Como acabar infecção de urina

image

Full
Answer

Como evitar uma infecção urinária?

A fim de evitar uma infecção urinária, as região genital e anal devem ser limpas antes e depois da atividade sexual. A mulher também deve urinar antes e depois das relações. Urinar após uma relação sexual esvazia a bexiga e elimina as bactérias.

Quanto tempo dura a infecção no trato urinário?

A infecção no trato urinário às vezes é curada sozinha, dentro de quatro ou cinco dias, e há vários tratamentos caseiros que você pode experimentar, mas o mais recomendado é que se procure atendimento médico para obter o tratamento mais rápido e completo. Método 1

Como se livrar de infecções urinárias?

A higiene adequada é considerada uma medida preventiva contra infecções urinárias, mas também é um dos passos fundamentais para se livrar o mais rápido possível de uma. Quanto mais você adotar hábitos de higiene e de saúde, melhor ficará. Use o papel higiênico no sentido correto, da frente para trás, após fazer suas necessidades fisiológicas.

Como diagnosticar infecção urinária?

Exames clínicos e laboratoriais são capazes de diagnosticar a infecção urinária. Os materiais coletados pelo médico podem determinar quais remédios são necessários para aquele micro-organismo. Antibióticos, analgésicos e antissépticos são usados para tratar a dor e evitar que o quadro se agrave.

image


Como tratar infecção urinária de forma natural?

Na maioria das vezes, o tratamento para infecção urinária é realizado com antibióticos. Porém, eles podem gerar efeitos indesejados, como distúrbios gástricos, diarreia e, nas mulheres, infecções vaginais por levedura.


Por que as mulheres têm mais infecções urinárias?

Em geral, a anatomia feminina tem um papel significativo no desenvolvimento das infecções do trato urinário. Com uma uretra mais curta e mais próxima ao ânus que a uretra masculina, as bactérias têm acesso mais fácil à bexiga, onde se aderem às células mucosas, ao longo do trato urinário, colonizam e se proliferam.


Como se pega infecção urinária?

A maioria das infecção urinárias são provocadas pela bactéria Escherichia coli, uma bactéria que habita no intestino e adere ao trato urinário, desencadeando a condição.


O que é bom para infecção urinária?

Além de consultar o seu médico para diagnosticar e tratar o problema, você pode complementar o tratamento com um remédio caseiro para infecção de urina. Um dos mais comuns e fáceis de obter é a água, sendo que você deve beber, no mínimo, 1,5 L por dia para eliminar toxinas.


Dor de urina: tratamento caseiro

O bicarbonato de sódio consegue neutralizar a acidez na urina e limpar os rins e, por isso, ajuda a curar a cistite. Dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água. Beba uma vez por dia em jejum para aliviar eficazmente o desconforto da infecção.


Como prevenir infecção urinária

Além de usar remédios caseiros para infecção urinária, também é importante adotar algumas medidas que ajudam a prevenir o reaparecimento da condição, já que muitas mulheres sofrem com infecção de urina de repetição.


1. Uva ursina

As folhas desta planta são utilizadas há muitos anos para aliviar e tratar os sintomas de infecção urinária e, segundo vários estudos, seus efeitos estão relacionados com a presença de uma substância, conhecida como arbutina, que tem forte ação antimicrobiana e que, por isso, consegue eliminar as bactérias, vírus e fungos responsáveis pela maior parte dos casos de infecção urinária..


2. Hidraste

O hidraste é outra planta com comprovação científica que pode ajudar a tratar casos de infecção urinária, já que é rico em substâncias como hidrastina e berberina, que têm ação antimicrobiana e anti-inflamatória, além de existirem também alguns estudos que apontam que a berberina pode até impedir que algumas bactérias, especialmente a E.


3. Cabelo de milho

O chá de cabelo de milho é outro dos remédios caseiros mais utilizados para tratar problemas do sistema urinário, onde se inclui a infecção urinária. Após alguns estudos, foi encontrado que este chá tem boas concentrações de taninos, terpenoides e alcaloides, que lhe conferem boas propriedades antimicrobianas.


4. Dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta com excelente ação diurética que ajuda a aumentar a quantidade de urina, permitindo eliminar mais rapidamente as bactérias que estão causando a infecção urinária.


5. Bucho

As folhas de bucho apresentam atividade diurética e antimicrobiana que parecem ajudar a combater os micro-organismos que causam infecção do trato urinário, além de aumentar a quantidade de urina.


6. Cavalinha

A cavalinha é um dos diuréticos naturais mais conhecidos ao redor do mundo e, por esse motivo, pode ser uma boa aliada no tratamento da infecção urinária, já que facilita a eliminação dos micro-organismos responsáveis pela infecção.


Cuidados importantes ao usar os chás

O uso de chás ou qualquer outro produto natural para tratar problemas de saúde deve ser sempre orientado por um médico ou um profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais. Isso porque as dosagens precisam ser bem adaptadas a fatores como idade, peso e histórico de saúde da pessoa.


As duas faces do problema

A princípio, como acabamos de citar existem dois casos mais graves da infecção de urina. Primeiramente, é importante citarmos a cistite, até porque ela á mais comum das infecções urinárias. Tanto é que, ela acomete de 20 a 30% da população feminina.


Métodos eficazes

Primeiramente, a vacina é mais indicada para aquelas mulheres que tem infecção de urina várias vezes ao ano. Ou então para as mulheres que são atormentadas pela bactéria Escherichia coli, a qual inclusive, é uma das mais responsáveis pelos episódios de cistite.


1. Segurar o xixi por muito tempo

Além de permitir eliminar o excesso de líquidos e toxinas do corpo, a urina ajuda a limpar as paredes da uretra, eliminando bactérias que podem estar subindo até a bexiga. Por isso, segurar o xixi impede que esse processo de limpeza natural aconteça, facilitando o desenvolvimento de bactérias.


2. Fazer a higiene íntima incorretamente

Um dos locais que possui mais bactérias capazes de causar uma infecção urinária é o intestino, por isso, para limpar a região íntima deve-se sempre passar o papel higiênico da frente para trás, evitando trazer bactérias que estejam na região do bumbum, especialmente após utilizar o banheiro.


3. Beber pouca água durante o dia

Da mesma forma que segurar o xixi por muito tempo pode facilitar o desenvolvimento de fungos e bactérias na uretra e bexiga, beber pouca água, durante o dia, também pode ter o mesmo efeito.


4. Utilizar absorventes por muito tempo

Os absorventes internos, assim como os protetores de calcinha, são uma ótima forma de manter a higiene durante o período menstrual. No entanto, quando ficam sujos facilitam o desenvolvimento de bactérias que podem chegar até ao sistema urinário, provocando a infecção urinária.


5. Ter pedras nos rins

Pessoas com pedras nos rins, normalmente, apresentam crises de infecção urinária frequentes, pois a presença das pedras pode fazer com que as vias urinárias fiquem mais entupidas e, por isso, a urina não pode ser completamente eliminada.


Infecção urinária é contagiosa?

A infecção urinária não é contagiosa e por isso não tem como uma pessoa passar para outra, seja pelo uso de banheiros públicos ou durante a relação sexual.


Como aliviar os sintomas de infecção urinária?

O primeiro passo é consultar um médico especialista, para que o paciente antes de tratar, possa reconhecer qual é a bactéria responsável pelo problema e assim receber o tratamento adequado. De acordo com o Ministério da Saúde, caso não seja tratado adequadamente, existe a possibilidade da doença evoluir para uma infecção generalizada, com falência de órgãos, outras medidas poderão ser tomadas. Portanto, cabe aos profissionais de saúde envolvidos com o problema a gestão da melhor maneira para tratar e cuidar de cada paciente.


Quem não deve tomar esses chás?

Portanto, é importante ressaltar que grávidas, mulheres lactantes e crianças com menos de três anos devem evitar o uso de qualquer tipo de chá sem a orientação médica. Isso porque, a solução tem ações diuréticas que podem prejudicar esse grupo. Também, é importante evitar tomar o chá por mais que sete dias, isso pode resultar em desequilíbrio de minerais importantes no corpo.

image

Leave a Comment