Como combater o mofo?
“Esse exige cuidado especial no combate ao mofo, por isso, depois de limpar com os produtos adequados, seque cuidadosamente com um pano seco, eliminando todo tipo de umidade”. Depois que terminar de tomar banho, abra as janelas para que a água possa evaporar!
Por que o mofo faz mal à saúde?
Além de ter uma aparência desagradável, o mofo muitas vezes apresenta ainda um cheiro incômodo e estimula o aparecimento de doenças respiratórias e alergias. Para saber tudo sobre o tema e aprender a eliminá-lo de vez da sua casa, confira as dicas a seguir.
Quais são as causas do Mofo na casa?
O que é o mofo? O mofo é formado por um fungo, que se prolifera em locais úmidos e escuros. De acordo com o biólogo Carlos Eduardo Lopes, formado pela Universidade Castelo Branco, o micro-organismo trafega pelo ar e assim se multiplica.
Como remover mofo de parede?
Se o mofo estiver bastante impregnado na parede ou se a tinta estiver descascando, vai ser necessário raspar para remover toda a área afetada, lixar e preparar a parede para uma nova pintura. Nesse caso, use uma tinta com fórmula especial que seja à prova d´água ou anti-mofo para evitar que o problema volte a aparecer.
Como acabar com mofo nas paredes
Basta olhar para um cômodo afetado e observar como as manchas de mofo deixam todo o local com um aspecto velho, escurecido e sujo. Isso sem contar com a forma que elas afetam a saúde das pessoas.
Como acabar com mofo nos móveis?
Peças da mobília podem acabar sendo perdidas para sempre se não receberem os cuidados devidos. A seguir, veja qual é a melhor forma de recuperar os seus móveis afetados.
3 passos para eliminar o mofo do guarda-roupa
Armários, gavetas e guarda-roupas que ficam muito tempo sem uso costumam acumular muito mofo. Basta abrir as portas para sentir como um odor desagradável é liberado imediatamente.
O que é o mofo?
O mofo é formado por um fungo, que se prolifera em locais úmidos e escuros. De acordo com o biólogo Carlos Eduardo Lopes, formado pela Universidade Castelo Branco, o micro-organismo trafega pelo ar e assim se multiplica. “Ele se prolifera através de esporos – camada protetora e que garante a germinação da espécie – que são soltos no ar.
Problemas ocasionados pelo mofo
O mofo não apenas leva os itens da casa a terem uma aparência desagradável, como também pode fazer mal à saúde, principalmente para aqueles que já possuem rinite, sinusite, bronquite e asma. Através da inalação, os fungos penetram no corpo humano e encontram condições favoráveis, desencadeando assim o processo alérgico.
Como evitar o mofo em casa
Segundo Carlos Eduardo, existem diversas maneiras e métodos caseiros de evitar a formação do mofo, mas existe uma que ainda continua sendo a melhor. “O mais importante é manter o ambiente sempre seco e o mais arejado possível”, garante.
Como limpar e eliminar o mofo
Não é difícil encontrar soluções caseiras para impedir que o bolor apareça nas roupas guardadas dentro de armários, gavetas e baús. Abrir estes móveis de vez em quando para que as roupas possam respirar ou retirá-las do local em que ficam armazenadas é uma boa dica para não deixar que o agente indesejado se instale. Confira mais algumas opções:
Riscos para a saúde
O mofo e o bolor (outro tipo de fungo) são grandes inimigos da saúde. Os esporos produzidos por ele se propagam pelo ar e podem agravar casos de asma, causar alergias respiratórias e transmitir bactérias que causam infecções graves.
Como combater o mofo nas paredes
Dependendo da gravidade do problema e da origem do fungo, pode ser que você precise da ajuda de um profissional capacitado. Se eles estiver se formando por conta de um vazamento no encanamento, por exemplo, de nada vai adiantar limpar a parede, pois os pontos de bolor vão voltar com certeza.
Outras soluções caseiras
Não é só a água sanitária que é eficaz no combate ao mofo instalado em paredes. Confira os truques caseiros que permitem que você remova as manchas facilmente de qualquer ambiente:
Cuidados extras
Faça sempre a limpeza do mofo assim que você notar o seu aparecimento, pois isso evita que ele aumente e afete uma área maior, gerando riscos à sua saúde e da sua família;