Como acabar uma relação

image

Terminando o relacionamento

  • 1 Aja com firmeza. Você pode achar que, sendo menos incisivo, a pessoa vai se magoar menos. Porém, isso não é verdade. Claro que o término não precisa ser intenso e cheio de gritarias. …
  • 2 Seja honesto, mas nunca cruel. …
  • 3 Esteja preparado para uma cena. …
  • 4 Estabeleça limites para todas as interações futuras. …
  • 5 Saiba a hora de sair de cena. …

Full
Answer

Como acabar com uma relação?

Acabar um relacionamento, independentemente do tempo que durou, é sempre um momento complicado. A decisão está tomada, é preciso seguir em frente, mas a forma como o faz pode determinar o futuro da relação. E a maneira como se vê. A si e ao outro. Superar o fim de uma relação é difícil.

O que devemos fazer antes de terminar uma relação?

Se quer terminar a relação com alguém, deve-lhe pelo menos um motivo válido para o fazer. Rachel Sussman, autora do livro The Breakup Bible, escreve que a maioria das pessoas não conseguem superar o fim de uma relação porque não perceberam o que se passou. Ficar na dúvida é uma das razões pelas quais as pessoas não seguem em frente.

Por que não vale a pena terminar uma relação?

“E, a acontecer, este é um dos principais motivos que levam a que se considere terminar uma relação, pois, sem amor, nada vale a pena”, diz a terapeuta Manuela Silveira. É normal querer mudar pequenos hábitos que acha irritantes, como deixar a pasta de dentes aberta ou a roupa suja no chão.

Como superar o fim de uma relação?

Rachel Sussman, autora do livro The Breakup Bible, escreve que a maioria das pessoas não conseguem superar o fim de uma relação porque não perceberam o que se passou. Ficar na dúvida é uma das razões pelas quais as pessoas não seguem em frente. Evite «lavar roupa suja» do passado e escolha antes um motivo válido para o passo que está a dar.

image


O que fazer para acabar com o namoro de alguém?

Veja cinco dicas para terminar um relacionamento com dignidadeNão prolongue. Por mais difícil que seja terminar, será pior se você prolongar o relacionamento e depois colocar um ponto final. … Escolha a hora e local certos. … Demonstre a intenção de terminar. … Espaço. … Siga a sua vida.


Como fazer uma simpatia para acabar com um namoro?

Como realizar a simpatia: Escreva o nome do casal no pedaço de papel higiênico. Com a tesoura, enquanto mentaliza o casal, pique todo o papel. Acenda o fósforo e coloque fogo no papel picado dentro do pires branco. Jogue as cinzas no vaso sanitário, dando descarga logo em seguida.


Como terminar um relacionamento de uma forma amigável?

Dicas de como terminar um relacionamento de forma maduraSinceridade e segurança. É muito importante ser honesta com o outro sem ser cruel. … Não mencione outra pessoa. … Ouça, mas não arme uma batalha. … Tenha considerações sobre os sentimentos dele.


Como ter coragem de sair de um relacionamento?

Abra seu coração e peça apoio. Entre decidir que precisa terminar e ter a conversa final com seu parceiro pode levar algum tempo, permita-se esperar até que você esteja pronto para isso. Porém, não demore muito. Se você deixar passar meses, vai acabar se acomodando à relação e se sentindo mal de terminar.


Quando é melhor terminar?

Se for difícil no início, mas você se acostumar à ausência, terminar é uma boa ideia. Se você gostar dos primeiros dias de liberdade, mas sentir falta da pessoa e achar que a sua vida está incompleta sem ela, tente consertar o que está errado no relacionamento.


Quando é a hora de terminar?

Se você não se sente à vontade ao lado da pessoa – seja para sair, na hora do sexo ou até mesmo para conversar – significa que a intimidade, essencial em qualquer romance, chegou ao fim. Em alguns casos, a pessoa não está mais confortável nem para dizer “eu te amo”.


O que dizer na hora de terminar um relacionamento?

Como terminar com alguém da maneira mais saudável possívelPense bem antes de tomar a decisão.Escreva o que quer dizer (mas fale em voz alta para a pessoa)Pratique a empatia.Aceite que você não será capaz de controlar a reação deles.Não se permita sentir culpa.Divulgue a notícia cara a cara.Pense no local.More items…•


Porque não consigo sair de um relacionamento que me faz mal?

Para sair deste tipo de relação, o primeiro passo é assumir que este não é um relacionamento saudável”, acrescenta Martha. Se você tem a possibilidade de procurar um psicólogo para poder iniciar um tratamento, isso será uma grande ajuda.


Por que não consigo terminar um relacionamento?

Aceitar e aprender a deixar a ir. Não saber terminar um relacionamento pode implicar um forte apego pela outra pessoa. Também pode ser um sinal de não sabermos estar com nós mesmos, fruto de um profundo medo de estar sozinho.


Estou infeliz com meu relacionamento?

O primeiro passo para acabar com a infelicidade no relacionamento é entender o que te deixa nesse estado. Perceba se você fica feliz em estar com ele em algum momento ou se viver ao lado dele não é sinônimo de felicidade em momento algum. Entender como você se sente é a forma mais segura de agir em casos como esse.


A verdade (sem ser cruel)

Se quer terminar a relação com alguém, deve-lhe pelo menos um motivo válido para o fazer. Rachel Sussman, autora do livro The Breakup Bible, escreve que a maioria das pessoas não conseguem superar o fim de uma relação porque não perceberam o que se passou. Ficar na dúvida é uma das razões pelas quais as pessoas não seguem em frente.


Medir as palavras

Escolha as palavras com cuidado. Atribuir culpas não é o caminho para um fim pacífico. Admita que também lhe custa, que também é difícil para si. E resista à tentação de suavizar o golpe, caindo em lugares-comuns esfarrapados como: «Esta não é a melhor altura para mim» ou «estás melhor sem mim».


Cara a cara

Com a crescente influência das redes sociais, é fácil entrar em discussões virtuais que determinam o fim do relacionamento. Há mesmo quem escolha esta via para terminar uma relação, evitando assim o momento difícil cara a cara. Em caso algum, esta é uma opção. Há que ter coragem e consideração pelo outro.


Ter a certeza

Antes de terminar uma relação, tenha a certeza do que está a fazer. É frequente os casais entrarem num processo confuso e doloroso de separação quando a pessoa que deu o passo se mostra indecisa com a decisão. Rachel Sussman afirma que é necessário um tempo de reflexão, mesmo estando ainda comprometido, em que percebemos o que está em jogo.


Deixe que seja o outro a entrar em contacto

Pode parecer que está a ter um gesto de atenção ao tentar falar com o ex após a separação. Mas não é. Resista a esse impulso. A pessoa que terminou a relação deve dar tempo e espaço à outra pessoa para digerir o que aconteceu e ser esta a decidir quando e como reatar o contacto, se for o caso.


Coloque um prazo para o sofrimento

Não prolongue essa agonia. Se realmente quer terminar com essa situação, então é hora de por um fim definitivamente. Deixar passar um tempo e adiar o término é muito comum, mas no final é pior. Se você deixa o término pra depois, você acaba boicotando seu relacionamento. Com isso, você e seu parceiro sofrem ainda mais.


Chegue com a explicação, seja clara e objetiva

Dizer claramente a outra pessoa que o relacionamento chegou ao fim, embora soe como algo muito negativo, é a melhor escolha. A mensagem é mais facilmente interiorizada pela outra pessoa devido a sua clareza e sinceridade.


Não termine por WhatsApp

O WhatsApp é um grande aliado do nosso dia a dia porque nos poupa tempo de telefonemas e mensagens, porém, nesse caso, esqueça o aplicativo de mensagens. Terminar um relacionamento pelo WhatsApp seria um ato de covardia, principalmente se a relação de vocês tiver durado muito tempo.


Não dê falsas esperanças

Pode acontecer do seu parceiro tentar pedir uma nova chance, dizendo que não é necessário terminar tudo de uma vez, que vocês podem dar um tempo para pensar no relacionamento de vocês. Isso não é uma boa ideia!


Afaste-se

Uma vez que o relacionamento acabou, você precisa manter uma certa distância. Nada de mensagens ou telefonemas, a não ser que sejam realmente necessários. Devolva os pertences que vocês deixaram na casa um do outro o mais cedo possível para realmente começar com o processo de luto após o fim de um relacionamento.


Não utilize os filhos para chantagear seu ex

Terminar um relacionamento onde filhos estão envolvidos sempre é mais difícil, e dependendo de como foi a relação com o ex, a ideia de afastar as crianças da presença dele é muito tentadora. Afinal, um companheiro que te fez mal em um relacionamento não poderia ser um bom pai, não é mesmo?


Como terminar um relacionamento de forma saudável e ser feliz

Terminar de maneira saudável permitirá que ambas as partes aprendam com a experiência e que, uma vez terminado o processo de recuperação, continuem acreditando no amor.


Quando existe qualquer tipo de violência na relação

Seja ela qual for, explica a terapeuta Manuela Silveira.


Quando parece estar tudo errado na forma como comunicam

Iniciar uma discussão de modo duro (com um tom negativo, acusatório, sarcástico). Interagir com o outro recorrendo persistentemente a padrões negativos de interação como a crítica generalizada, desprezo, defesa (ataca para defender) e indiferença.


Quando não existe respeito um pelo outro

É essencial para um relacionamento de sucesso: quando o casal chega a um ponto em que não tem qualquer respeito pelos sentimentos, ideias, opiniões, necessidades ou desejos do outro, pode estar na altura de terminar a relação. É preciso dar espaço ao companheiro para que ele se possa expressar e ser quem realmente é.


Quando predominam as más memórias

Não se conseguem libertar da negatividade? Só pensam naquilo que aconteceu de mal na relação? Quase têm de fazer um esforço para pensar nos dias felizes? Pois, isto tudo é um problema.


Quando estar sozinho ou com outras pessoas é melhor do que estar com ele

“Naturalmente, todos precisamos de tempo para nós, para estarmos connosco ou com outras pessoas que também são significativas na nossa vida. É normal”, diz a terapeuta familiar e de casal Manuela Silveira.


Quando o futuro não inclui o companheiro

Outro sinal de que a relação está prestes a chegar ao fim é a incapacidade de se imaginar a longo prazo com ele.


Quando a ausência de intimidade e de sexo passa a ser normal

“Em todas as relações amorosas, existem períodos em que, por este ou aquele motivo (nascimento de um filho, excesso de trabalho, luto, doença, rotina), a componente sexual é um pouco deixada de lado, estando a atenção e as energias dos elementos do casal focadas em outras áreas da sua vida”, explica a terapeuta Manuela Silveira.


Não mendigue o amor do seu ex-parceiro

É um dos erros mais frequentes e uma das estratégias menos eficazes para reconquistar o ex-parceiro. Você acredita que se disser a ele o quanto sente a sua falta, e que sem ele ou ela não vale nada, dará um “clic” no seu coração e ele decidirá voltar? Na verdade, pode acontecer exatamente o contrário.


Dê uma oportunidade para que ele sinta a sua falta

Se vocês terminaram o relacionamento, é porque as coisas não estavam indo bem. Mas quando existe amor, depois da separação é normal querer voltar. Mais do que uma decisão sensata, é um impulso quase instintivo. Não se deixe levar pela ansiedade e dê tempo ao tempo.


Tome a iniciativa de começar um diálogo

Dedique um tempo para si mesmo. Lembre-se de tudo o que você gosta de fazer sem a necessidade de estar acompanhado. Recupere as antigas amizades, desenvolva novas habilidades e desfrute da sua solteirice. Introduza algo novo em sua vida, como um hobby, um hábito ou algo que não tenha a ver com seu passado recente.

image

Leave a Comment