Dicas para se livrar dos pelos encravados
- 1. Esfoliar a pele A esfoliação suave da pele ajuda a remover a pele morta acumulada no local. …
- 2. Hidratar o corpo Uma pele bem hidratada é uma pele saudável. …
- 3. Aplicar compressa de água morna As compressas quentes são úteis para abrir os poros. …
- 4. Parar de remover o pelo …
- 5. Usar uma pinça para ajudar na remoção …
- 6. Procurar um dermatologista …
Como evitar pelos encravados?
Por fim, a dermatologista Sara Bragança destaca que, para evitar pelos encravados, o ideal é saber qual o método mais eficaz para que seu pelo não encrave. “Algumas pessoas fazem depilação com cera, mas se adaptam melhor à lâmina etc.”, exemplifica.
Como remover pelos encravados?
A esfoliação pode ser feita com uma mistura de óleo de amêndoas e açúcar, por exemplo. Conheça outros esfoliantes caseiros para tratar pelos encravados. A esfoliação da pele é recomendada 1 vez por semana e só deve ser feita quando o pelo encravado não estiver com foliculite, porque pode piorar a inflamação. 4. Usar hidratante corporal
Como Tirar o pelo encravado?
Molhe-o com água quente, esprema o excesso e pressione-o contra o pelo encravado por três a quatro minutos. Quando o pano já estiver frio, coloque-o sob água quente mais uma vez; essa técnica deixa a pele mais macia, trazendo o pelo encravado à superfície e facilitando sua retirada.
O que acontece com os pelos encravados?
Os pelos encravados também podem resultar em cicatrizes, principalmente quando se tenta arrancá-los usando qualquer objeto cortante. Na maioria das vezes, você não precisará procurar um médico por causa da pseudofoliculite.
Pelos encravados: tratamentos caseiros
Os pelos encravados podem muitas vezes ser tratados em casa com produtos de venda livre ou soluções naturais. Alguns produtos que pode experimentar são:
Como evitar os pelos encravados com a depilação a laser
A depilação a laser é a melhor solução para acabar com os pelos encravados de uma vez por todas. O motivo para este alívio é fácil de perceber: com a depilação a laser elimina, de forma rápida e permanente, todos os pelos no corpo e no rosto.
Quais são as principais causas dos pelos encravados?
Pelo encravado nada mais é do que um pelo que tem dificuldades em romper a pele e, assim, por não conseguir despontar, se encurva embaixo da pele, ficando encravado. O problema costuma provocar dor no local, além de um aspecto indesejado na pele, principalmente quando conta com a presença de pus.
Tratamentos para pelos encravados
Atualmente existem várias opções de tratamento para pelos encravados. Entre as principais estão as depilações definitivas, como o laser e a luz pulsada. Entenda como funciona cada alternativa:
Receitas caseiras para prevenir pelos encravados
A esfoliação é uma das medidas mais importantes para evitar o encravamento de pelos. Existem produtos específicos para isso no mercado, mas é possível também fazer esfoliantes caseiros, com produtos naturais que geralmente você tem casa. Confira algumas sugestões:
10 maneiras de evitar pelos encravados
A dermatologista Sara destaca que a melhor maneira de evitar que os pelos encravem é fazer esfoliação de 3 a 4 dias antes da depilação e 10 dias após, para desobstruir os folículos pilosos. Abaixo você confere uma lista com outras medidas que podem ajudar neste sentido:
1. Lavar a pele com água morna
Lavar diariamente a pele com água morna e um sabonete neutro durante o banho, favorece a dilatação dos poros da pele, favorecendo a remoção do pelo encravado. Após o banho, pode-se usar uma agulha esterilizada para levantar os pelos encravados com cuidado.
2. Usar pomada, creme ou gel
Quando existe a inflamação do pelo encravado, o dermatologista pode prescrever o uso de pomada, loção ou gel com antibióticos, como neomicina, gentamicina ou mupirocina, que vão combater as bactérias e melhorar possíveis sintomas, como coceira e dor no local.
3. Esfoliar a pele
Esfoliar a pele fazendo movimentos circulares ajuda a romper a camada mais superficial da pele, facilitando a saída do pelo. A esfoliação pode ser feita com uma mistura de óleo de amêndoas e açúcar, por exemplo. Conheça outros esfoliantes caseiros para tratar pelos encravados.
4. Usar hidratante corporal
Usar hidratante corporal, como óleo de jojoba, coco ou de amêndoas nas regiões afetadas, evitam o ressecamento e amolecem o folículo piloso, facilitando a saída do pelo encravado. É importante passar o hidratante todos os dias, após o banho.
5. Fazer depilação a laser
A depilação a laser ou a fotodepilação são opções muito interessantes para tratar pelos encravados. Este procedimento destrói o folículo piloso, impedindo os pelos de crescer e encravar, sendo uma ótima opção para quem sofre com este problema.
6. Tomar remédio
Em casos de infecções mais graves, o dermatologista pode prescrever o uso de antibióticos orais, como eritromicina ou cefalexina de 3 a 4 vezes ao dia, por até 10 dias, que vão ajudar no controle da infecção, diminuindo o vermelhidão e a formação de pus no folículo piloso, além de aliviar alguns sintomas, como dor e coceira na região do pelo encravado..
Possíveis complicações
Normalmente, o surgimento de um pelo encravado não é uma situação grave, sendo simples de resolver em casa. No entanto, em alguns casos, podem surgir alguns sinais que podem indicar necessário realizar uma consulta com um dermatologista, como: