Como ajuizar açao por perda de bagagem

Quando a sua bagagem de porão for perdida, entregue com atraso ou ficar danificada deve reclamar junto da companhia aérea e terá direito a receber uma indemnização, no montante máximo de € 1.220,00.

Full
Answer

O que fazer se minha bagagem foi danificada?

A sua bagagem foi danificada num voo para os EUA? Eis o que deve fazer se suas malas chegarem danificadas em voos domésticos nos Estados Unidos: Guarde bem o seu cartão de embarque e quaisquer outros documentos de viagem. Se não tiver o seu cartão de embarque, pode usar qualquer documento com um número de referência da reserva.

O que acontece se a companhia aérea não entregar a bagagem?

Se a companhia aérea não entregar a bagagem imediatamente, o passageiro pode exigir uma compensação financeira para a compra de itens de primeira necessidade. O valor varia de acordo com a empresa e a rota. Em voos domésticos, a ajuda de custo é de 305 reais.

Qual o prazo para reclamação de bagagem?

A reclamação tem que ser apresentada no prazo de 7 dias a contar da data de entrega da bagagem ou de 21 dias, caso a tenha recebido com atraso. Para interpor uma ação em tribunal tem um prazo de 2 anos, que se conta a partir da data da receção da bagagem.

Como evitar extravio de bagagem na companhia aérea?

Em caso de extravio de bagagem, a companhia aérea não irá reembolsá-lo por esses itens. Para evitar extravio de bagagem, identifique sua mala com chaveiros, etiquetas — com nome, endereço, e-mail e telefone — e adesivos, de maneira que ela seja facilmente identificada por você. As malas podem ser iguais e outro passageiro levar por engano.


O que fazer se a mala foi extraviada?

Segundo a Anac, além de receber da companhia aérea o valor correspondente ao da bagagem extraviada, caso ela não seja encontrada e devolvida em até 7 dias — voos domésticos — e 21 dias — voos internacionais —, o passageiro tem direito a receber uma indenização em até 7 dias.


Qual o valor da indenização por extravio de bagagem?

De acordo com a norma da ANAC que prevê indenização para extravio de bagagem, o passageiro que passar por esse tipo de problema deve receber da companhia aérea uma ajuda de custo de R$305 para auxiliar nas compras emergenciais.


É possível a reparação de danos morais e materiais quando há extravio de bagagem?

A indenização por extravio de bagagem Dessa forma, a pessoa que ao realizar uma viagem, sofre o constrangimento de não encontrar sua bagagem na esteira do aeroporto, sendo, incalculável o dano moral sofrido pelo consumidor que aderiu a empresa aérea para realizar sua viagem, e a mesma extraviou sua bagagem.


Preencha e apresente a sua reclamação por extravio de bagagem

Quando chegar ao guiché da companhia aérea, peça um Protocolo de Irregularidade de Bagagem (Property Irregularity Report). Certifique-se de ter preenchido este documento antes de sair do aeroporto.


Indemnização por extravio de bagagem

Ao preencher esta documento, faça uma lista dos pertences na sua bagagem e do respetivo valor. No caso de a sua mala não ser encontrada, ser-lhe-á devida indemnização por extravio de bagagem, cujo valor será determinado pela lista que fez.


A companhia aérea tem obrigação de prestar-lhe assistência

As companhias aéreas são muito solícitas na maioria dos casos de bagagem extraviada. Algumas delas propõem mesmo aos passageiros a cobertura de certas das despesas mais prementes. Trata-se geralmente de algumas das coisas mais necessárias – muda completa de roupa, desodorizante, escova e pasta de dentes.


Indemnização por extravio de bagagem: Cumpra os prazos!

Sublinharíamos de novo que é recomendável que apresente reclamação no mais curto espaço de tempo possível, logo que tenha constatado a falta da sua bagagem. Porém, se isso não for possível, poderá fazê-lo posteriormente.


A sua bagagem não pode ser encontrada

Felizmente, a Convenção de Montreal defende os direitos dos passageiros, cuja bagagem tenha sido extraviada e permite-lhes receber indemnização por bagagem atrasada ou perdida.


Fez seguro da sua mala?

Recomendaríamos que contacte a sua companhia de seguros e verifique se o seu seguro turístico cobre casos de bagagem extraviada. O valor do seguro provavelmente será superior àquele que a companhia aérea é obrigada a pagar de indemnização pelo extravio da sua bagagem.


Como reduzir o risco de extravio de bagagem

O destino escolhido pode aumentar ou reduzir as chances de você sofrer extravio de bagagem. Para evitar essa situação, compre passagens de voos com conexões pela mesma companhia aérea. Essa é uma das regras de bagagem que são mais importantes para evitar dores de cabeça!


Verifique os seguros para extravio e atraso de bagagem

Ao comprar a passagem usando os cartões de crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Diners e American Express, é oferecido gratuitamente o seguro para extravio de bagagem. Mas lembre-se de entrar em contato com a administradora do cartão antes da viagem.


Minha bagagem foi extraviada: o que fazer?

Primeiramente, o passageiro que teve bagagem extraviada, deve se dirigir ao balcão da companhia aérea na sala de desembarque e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem — RIB —, onde o passageiro registrará o extravio da bagagem.


Fazer seguro viagem com cobertura de extravio ou não?

Grande parte dos seguros viagem já tem a cobertura para extravio de bagagem, mas não diferencia para o passageiro os dois tipos de seguro: o complementar e o suplementar. O complementar já diz tudo: complemento.


Extravio de bagagem por companhia aérea estrangeira

Os passageiros que tiverem sua bagagem extraviada em voos internacionais não serão indenizados de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Eles deverão ser regulados pelas convenções internacionais que tratam de regras sobre transporte aéreo internacional.


Perda de bagagem

Em casos de esquecimento de bagagem na cabine do avião, perda de objetos ou perda de bagagem no aeroporto, entre em contato imediato com a companhia aérea responsável pelo voo, antes mesmo de sair da sala de desembarque. Os balcões das empresas aéreas normalmente estão localizados nos aeroportos.


Dano ou extravio de bagagem

Durante o transporte, a bagagem se encontra sob os cuidados da companhia aérea. A responsabilidade pelos danos de bagagem é regida pelas disposições da Convenção de Montreal.


Viajando com um de nossos parceiros?

Consulte aqui tudo o que você precisa saber sobre viagens com as nossas companhias aéreas parceiras, de política de assentos a informações sobre lounges.


Perdeu um item?

Se você perdeu algo em um avião ou em uma área operada pela American, no aeroporto ou no ponto de controle de segurança, acesse nossa página de achados e perdidos e nós o ajudaremos a encontrar o item perdido.


Assistência especial

Oferecemos assistência no aeroporto, no avião e após a chegada para uma variedade de necessidades incluindo equipamentos, deficiências, crianças e muito mais.

Leave a Comment