Como acabar piolho de cobra

image

Quais são os piolhos de cobra?

Uma diferença mais fácil de observar é a velocidade de locomoção: os piolhos de cobra se movem muito mais lentamente do que as centopeias. O piolho-de-cobra muitas vezes costuma ser chamado de Gonga, que tem uma aparência parecida mas é diferenciado pelo seu comportamento de se enrolar em espiral como mecanismo de defesa.

Qual a diferença entre piolho de cobra e Lacraia?

Os hábitos alimentares desses animais também se diferem. Enquanto as lacraias se alimentam de pequenos artrópodes (como aranhas e insetos bem pequenos), os piolhos-de-cobra se alimentam de matéria orgânica e plantas do jardim.

Por que os piolhos de cobra são confundidos com centopeias?

Os piolhos de cobra, em muitas situações, são confundidos com centopeias. Apesar de serem totalmente inofensivos, os piolhos de cobra são causadores de muito susto e receio, além de serem uma praga indesejada no lar. Isto acontece porque muitas pessoas desconhecem este diplópode e acabam confundido com outros bichos.

Qual é a diferença entre piolho de cobra e quilópode?

O piolho de cobra é um miriápode (“muitas patas”) da classe dos diplópodes (“patas duplas”). O animal também é comumente chamado de gongolo ou embuá. Essa espécie de miriápodes se diferencia dos quilópodes como a lacraia, ou centopeia, pelo corpo mais arredondado e por não possuírem ferrões ou garras para inoculação de veneno.

image


Como faz para acabar com piolho-de-cobra?

Como acabar com o piolho-de-cobra?Usar pesticidas. Usar pesticidas é a maneira mais radical de eliminar o piolho-de-cobra. … Tampar ralos da casa. … Verificar as calhas se estão secas e limpas. … Livrar-se de matéria orgânica em decomposição. … Manter a casa sempre arejada e livre de umidade. … Deixar o gramado limpo e cortado.


Qual o melhor veneno para matar piolho-de-cobra?

O controle do piolho-de-cobra pode ser realizado, com relativo sucesso, aplicando-se inseticida nas sementes ou realizando-se pulverizações sobre as plantas. Os ingredientes ativos mais eficazes para o controle dessa praga pertencem aos grupos dos carbamatos e fenil-pirazóis (fipronil).


Quando tem piolho-de-cobra tem cobra por perto?

Piolhos de cobra, apesar do nome, não têm relação nenhuma com cobras. Muito menos é um piolho. Há nomes que muitas vezes mais atrapalham do que ajudam, não é verdade? Portanto, se houver piolhos de cobra na sua casa, não se preocupe: isso não é indício de que há cobras por perto.


Qual o perigo do piolho-de-cobra?

Ele é venenoso? Não. Enquanto as lacraias possuem garras com veneno, os piolhos-de-cobra são inofensivos para seres humanos e animais domésticos.


Qual é a função do Gongolo?

O piolho-de-cobra ou gongolo, animal da classe Diplopoda, família Trigoniulidae, são mais eficazes que as minhocas na reciclagem de material orgânico e na produção de adubo de origem orgânica (húmus), de acordo com pesquisa desenvolvida pela Embrapa Agrobiologia, do Rio de Janeiro.


O que é piolho de cobra?

Geralmente, os piolhos de cobra são encontrados no quintal de sua casa, próximo a jardins ou pilhas de madeiras. O seu corpo é divido em segmentos, sendo que quase todos apresentam dois pares de pernas. Enquanto que alguns diplópodes apenas possuem 22 pernas, outros pode chegar a ter 750.


Piolho de cobra é venenoso?

Não. Apesar de não serem venenosos, os diplópodes não devem ser permitidos em casas com crianças, uma vez que eles se escondem em orifícios e podem adentrar nas narinas ou ouvidos durante o sono e então sim, neste caso poderíamos considerar que o piolho de cobra é perigoso.


Diferença entre piolho de cobra e lacraia (ou centopeia)

Por incrível que pareça, os piolhos de cobra, que também são chamados de diplópodes, possuem mais pernas do que as centopeias, mas pertencem à mesma família. Sua principal diferença é que os piolhos de cobra não possuem ferrão ou glândulas de veneno, enquanto lacraias e centopeias sim.


Onde tem piolho de cobra tem cobra?

Nem sempre, apenas por coincidência. Apesar do nome, não existe uma relação direta com a presença de cobras e piolhos de cobra. Pode acontecer de estarem no mesmo local, mas a presença do piolho de cobra não indica cobras necessariamente.


Como acabar com piolho de cobra – Dicas para evitar

Matar piolho de cobra não vai evitar que eles continuem aparecendo. O ideal é tomar medidas preventivas e de alterações no ambiente para que eles se afastem naturalmente. Como eles são um pouco grandes, você pode impedir que eles passem por determinados locais e adentrem a sua casa ou quintal.


Soluções naturais para acabar com piolho de cobra

Os inseticidas químicos devem ser sempre a última alternativa já que podem prejudicar o jardim e outros animais por ali vivem. Se você optar por inseticidas químicos, prefira uma empresa especializada. Mas, antes de você fazer isso pode testar as seguintes alternativas:


Resumo Sobre o Gênero

Os milípedes pertencem a uma classe de artrópodes do solo que possui dois pares de pernas por segmento. Com a idade, novos segmentos são adicionados e as espécies crescem mais. Cada segmento adicional tem dois pares de novas pernas. Em regiões temperadas, o comprimento dos milípedes varia de 1 a 10 cm mas nos trópicos eles podem chegar a 28 cm.


Os Danos dos Piolhos de Cobra

Os milípedes são muito importantes para a formação do húmus. Eles só podem causar dano quando houver muitos. Milípedes perfuram túneis em sementes, atacam mudas e comem as raízes de uma grande variedade de plantas. Eles também atacam tubérculos. Eles então ampliam os buracos deixados por lesmas, minhocas e outras vermes.


Medidas Preventivas

Solos que contêm detritos de plantas mal decompostos são mais propensos a ter milípedes. Cuidado deve ser tomado para aumentar a atividade biológica do solo. Algumas espécies são mais numerosas em solos pouco compactados.


Piolho de Cobra Como Eliminar

Armadilha de isca: em um jardim, uma boa armadilha é uma batata ou cenoura escavada colocada em um espeto de madeira e enterrada sob a superfície do solo. Batatas ou cenouras também podem ser fatiadas e colocadas na superfície sob vasos invertidos. Examine a armadilha a cada três dias e destrua as piolhos de cobra e coloque novas iscas.


Outras Sugestões e Recomendações

Um meio de controle anteriormente recomendado era inundar a área do solo infestando com suco de tabaco (nicotina). Os milípedes então deixam o chão e podem ser facilmente varridas e destruídas. Qualquer material que seque seus corpos pode afetá-los: terra diatomácea, sabão, etc. O vinagre também pode afetá-los.


Características do piolho de cobra

O piolho de cobra é um animal invertebrado, possui o corpo cilíndrico, alongado e segmentado, cada segmento é composto por dois pares de patas, podendo chegar a possuir 750 patas. Possui um par de olhos e um par de antenas.


Como acabar com piolho de cobra?

Apesar de serem animais inofensivos, os diplópodes se reproduzem com uma certa facilidade. Essa reprodução pode fazer com que haja um crescimento populacional exagerado.


Piolho-de-cobra é venenoso?

Esses dipóplodes não têm ferrão ou veneno de fato, sendo praticamente inofensivos. Apesar disso, quando se sentem ameaçados, podem eliminar uma toxina que pode queimar levemente a pele, além de ter mau cheiro. Porém o mais comum é que ele se enrole em forma de espiral, para se proteger de ataques.


Como acabar com a infestação?

A maior parte delas consiste em deixar o ambiente menos propício para sua sobrevivência, afastando de uma vez por todas da sua casa. Veja quais devem ser as principais medidas.

image

Leave a Comment