Como acabar um casamento numa boa

image

Como terminar um casamento numa boa: 10 dicas 1. Tenha certeza de que você fez tudo o que podia para salvar a relação

Full
Answer

Como saber se um casamento está funcionando?

Existem muitos fatores que determinam se um casamento está funcionando. Como Tortolero nos diz, é necessário que o casal mostre flexibilidade ao compartilhar costumes e hábitos que já possuem antes.

Como superar o fim de um casamento?

Esses são os nossos 11 conselhos para superar o fim de um casamento: Não se sinta culpado. Vocês foram um casal, não uma só pessoa. Portanto, duas pessoas foram responsáveis pela dissolução do casamento. Se as duas pessoas foram responsáveis por manter o amor, as duas pessoas são responsáveis pelos sonhos compartilhados que não se realizaram.

Por que duas pessoas foram responsáveis pela dissolução do casamento?

Vocês foram um casal, não uma só pessoa. Portanto, duas pessoas foram responsáveis pela dissolução do casamento. Se as duas pessoas foram responsáveis por manter o amor, as duas pessoas são responsáveis pelos sonhos compartilhados que não se realizaram. Desabafe. Não há nada de errado se você estiver na rua e não puder conter o desejo de chorar.

Quais são as principais características do casamento?

A diversão, a atividade sexual satisfatória, a família e os amigos, o tempo dedicado a si mesmo e ao casamento, os pontos de vista, os valores e a adaptação à vida de casal, em vez de sozinho, determinam o equilíbrio e a felicidade em um casamento.

image


Como terminar um casamento numa boa: 10 dicas

Antes de tomar uma decisão tão importante, é necessário ter a certeza de que você fez tudo o que estava ao seu alcance. Afinal, essa é uma escolha que impactará a vida de duas pessoas e dos seus filhos, se houver.


Como terminar um casamento de anos?

Um matrimônio de 20, 30 ou 40 anos, por exemplo, tende a ser mais difícil decidir se separar e enfrentar este processo. Contudo é muito importante levar em consideração que o tempo passado entre o casal tem o seu valor.


Considerações finais sobre como terminar um casamento

Nós esperamos que o nosso post sobre como terminar um casamento tenha sido esclarecedor. Aliás, o método de Hellinger pode ajudar neste processo tão delicado. Por isso, te convidamos a conhecer o nosso curso online de Constelação Familiar. As nossas aulas irão te auxiliar a desenvolver os seus conhecimentos. Não perca essa chance!


As reações frequentes ao fim de um casamento

Quando um casamento termina, as reações mais comuns são, como Tortolero nos diz, o desespero, a depressão, a culpa, a incerteza, o medo da solidão, a irritação, a ira, a vingança, os comportamentos autodestrutivos tais como os transtornos alimentares ou o consumo de álcool ou drogas, os comportamentos obsessivos de controle tais como a espionagem, a agressão física, e por último a difamação dentro dos círculos sociais e/ou as redes sociais..


Como superar o fim de um casamento com filhos

O divórcio é geralmente mais fácil quando o casal não tem filhos em comum, caso contrário, o contato entre ambas pessoas continuará pelo menos até que os filhos sejam maiores de idade.


Como superar o fim de um casamento

Com o divórcio vem a impossibilidade de um futuro juntos, e essa decisão dói porque, no momento do “sim, eu aceito”, você não pensou que haveria um final. Existem alguns passos fundamentais que Tortolero recomenda para superar um divórcio indesejado e que descrevemos a seguir. Esses são os nossos 11 conselhos para superar o fim de um casamento:


O que fazer quando o amor acaba no casamento?

Tortolero nos lembra que podemos ter dúvidas e tristeza, mesmo que tenha havido violência no casamento, ou mesmo que tenha havido convivência apenas pelo bem e pela felicidade de nossos filhos. Se você não tem a certeza se o divórcio é a solução, a psicoterapeuta recomenda fazer as seguintes perguntas:


Como terminar um relacionamento numa boa sem sofrer

Quando o amor se acabou e precisamos terminar um relacionamento, um dos objetivos principais é não machucar a si mesmo nem a outra pessoa, assim como terceiras parte envolvidas. Uma ruptura não é uma guerra mas sim uma situação complicada onde há espaço para demonstrar a bondade de cada pessoa.


Como terminar um relacionamento em 10 passos

Um término pode ser difícil mas você pode evitar que a situação se complique. Estes são os 10 passos para terminar um relacionamento amenizando o sofrimento de ambas as partes:


Como superar o fim de um relacionamento de forma saudável

O processo de adaptação após uma perda costuma durar cerca de um ano, no geral. Mas esse processo é único e depende das características de cada pessoa, da relação e do término. Aqui o mais importante é que você se permita sentir o que está sentindo. É completamente normal sentir mal-estar, dor, tristeza, raiva, vazio, apatia e frustração…


Como enfrentar o término de um relacionamento

Vale mencionar que cada pessoa é diferente e que não podemos saber o que é melhor em cada caso. De qualquer forma, as 10 dicas a seguir são importantes para enfrentar o término de um relacionamento de maneira geral:


Converse

Uma conversa honesta é o primeiro passo para terminar uma relação de maneira tranquila. Fale com calma sobre os motivos que te levaram a tomar essa decisão e esteja disposto a ouvir tudo o que o outro tem a dizer.


Avalie

Caso vocês decidam continuar amigos, é importante refletir sobre os motivos que fazem vocês desejarem manter essa amizade. Avalie se é por carinho ou apenas medo de perder a pessoa de vista. Muitas vezes, o medo da solidão acaba iniciando um processo de autossabotagem que impede o acontecimento e a descoberta de muitas novas e ainda melhores.


Assuma a responsabilidade

Não fique tentando encontrar culpados pelo fim do relacionamento e saiba entender a sua parcela de responsabilidade no desgaste da relação. Ao investir tempo e energia procurando vilões, você deixa de focar em ações e pensamentos positivos. Para terminar uma relação de forma harmônica, é importante deixar para trás sentimentos ruins.


Permita-se sofrer

Terminar um relacionamento é sempre um processo doloroso, por mais que ambos entendam que a relação não tem mais futuro. É importante viver o luto desse período, pois só assim será possível se adaptar a novos hábitos e iniciar uma outra etapa de vida. Permita-se chorar e viver a sua dor.


Estabeleça limites

Para manter harmonia e conseguir lidar com o antigo parceiro de forma saudável, é fundamental estabelecer algumas regras — como evitar cobranças e o ciúmes. Estar atento e avaliar se é realmente possível investir nessa amizade também é fundamental, uma vez que essa proximidade pode impedir que ambos sigam em frente.


Coloque-se no centro de sua vida

Quando nos relacionamos, é natural deixar de fazer algumas coisas para se adaptar à rotina da outra pessoa. Aproveite essa fase para retomar antigos hábitos que você acabou deixando de lado. Comece um curso sobre algo que seja de seu interesse, vá viajar com os amigos, saia para dançar e encontre outras formas de preencher seu tempo.


Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você deseja transformar sua vida e encontrar a força necessária para recomeçar, conheça o Método LOTUS de Inteligência Emocional, um treinamento de imersão que proporcionará um intenso mergulho nas suas emoções e fará com que você entenda padrões limitantes que impedem seu desenvolvimento.


Coloque um prazo para o sofrimento

Não prolongue essa agonia. Se realmente quer terminar com essa situação, então é hora de por um fim definitivamente. Deixar passar um tempo e adiar o término é muito comum, mas no final é pior. Se você deixa o término pra depois, você acaba boicotando seu relacionamento. Com isso, você e seu parceiro sofrem ainda mais.


Chegue com a explicação, seja clara e objetiva

Dizer claramente a outra pessoa que o relacionamento chegou ao fim, embora soe como algo muito negativo, é a melhor escolha. A mensagem é mais facilmente interiorizada pela outra pessoa devido a sua clareza e sinceridade.


Não termine por WhatsApp

O WhatsApp é um grande aliado do nosso dia a dia porque nos poupa tempo de telefonemas e mensagens, porém, nesse caso, esqueça o aplicativo de mensagens. Terminar um relacionamento pelo WhatsApp seria um ato de covardia, principalmente se a relação de vocês tiver durado muito tempo.


Não dê falsas esperanças

Pode acontecer do seu parceiro tentar pedir uma nova chance, dizendo que não é necessário terminar tudo de uma vez, que vocês podem dar um tempo para pensar no relacionamento de vocês. Isso não é uma boa ideia!


Afaste-se

Uma vez que o relacionamento acabou, você precisa manter uma certa distância. Nada de mensagens ou telefonemas, a não ser que sejam realmente necessários. Devolva os pertences que vocês deixaram na casa um do outro o mais cedo possível para realmente começar com o processo de luto após o fim de um relacionamento.


Não utilize os filhos para chantagear seu ex

Terminar um relacionamento onde filhos estão envolvidos sempre é mais difícil, e dependendo de como foi a relação com o ex, a ideia de afastar as crianças da presença dele é muito tentadora. Afinal, um companheiro que te fez mal em um relacionamento não poderia ser um bom pai, não é mesmo?


Como terminar um relacionamento de forma saudável e ser feliz

Terminar de maneira saudável permitirá que ambas as partes aprendam com a experiência e que, uma vez terminado o processo de recuperação, continuem acreditando no amor.


1. Converse sobre o problema que não está sendo resolvido

É importante que exista diálogo entre as duas partes para identificar o que está errado e entender porque vocês não conseguem resolver, apesar de todo esforço. Assim é possível colocar na balança os prós e contras de continuar tentando. Às vezes num relacionamento tudo é problema, ou às vezes se trata de um ou outro problema que estraga tudo.


2. Tenha a certeza de que vocês tentaram de tudo

Todo mundo merece uma segunda chance, assim como o seu namoro. Aliás, seu namoro merece todas as chances que forem possíveis entre vocês, até que fique claro se tem conserto ou não. Se as coisas não vão bem há um bom tempo e vocês sentem que viveriam melhor sem esse amor, não há dúvida que é melhor seguir em frente.


3. Converse pessoalmente

Vocês não tem 10 anos para terminar por mensagem. Terminar o namoro numa boa é uma atitude muito adulta, que vai precisar de muita maturiadade dos dois lados. Escolham um lugar onde vocês possam ficar à vontade, sem interrupções, sem plateia, calmo e tranquilo. Esse momento é de vocês e não tem porque tornar disso um reality show.


4. Não fique colocando culpa no outro

O que passou, o que aconteceu, quem errou, tudo isso está no passado agora. E vocês dois estão olhando para o futuro.


5. Ouça com respeito

Se as coisas chegaram a tal ponto que você nem sente mais respeito pelo seu parceiro, pelo menos tenha consideração pelas coisas boas que vocês passaram juntos ( porque alguma coisa tem que ter sido boa) e leve a conversa numa boa. Escute o que o outro tem a dizer sobre seus sentimentos e respeite, sem procurar agredi-lo, julgá-lo ou confrontá-lo.


6. Não perca a compostura

Você pode sentir vontade de gritar, de chorar e de agredir o outro na hora do término, mas não importa o tamanho da sua frustração, não o faça. Mantenha a calma e seu objetivo em mente: ser feliz e querer que o outro seja feliz também – só que não mais com você.


7. Afaste-se

Por mais difícil que seja, não procure seu ex. Você tem uma nova vida agora e precisa se adaptar a ela. Mesmo querendo terminar o relacionamento numa boa, uma amizade pós-término é improvável e dolorosa. O contato prolonga o sofrimento e dificulta a cura.

image

Leave a Comment