Como acabou o mobral

image

Full
Answer

Por que o MOBRAL foi criado?

O Movimento Brasileiro de Alfabetização ( MOBRAL) foi um órgão do governo brasileiro, instituído pelo decreto nº 62.455, de 22 de Março de 1968, conforme autorizado pela Lei n° 5.379, de 15 de dezembro de 1967 durante o governo de Costa e Silva na Ditadura Militar.

Como surgiu o método MOBRAL?

A criação do MOBRAL, durante a ditadura militar, que teve início em 1964, ocorreu em substituição ao método de alfabetização de adultos preconizado pelo educador Paulo Freire. De todo modo, o método de alfabetização usado pelo MOBRAL era fortemente influenciado pelo Método Paulo Freire, utilizando-se por exemplo do conceito de “palavra geradora”.

Qual o objetivo do programa MOBRAL?

Programa criado em 1970 pelo governo federal com objetivo de erradicar o analfabetismo do Brasil em dez anos. O Mobral propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando “conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida”.

Qual a importância do Mobral para a educação brasileira?

O Brasil tinha, em 1970, mais de 18 milhões de adultos analfabetos, o que representava 33,6% da população com mais de 15 anos. A criação do Mobral mobilizou o País por meio da campanha “Você também é responsável”, que estimulava a participação da sociedade no novo projeto de educação.

image


Quem acabou com o Mobral?

O Mobral durou 15 anos – foi extinto em 25 de novembro de 1985 pelo presidente José Sarney – e se transformou num dos maiores fracassos educacionais da história do Brasil.


Porque o Mobral foi extinto?

Os programas de alfabetização orientados neste sentido foram interrompidos pelo golpe militar, porque eram considerados uma ameaça ao regime, e substituídos pelo Mobral. Dessa forma, muitos dos procedimentos adotados no início da década de 60 foram reproduzidos mas esvaziados de todo senso crítico e problematizador.


Quando foi o fim do Mobral?

novembro de 1985Em novembro de 1985, já no governo civil de José Sarney, a Fundação Mobral foi extinta.


Porque o Mobral foi um fracasso?

O Mobral, que durou quase duas décadas, foi um dos programas de educação mais caros que o Brasil já teve, mas que fracassou, especialmente porque seus objetivos eram ideológicos e não condiziam com a realidade da EJA.


Em que governo foi implantado o Mobral?

Embora formalmente criado em 1968, o MOBRAL só foi efetivamente implementado a partir de 1971, durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, cujo ministro da Educação era Jarbas Passarinho. Durante mais de uma década, jovens e adultos frequentaram as aulas do MOBRAL.


Qual era o principal objetivo do Mobral?

O objetivo prioritário inicial do Mobral era o de alfabetizar a população urbana iletrada de 15 a 35 anos. Mas, a partir de 1974, voltou-se, também, para os jovens de nove a 14 anos.


Quem foi o criador do Mobral?

Paulo Freire e a criação do Mobral. No começo de 1964, o educador Paulo Freire começava a implantar no País um revolucionário método de alfabetização de adultos.


O que quer dizer a palavra Mobral?

Pessoa lesada, lerda, que não entende direito as coisas, ou demora muito para entender, que é fácil de ludibriar.


O que é a Fundação Educar?

A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pela Cia. DPaschoal. Desde 1989 acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica.


O que é o Plano Nacional de Alfabetização?

A PNA estabelece as diretrizes para ações e programas governamentais visando a redução do analfabetismo no país, no âmbito das diferentes etapas e modalidades da educação básica. A intenção é que as escolas passem a alfabetizar as crianças no primeiro ano do ensino fundamental, ou seja, geralmente aos 6 anos de idade.


O que significa supletivo?

Também conhecido como Educação de Jovens e Adultos (EJA), o supletivo é o ensino voltado ao público que, por algum motivo, teve que interromper os estudos e não concluiu a educação básica. A modalidade, criada pelo governo federal, tem como objetivo promover a inclusão social e o acesso de todos ao ensino.


O que significa MOBRAL?

É um Movimento Brasileiro de Alfabetização, foi um projeto brasileiro para ajudar as pessoas a aprenderem técnicas de leitura e de cálculos.


Quais foram as complicações enfrentadas pelo ele entre 1970 e 1978?

A manutenção do projeto tinha um custo muito alto, em 1977 o MOBRAL tinha 342.877 pessoas que faziam parte do projeto e gastou $ 853.320,00 mil para poder atender a todas, 2.488,00 por pessoa, para poder financiar todo esse custo o MOBRAl contava com ajuda da UNIÃO do fundo nacional de educação e uma renda da loteria esportiva para que pudesse conseguir os recursos.


Como funcionava a administração e organização?

Á organização é constituída por: Gerencia de organização, gerencias financeiras, atividades de apoio gerenciadas, assessorias e organizações de novos métodos e supervisão dos planejamentos que serão realizados.

image

Leave a Comment