”, destaca Livia.
6. Não andar com os pés descalços
Sara explica que o hábito de andar descalço faz com que a sola dos pés e principalmente os calcanhares se tornem mais espessos devido ao atrito direto com a derme – que, por estar sofrendo compressão direta, necessita se proteger, e essa proteção se dá pelo espessamento da derme, deixando-a mais áspera e ressecada.
1. Faça um escalda pés hidratante
O primeiro passo consiste em fazer um escalda pés, para amolecer a pele e abrir os poros, permitindo que o creme hidratante seja bem absorvido por todas as camadas de pele.
2. Seque os pés corretamente
Após terminar o escalda pés é muito importante secar bem a pele, para evitar o crescimento de fungos, especialmente entre os dedos do pé. No entanto, deve-se evitar esfregar a toalha na pele, pois essa ação deixa a pele mais irritada e contribui para o aumento do ressecamento.
3. Retire o excesso de pele com uma lixa
Este passo do ritual é opcional e, geralmente, só deve ser feito quando já não existem rachaduras, mas a pele ainda continua grossa e ressecada.
4. Passe um creme hidratante
Quando o pé já está completamente seco deve-se passar um pouco de creme hidratante para fechar os poros e acabar a hidratação da pele. Quanto mais espesso for o creme, maior será o grau de hidratação, mas a escolha pode ser feita de acordo com as preferências de cada pessoa.
Azeite
O azeite de oliva é um ingrediente que pode ser usado tanto em máscaras capilares e faciais quanto em métodos de hidratação de outros partes do corpo.
Bepantol
Não é novidade para ninguém que o Bepantol é um poderoso hidratante concentrado, usado em diversas receitas de beleza. A pomada é rica em dexpantenol, a famosa pró-vitamina B5, que auxilia na renovação celular e na nutrição da pele.
Escalda pés de vinagre de maçã
Se você tiver um tempinho livre na sua rotina, dedique alguns minutos para fazer um escalda pés. Coloque um litro de água morna e um copo grande de vinagre de maçã em uma bacia, considerando que o líquido deve atingir o nível das canelas.
Óleo de coco
Se as rachaduras dos seus pés já se tornaram machucados, aplique uma mistura de uma colher de óleo de coco e outra colher de azeite de oliva extra virgem, deixando agir na pele enquanto você dorme.
Glicerina e sal grosso
A glicerina e o sal grosso podem ajudar no tratamento dos pés ressecados. É bem simples: misture a glicerina com o sal grosso e acrescente poucas gotas de limão com água morna.
Azeite
O azeite de oliva também pode ser um aliado para o tratamento de pés ressecados. Misture uma colher de sopa de hidratante com uma colher de sopa de azeite.
Bepantol
As pomadas hidrantes como Bepantol e Cicaplast podem ser boas aliadas para o tratamento dos pés ressecados, deixando os pés mais hidratados e longe de rachaduras.
Mel e farinha de arroz
Com mel, farinha de arroz e vinagre de maçã, você pode preparar uma misturinha para esfoliar os pés. É simples. Primeiro, junte os ingredientes e misture até formar uma pasta. Com os pés bem lavados, faça uma massagem com a pasta durante 5 minutos.
Óleo de coco
Assim como o azeite, o óleo de coco tem a função de nutrir e ele pode ser usado no tratamento dos pés ressecados. Então, opte por usar o óleo de coco algumas vezes na semana, antes de dormir.
Consequências da falta de tratamento
Se as fissuras ficarem muito expostas podem descamar, causar sangramento e virar uma porta de entrada para infeções no corpo. Portanto, vale ficar de olho. Se o problema persistir, você deve procurar um médico.
Receitas caseiras para esfoliar os pés
Crie um exfoliante natural para os pés com aveia e óleo de coco. Misture a aveia e um pouco do óleo até criar uma pasta grossa. Aplique a pasta nos pés e deixe atuar durante 10 minutos. Depois, lave os pés com água fria. Siga esta rotina a cada dois dias até curar completamente os pés ressecados.
Receitas caseiras para hidratar os pés
Bata uma banana madura no liquidificar com uma colher de azeite ou outro óleo vegetal da sua preferência. Você terá uma pasta espessa e cremosa. Lave os pés, aplique esta pasta nos pés e deixe atuar durante 15 minutos. Depois, lave novamente os pés com água morna e água fria alternadamente. Siga esta rotina diariamente.