Como acabar com secura vaginal

image

Qual o melhor remédio caseiro para secura vaginal?

4. Chá de folhas de amoreira O chá de folhas de aroeira é outro bom remédio caseiro para secura vaginal. As folhas de amoreira são célebres pelo seu alto teor de fitoestrogênios, componentes responsáveis por evitar a desregulação dos hormônios – sobretudo durante a menopausa.

Como diminuir a secura vaginal durante a relação?

As camisinhas lubrificadas também podem ajudar na diminuição da secura vaginal durante a relação. [1] O lubrificante deve ser aplicado diretamente na vagina logo antes da relação. Não se esqueça de que é apenas um alívio temporário. Se estiver precisando de uma solução mais duradoura, o melhor é tomar outras providências. [2]

Quais são as causas da secura vaginal?

Isto acontece porque a estimulação sexual aumenta a líbido da mulher, melhorando a lubrificação vaginal. Assim, quando isso não acontece de forma adequada algumas mulheres podem ter mais dificuldade em produzir o lubrificante natural, causando secura.

Como Combater a secura vaginal na pós-menopausa?

Um estudo realizado em mulheres saudáveis ​​na pós-menopausa, indica que tomar a erva kudzu em forma de cápsulas diariamente durante 24 semanas pode ajudar a combater a secura vaginal. 7. Soja

image


1. Alterações hormonais

Uma das principais causas da secura vaginal é a diminuição da quantidade de estrogênio no organismo, pois esse é o hormônio responsável por manter uma fina camada de líquido lubrificante nas mucosas da vagina, evitando a secura vaginal.


2. Uso de remédios

Alguns medicamentos utilizados para tratar resfriados ou alergias, que contêm anti-histamínicos, assim como os remédios usados no tratamento dos sintomas da asma podem causar ressecamento das mucosas por todo o corpo, incluindo na região genital.


3. Alergias

Os produtos utilizados no banho e na região íntima podem conter substâncias químicas que, embora normalmente não sejam irritantes, podem provocar alergia em algumas pessoas, causando ressecamento e vermelhidão no local.


4. Excesso de ansiedade

A ansiedade é um sentimento natural e muito frequente durante várias fases da vida de qualquer pessoa, no entanto, quando essa ansiedade se desenvolve em excesso pode provocar alterações no funcionamento normal do corpo.


5. Falta de estimulação

Nestes casos a secura vaginal surge principalmente durante o contato íntimo e provoca desconforto intenso e até dor. Isto acontece porque a estimulação sexual aumenta a líbido da mulher, melhorando a lubrificação vaginal.


Razões hormonais

A falta de lubrificação pode acontecer por razões hormonais, quando a mulher toma pílulas anticoncepcionais que atuam como supressores hormonais, e, certamente, pela falta de estrogênio durante a fase da menopausa.


Razões psicológicas

As causas psicológicas da secura vaginal geralmente afetam a lubrificação durante a relação sexual. Mais especificamente falando, é a falta de excitação, interesse ou estímulos antes e durante o ato sexual que impede que a lubrificação necessária seja gerada, de forma que não exista atrito.


1. Aloe vera

Certamente a aloe vera é uma das plantas mais utilizadas para combater a secura vaginal graças à consistência gelatinosa de suas folhas, que fornecem umidade e, além disso, também regulam a flora e o pH da vagina.


2. Óleo de gergelim

É um dos produtos mais recomendados pelos médicos naturopatas para aliviar várias condições na área genital. Assim, recomenda-se aplicar cuidadosamente e em abundância nos grandes e pequenos lábios, com a ajuda de um algodão.


3. Pasta de cúrcuma

Se a secura vaginal for o resultado de infecções vaginais ou virais, então recomenda-se a utilização de uma pasta ou creme de cúrcuma com leite. Essa pasta deve ser aplicada na área externa da vagina durante dez minutos e enxaguada em seguida com bastante água fresca.


4. Iogurte natural, sem açúcar

Recomenda-se tanto o seu consumo quanto a aplicação direta na área genital, uma vez que o iogurte contém culturas naturais que ajudam a estabilizar a flora da vagina e também ajudam para que a área mantenha a umidade correta.


5. Banho de assento com camomila

A camomila ajuda a aliviar os sintomas que derivam da secura vaginal, tais como ardor, inflamação e coceira, por exemplo. Nesse sentido, recomenda-se fazer banhos de assento em uma banheira ou bacia pequena. Para fazer isso, você deve adicionar 2 litros de chá de camomila.


O que é a secura vaginal?

Normalmente, a parte interna da vagina é lubrificada, ou seja, produz naturalmente um líquido que a mantém úmida por dentro. Essa umidade ajuda a manter o equilíbrio da microbiota vaginal e a saúde íntima.


O que causa o ressecamento vaginal?

A secura ou ressecamento vaginal é mais comum quando a mulher entra na fase da pré-menopausa e daí por diante (menopausa e pós-menopausa).


Causas da secura vaginal

Os estrogênios mantêm os tecidos da vagina lubrificados. Normalmente, o revestimento da vagina produz um lubrificante líquido transparente, o que torna a relação sexual mais confortável. Ele também ajuda a diminuir a secura vaginal. Se os níveis de estrogênio diminuem, o tecido vaginal encolhe e se torna mais espesso, causando secura e inflamação.


Causas da diminuição do estrogênio

Os níveis de estrogênio normalmente diminuem após a menopausa. Alguns medicamentos ou hormônios utilizados no tratamento do câncer de mama, endometriose, miomas e infertilidade podem causar a redução da produção do hormônio.


Sintomas da secura vaginal

Os sintomas que podem ser causados pela secura vaginal são ardor ao urinar, leve sangramento ou dor durante ou após a relação sexual, dor vaginal, ardor e coceira na vagina. Sem lubrificação adequada, naturalmente, as mulheres estão mais expostas à infecção bacteriana.


Diagnóstico da secura vaginal

Um exame vaginal mostra que as paredes do órgão estão mais finas, pálidas ou avermelhadas. É possível fazer uma análise laboratorial do corrimento vaginal para descartar outras causas da doença. Também podem ser realizados testes de níveis hormonais para determinar se a causa do problema é a menopausa.


Tratamento da secura vaginal

Há muitos tratamentos para a secura vaginal. Antes de tratar os sintomas, um médico deve determinar a causa do problema. Lubrificantes vaginais e hidratantes são amplamente utilizados e não necessitam de receita médica. Usar um lubrificante vaginal solúvel em água durante a relação sexual pode ajudar.


Tratamento caseiro da secura vaginal

O principal tratamento caseiro para a secura vaginal é o óleo de sésamo, que atua como lubrificante natural da vagina. Além disso, banhos de assento com chá de camomila e o consumo dos chás de tília e valeriana também são bastante recomendados.


Complicações possíveis da secura vaginal

Uma mulher que sofre de secura vaginal está mais propensa a sofrer infecções vaginais causadas por bactérias ou fungos. Também podem aparecer feridas ou rachaduras na parede vaginal, causando dor durante o sexo, o que afeta a relação com o parceiro.


Causas de Secura Vaginal

Na maioria dos casos, a secura vaginal é o resultado de uma diminuição nos níveis de estrogênio, que muitas vezes ocorre com a chegada da menopausa. Á medida que a mulher envelhece, a queda nos níveis de estrogênio pode reduzir a quantidade de umidade que reveste as suas paredes vaginais.


Sintomas que muitas vezes acompanham a falta de lubrificação

Apesar de afetar a qualidade de vida, o estado mental, e causar dor física em algumas mulheres, é também muitas vezes um sinal de algo que está acontecendo. Abaixo descrevemos outros sintomas que a mulher pode perceber:


Remédios naturais

Apesar de ser um sintoma sem consequências fisiológicas graves, a secura vaginal pode proporcionar grande desconforto psicológico, já que influencia diretamente na qualidade das relações íntimas. Para evitar traumas e machucados, a mulher pode investir em lubrificantes íntimos vendidos em farmácias ou tomar algumas atitudes simples.


O cuidado com as substâncias naturais

É importante consultar sempre o médico antes de tentar auto-tratar a condição por conta própria. É preciso ter em mente que as substâncias indicadas não são milagrosas e tampouco têm o efeito de um medicamento farmacêutico.


Por que minha vagina está seca? As causas mais comuns de ressecamento vaginal

O estrogênio ajuda a manter a vagina hidratada e a espessura do tecido vaginal. Vaginite atrófica (atrofia vulvovaginal) é uma condição comum que pode acontecer quando os ovários produzem uma quantidade baixa de estrogênio, e isso inclui os sintomas proeminentes de ressecamento vaginal (1).


Lubrificação vaginal e sexo

Se você está notando ressecamento vaginal durante o sexo, isso pode acontecer por inúmeras razões. Talvez o que o seu/sua parceiro/a está fazendo não está excitando você o suficiente. Se você se nota excitação, mas a secura continua, seu corpo talvez apenas precise de tempo para acompanhar o cérebro.


Tratamentos para ressecamento vaginal

Se você está sentindo ressecamento vaginal depois que começou a tomar remédios ou alguma forma de anticoncepcional: fale com sua assistência médica para tentar outra alternativa que seja melhor para o seu corpo.

image

Leave a Comment