Como acabar com preguiça de estudar

Como vencer a preguiça de estudar?

Pequenas recompensas, como uma hora de videogame depois de uma sessão de estudos de uma matéria particularmente difícil, também ajudam a manter a motivação em dia. O importante para se manter sempre motivado é saber que para todo esforço há algum tipo de recompensa, por mais singela que seja.

Por que tenho preguiça de estudar?

Muitas vezes, a preguiça de estudar aparece a todo momento por pura falta de organização. Como não sabe exatamente a matéria que precisa ler no dia ou não tem ideia por onde começar a estudar, o estudante acaba deixando a atividade para depois e vai fazer outra coisa mais agradável e menos confusa.

Como vencer a preguiça no final do ano?

Organizar-se significa, também, ter atenção especial ao seu ambiente de estudos. Garanta que o espaço em que você lê e escreve tem boa iluminação, uma cadeira adequada e todo o material que você precisa para ter condições excelentes de estudo. Como você viu, vencer a preguiça de estudar não é tão difícil assim, não é?

O que fazer quando você está preguiçoso?

Fazer mudanças, mesmo positivas, pode ser bem desconfortável, então comece bem devagar. Por exemplo: se quiser ser mais produtivo, abra sua lista de tarefas pela manhã. Organize-se. A bagunça é uma grande inimiga da motivação. Seja lá o que você puder fazer para se organizar, organize.


O que fazer quando tiver preguiça de estudar?

10 dicas de como acabar com a preguiça de estudar1 – Escolha um local confortável para estudar. … 2 – Planeje seus estudos. … 3 – Divida suas tarefas. … 4 – Cumpra seu planos. … 5 – Evite distrações. … 6 – Intercale as disciplinas. … 7 – Pense no porquê de você estar estudando. … 8 – Faça exercícios Físicos.More items…•


Como se dedicar mais aos estudos e não ser mais preguiçosa?

Se você se identificou, confira as dicas que preparamos para facilitar a vida dos preguiçosos:Durma bem. … Engane sua mente para praticar exercícios. … Durma com a roupa da academia. … Deixe as cortinas abertas na hora de dormir. … Use a regra dos 60 segundos. … Deixe as refeições prontas. … Desative as notificações do seu celular.More items…


O que causa a preguiça mental?

É importante ressaltar, todavia, que a preguiça é sintoma de algumas patologias como a Narcolepsia, que é o excesso de sonolência, a Depressão, cujos sintomas incluem passividade e falta de motivação, ou, ainda, síndromes ligadas ao cansaço, como a Síndrome da Fadiga Crônica.


Porque eu não tenho vontade de estudar?

Você perdeu o ânimo para estudar? Pode ser que você esteja cansado de ler os mesmos temas, que já não te interessem as mesmas matérias ou que pareçam extremamente tediosas. Fique tranquilo, pois você pode aumentar o seu ânimo para estudar, começar a tirar melhores notas e, o mais importante: desfrutar enquanto estuda.


Como ser uma pessoa mais estudiosa e organizada?

Evite distrações sempre que possível e não se perca em conversas paralelas com os amigos. Acompanhe a leitura com o seu professor e não perca tempo na aula encarando o relógio ou estudando outras matérias. Seja atencioso e não deixe sua mente vaguear; e se ela vaguear, caia na real e retome o foco.


Como ser estudiosa e organizada?

Faça um cronograma de horários Agir dessa maneira vai cansá-lo e fazer com que seu cérebro não absorva todo o conteúdo. Portanto, estabeleça um horário: por exemplo, a cada uma hora e meia de estudo, você pausa 20 minutos para dar uma respirada, tomar um café, conversar com alguém ou checar suas redes sociais.


Qual a idade da preguiça?

quarenta anosAs fêmeas dos bichos-preguiça carregam o filhote nas costas e ventre durante aproximadamente os nove primeiros meses de vida. Durante esse período, a mãe protege o filhote, enquanto ele se prepara para sobreviver sozinho no ambiente da mata. A expectativa de vida para uma preguiça varia de trinta a quarenta anos.


Qual é o melhor remédio para preguiça?

5 opções de remédios naturais para o cansaçoRhodiola Rosea. … Ginseng. … Vitaminas do complexo B. … Melatonina. … Sulbutiamina.


Quais são as principais características de uma pessoa preguiçosa?

Deixares para amanhã o que podias ter feito ontem é o lema de qualquer preguiçoso. Mesmo os menos preguiçosos sabem o que isto é. Afinal, procrastinar é difícil de pronunciar, mas tão fácil de concretizar.


Como voltar a gostar de estudar?

Prática – Não estude só o que você mais gosta, porque isso vai aumentar a distância com aquela matéria com a qual não tem afinidade. Estude primeiro a matéria mais difícil e alterne com as mais fáceis. Ao se focar em uma, esqueça as outras. Procure não estudar na seqüência matérias com raciocínios semelhantes.


Como se forçar a estudar?

Como parar de enrolar e começar a estudar em 7 passosSaiba o que quer. Quando você realmente quer algo, se sente mais motivo a lutar por isso. … Organize-se. Mas respeite o seu tempo para a diversão também. … Comece! … Livre-se das distrações. … Encare seus estudos como uma profissão. … Aprenda a gostar de estudar.


Como despertar a vontade de estudar?

Fazer pausas para descanso e lazer. Uma estratégia muito boa para manter a vontade de estudar é dedicar um tempo na rotina para descanso e lazer. Esses momentos funcionam como se fossem recompensas de todo o esforço.


É normal não gostar de estudar?

Na verdade, é mais do que isso: existe um desgosto, existe um incômodo, uma agonia, uma ansiedade em ter que estudar. Tem pessoas que se perguntam se tem problemas com baixo QI, talvez se possuem hiperatividade, déficit de atenção ou alguma explicação psicológica que dê os motivos para não gostar de estudar.


O que acontece com uma pessoa que não estuda?

Exatamente. Não conseguir estudar o suficiente trás para você uma frustração, algo que vai minando sua força de vontade, vai minando a sua capacidade de conseguir acumular horas de estudo, vai minando a sua confiança em si mesmo.


Por que eu não tenho vontade de fazer nada?

A apatia (falta de vontade) é um sintoma comum de depressão. No entanto, não ter vontade de fazer nada NÃO significa que você esteja passando por um momento depressivo. É possível que vários fatores estejam convergindo para te deixar mais desanimado/a e com menos energia.


1- Pratique hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis são o ponto de partida para muita coisa em nossas vidas. Se nos exercitamos regularmente, temos mais motivação e bem-estar. Se dormimos bem, temos mais energia e gás para as atividades do dia a dia. Se nos alimentamos adequadamente, conseguimos extrair mais energia dos próprios alimentos. E assim por diante.


2- Saiba priorizar (corretamente) as suas atividades

Saiba quais são as tarefas que devem ser executadas por primeiro, segundo, terceiro, etc. Mas analise isso a fundo! Muitas pessoas tendem a priorizar erroneamente as atividades, sem se dar conta de que estão acumulando coisas importantes e dando atenção à atividades menos interessantes.


3- Crie um horário regrado para os estudos – recompense-se por segui-lo!

Tenha um horário diário de estudos. Foque em um horário para começar, pausar e finalizar o estudo do dia. Tente seguir o máximo que conseguir, sempre.


4- Alterne os conteúdos para não tornar o processo monótono

Se você quer saber o que fazer para acabar com a preguiça de estudar, foque em alternar os conteúdos. Isso impede que a atividade se torne muito monótona e você acabe abandonando-a.


5- Foque em métodos de estudo que sejam ideais para o seu perfil

Use métodos de estudo que sejam eficientes para o seu perfil. Você é uma pessoa mais visual? Veja mais vídeos. É uma pessoa sinestésica? Faça mapas mentais, rabiscos, etc. E assim por diante.


Chame para si a responsabilidade

O primeiro passo para vencer a tão temida preguiça de estudar é chamar para si a responsabilidade. Na prática, isso quer dizer que é importante entender que você é o único responsável por cumprir seu plano de estudos para vestibular.


Motive-se

Outra dica para vencer de vez a preguiça para estudar é buscar formas de se automotivar. Isso varia de pessoa para a pessoa. Se você, por exemplo, adora pedir uma pizza, mas evita fazer isso a todo momento para economizar, por que não se dar um delivery de presente quando cumprir a sua meta de estudos da quinzena?


Pratique exercícios físicos

Você faz parte do grupo de pessoas que luta para diminuir o sono durante os estudos? Então, uma dica indispensável para você é investir na prática de exercícios físicos para manter a energia lá em cima! O primeiro passo é escolher uma atividade que gosta.


Separe um tempo para relaxar

Separar um tempo para relaxar e fazer o que gosta também é uma maneira de vencer a preguiça de estudar, sabia? Uma rotina organizada e produtiva significa ter horários bem-definidos, em que o tempo para cada atividade é delimitado.


Mantenha-se organizado

Muitas vezes, a preguiça de estudar aparece a todo momento por pura falta de organização. Como não sabe exatamente a matéria que precisa ler no dia ou não tem ideia por onde começar a estudar, o estudante acaba deixando a atividade para depois e vai fazer outra coisa mais agradável e menos confusa.


2- Crie metas que sirvam de desafios

As suas metas não precisam ser apenas as mais “profundas” e “finais”, como passar em uma prova ou se formar. Pelo contrário! Crie metas que se transformem em desafios, como por exemplo, “ler um conteúdo antes de tal horário, pois nesse horário você precisa se auto explicar o que foi lido”.


3- Participe de grupos de estudos e comprometa-se com alguém

Os grupos de estudos também são ótimas alternativas para impulsionar os seus resultados. Mas, que tal unir essa atividade com o comprometimento com alguém? Para isso, estabeleça um dia da semana para conversar com alguém do grupo, explicando o conteúdo para essa pessoa, usando as suas palavras.


4- Comemore as suas conquistas de maneira expressiva

Lembre-se sempre que a preguiça de estudar está muito relacionada com a falta de estímulos positivos, ok? Por isso, procure sempre comemorar as suas conquistas: a leitura de um livro, o entendimento de um conceito difícil, uma nota acima da média, etc. Assim você inunda a sua mente de dopamina e sentirá cada vez mais prazer em estudar!


Criança saudável não tem preguiça

A preguiça de estudar não deveria ser normal no universo das crianças, sabe porque? Criança saudável não tem preguiça de brincar, de jogar games, de correr, jogar bola ou seja, energia não lhe falta.


Dica 1: Incentive a responsabilidade consciente no seu filho!

Um erro muito comum que os pais cometem é fazer a atividade escolar dos filhos. Pode até ser que essa atitude seja intuitiva, uma forma de protegê-lo, porém…


Dica 2: Tenha um plano de estudos!

Quando você precisa fazer algo e não possui o mínimo de noção de por onde começar ou qual o melhor horário para isso, você automaticamente acaba deixando a atividade de lado, sendo consumido pela preguiça, não é mesmo?


Dica 3: Forneça as ferramentas necessárias

Uma das maiores causas da preguiça nas crianças durante os estudos é a falta de noção sobre aquilo que está sendo visto, o que faz com que tudo se torne muito complicado de ser feito, levando a criança a procrastinar a ação já que não sabe uma forma de fazê-la.


A preguiça de estudar pode se tornar motivação!

Na última década tenho dedicado muito do meu tempo ao estudo do comportamento da criança e do adolescente. Um dos fatos que me motivou foram os comentários dos pais que acompanham meus cursos de memorização outro é que tenho um filho pré-adolescente em casa, o que me estimula todos os dias a pensar em soluções para educação.


1- Pratique Hábitos Saudáveis


2- Saiba priorizar (Corretamente) as suas Atividades

  • Saiba quais são as tarefas que devem ser executadas por primeiro, segundo, terceiro, etc. Mas analise isso a fundo! Muitas pessoas tendem a priorizar erroneamente as atividades, sem se dar conta de que estão acumulando coisas importantes e dando atenção à atividades menos interessantes. Por isso, analise todas as tarefas que devem ser feitas e elenque-as de acordo c…

See more on noticiasconcursos.com.br


3- Crie Um Horário Regrado para OS Estudos – Recompense-Se por Segui-Lo!

  • Tenha um horário diário de estudos. Foque em um horário para começar, pausar e finalizar o estudo do dia. Tente seguir o máximo que conseguir, sempre. Além disso, busque se auto recompensar ao concluir mais uma rotina de estudos. Exemplo:Assista a mais um episódio da sua série favorita apenas depois de finalizar o horário de estudos.

See more on noticiasconcursos.com.br


4- Alterne OS Conteúdos para Não tornar O Processo Monótono

  • Se você quer saber o que fazer para acabar com a preguiça de estudar, foque em alternar os conteúdos. Isso impede que a atividade se torne muito monótona e você acabe abandonando-a.

See more on noticiasconcursos.com.br


5- Foque em Métodos de Estudo Que Sejam Ideais para O Seu Perfil

  • Use métodos de estudo que sejam eficientes para o seu perfil. Você é uma pessoa mais visual? Veja mais vídeos. É uma pessoa sinestésica? Faça mapas mentais, rabiscos, etc. E assim por diante. Além disso, use mais de um estímulo para estudar o mesmo material, isso irá impulsionar a sua aprendizagem e até lhe dar mais motivação para estudar. Você é capaz de acabar com a …

See more on noticiasconcursos.com.br

Leave a Comment