Como acabou a guerra de troia

image

Como terminou a Guerra de Tróia? Muitos foram mortos, como Aquiles, que, apesar de toda sua força, foi atingido em seu calcanhar por uma flecha envenenada lançada por Paris. Com a entrada dos gregos na cidade e com sua destruição, teve fim a Guerra de Troia, a mais famosa da História.

Full
Answer

Qual foi a origem da guerra de Troia?

Esta guerra durou aproximadamente 10 anos e aconteceu entre 1300 e 1200 a.C. Gregos e troianos entraram em guerra por causa do rapto da princesa Helena de Troia (esposa do rei lendário Menelau), por Páris (filho do rei Príamo de Troia).

Quanto tempo durou a guerra de Troia?

A Guerra de Troia foi um conflito bélico travado entre os troianos (habitantes do atual território turco) e aqueus (primeiros povos gregos a se estabelecer em parte da orla do Mar Mediterrâneo ). Registros dão conta de que as batalhas duraram cerca de dez anos, entre 1.300 a.C. e 1.200 a.C.

Quais são os filmes sobre a guerra de Troia?

Filmes sobre a Guerra de Troia. Além das obras de Homero, o conflito foi retratado em diversos longas-metragens. Entre os mais conhecidos filmes sobre a Guerra de Troia, estão: A Guerra de Troia (1961) A Ira de Aquiles (1962) As Troianas (1971) Helena de Troia (2003)

Como foi a guerra entre os gregos e a Troia?

Como foi a guerra. O cerco grego à Troia durou cerca de 10 anos. Vários soldados foram mortos, entre eles os heróis gregos Heitor e Aquiles (morto após ser atingido em seu ponto fraco, o calcanhar). A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu.

image


Como termina a Guerra de Troia?

A Guerra de Troia foi vencida pelo lado grego que, após anos de cerco à cidade, conseguiu executar um dos planos de guerra mais famosos da História: o Cavalo de Troia.


Quando terminou a Guerra de Troia?

Opondo uma coalizão de gregos a troianos, a Guerra de Troia teria durado cerca de 10 anos, provavelmente no século XIII ou XII a.C. Não se sabe ao certo se a guerra realmente ocorreu ou se seria mais um dos inúmeros mitos da civilização grega.


O que aconteceu com a Helena de Troia?

Segundo a mitologia, Helena, a mulher mais bonita do mundo, foi raptada pelo herói grego Teseu ainda aos 12 anos de idade, que pretendia desposá-la. Entretanto, Helena foi resgatada por seus irmãos, Castor e Pólux, e levada de volta a Esparta.


Quem matou Aquiles?

Quando ele está lutando na Guerra de Troia, Aquiles morre atingido no calcanhar por uma flecha envenenada, seu único ponto fraco. Foi Pária, o filho do rei da Etiópia, quem o atingiu. Na obra “Ilíada” do poeta grego Homero, ele narra a Guerra de Troia onde uma das figuras principais é o guerreiro Aquiles.


Como os gregos venceram a Guerra?

O presente é o que ficou conhecido como o Cavalo de Troia, feito oco e de madeira, com muitos metros de altura e vários soldados gregos dentro. Essa tática foi responsável pela vitória grega na guerra.


Como o príncipe Páris morreu?

É o responsável por raptar Helena, esposa de Menelau, que governava a cidade grega de Esparta, dando início à Guerra de Troia, que duraria dez anos, e quem derrota Aquiles, porém, acaba sendo gravemente ferido por Filoctetes e vem a falecer.


Quem foi o grande amor de Aquiles?

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano Heitor. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.


Quem foi Aquiles e como ele morreu?

Aquiles foi o herói grego que mais se distinguiu na guerra de Tróia, celebrado nos versos de Homero. Conta a lenda que o único ponto vulnerável no seu corpo era o calcanhar e que morreu vítima de uma flecha envenenada que lhe atingiu exatamente o calcanhar.


Quem foi Menelau na história?

Menelau, na mitologia grega, foi um rei lendário da Lacedemónia (Esparta), irmão mais novo de Agamémnon e filho de Atreu. O rapto da sua mulher (Helena) por Páris (também conhecido como Alexandre), deu origem à Guerra de Troia. Depois da queda de Troia, recuperou sua esposa.


Porque Aquiles e Agamenon brigaram?

A Ilíada conta a história da briga entre Agamemnon e Aquiles no ano final da guerra. Agamemnon tomou para si uma escrava atrativa e espólio de guerra, Briseis, que era de Aquiles. Aquiles, o maior guerreiro da altura, saiu da batalha por vingança, e quase custou a guerra aos gregos.


Causas da guerra

Gregos e troianos entraram em guerra por causa do rapto da princesa Helena de Troia (esposa do rei lendário Menelau), por Páris (filho do rei Príamo de Troia). Isto ocorreu quando o príncipe troiano foi à Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena.


A Guerra

O cerco grego à Troia durou aproximadamente 10 anos. Inúmeros soldados foram mortos, entre eles Heitor (príncipe de Troia) e o herói grego Aquiles (morto após ser atingido em seu ponto fraco, o calcanhar).
A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu.


Mito ou fato histórico?

Durante muitos séculos, acreditava-se que a Guerra de Troia fosse apenas mais um dos mitos da mitologia grega. No entanto, o mito se transformou em verdade quando o arqueólogo alemão Heinrich Schliemann descobriu a cidade de Troia, na Turquia – que tinha sido queimada em 1220 a.C.


A Guerra de Troia realmente aconteceu?

Um dos episódios mais conhecidos da História Antiga, por muito tempo, foi tratado como uma das passagens da mitologia grega pelos historiadores.


O que foi a Guerra de Troia?

A Guerra de Troia foi um conflito bélico travado entre os troianos (habitantes do atual território turco) e aqueus (primeiros povos gregos a se estabelecer em parte da orla do Mar Mediterrâneo ).


Quem venceu a Guerra de Troia?

O fim da Guerra de Troia veio através da estratégia desenvolvida pelo guerreiro grego Odisseu.

image


Descrição geral

A Guerra de Troia foi, de acordo com a mitologia grega, um grande conflito bélico entre os aqueus das cidade-estados da Grécia e Troia, possivelmente ocorrendo entre 1 300 a.C. e 1 200 a.C. (fim da Idade do Bronze no Mediterrâneo).
Segundo a lenda, a guerra teria se originado a partir de uma disputa entre as deusas Hera, Atena e Afrodite, após Éris, a deusa da discórdia, dar a elas o pomo de ouro, também conhecido como “Pomo …


Causa da guerra

Segundo o poeta Homero, a guerra foi causada pelo rapto da rainha Helena (esposa do lendário rei Menelau) por Páris, (filho do rei Príamo). Isso ocorreu quando o príncipe troiano foi a Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena. Páris havia recebido de Afrodite a recompensa de ter a mulher mais bonita do mundo, que era Helena. O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organizasse poderoso exército junto a seu irmão Agamenão. …


Historicidade

A maioria dos gregos antigos dizia que a Guerra de Troia era um evento histórico, embora muitos entendessem que os poemas homéricos continham vários exageros. Por exemplo, o historiador Tucídides, conhecido por seu espírito crítico, considerava-a um evento real, mas duvidava que os gregos houvessem mobilizado a quantidade de navios (mais de mil) mencionada por Homero para atacar os troianos.


Mitologia

A versão mitológica da guerra estava contida nos poemas do Ciclo Épico, formado por oito poemas: Cantos Cípricos de Estasino, Ilíada de Homero, a Etiópida de Arctino de Mileto, a Pequena Ilíada de Lesques de Mitilene, O Saque de Troia de Arctino de Mileto, Os Retornos de Hágias de Trezena, Odisseia de Homero e Telegonia de Eugamão de Cirene; somente restaram completos os poemas de Homero, a Ilíada e Odisseia, dos outros restaram somente fragmentos e informa…


A Guerra de Troia no cinema

• Troia: A queda de uma cidade (série do netflix/BBC) (2018) – EUA, UK.
• Troia (2004) – EUA
• The Trojan Women (2004) – EUA
• Helena de Troia (2003) – EUA


Bibliografia

• Homero, Ilíada, tradução do grego de Frederico Lourenço (ISBN 972-795-118-X).
• Strauss, Barry. The Trojan War: A New History. New York: Simon & Schuster, 2006 (ISBN 0-7432-6441-X).
• Bowder, Diana – Quem foi quem na Grécia Antiga, São Paulo, Art Editora/Círculo do Livro S/A, s/d.


Ligações externas

• «Guerra de Troia»
• «Guerra de Troia: mito ou história?»
• Portal da Grécia


Tópicos Deste Artigo


Resumo sobre Guerra de Troia


O Que Foi A Guerra de Troia?


Guerra de Troia Na Mitologia Grega


Quais São as Causas Da Guerra de Troia?


A Guerra de Troia É Mito Ou Verdade?


Vencedores Da Guerra de Troia

  • Após o episódio do Cavalo de Troia, como vimos, os gregos saíram vencedores da guerra, que já durava dez anos, destruíram toda a cidade e mataram os principais guerreiros. Com isso, Menelau conseguiu resgatar Helena.

See more on brasilescola.uol.com.br


Filmes sobre A Guerra de Troia


Exercícios Resolvidos sobre A Guerra de Troia

Leave a Comment