Como ajuizar uma açao no stf


Como entrar com uma ação no STF?

CREDENCIAMENTO NO PORTAL DO STF: “e-STF” na página principal acesse o ícone “PROCESSOS” ; clique na opção “PETICIONAMENTO ELETRÔNICO”; no canto esquerdo da tela clique em “CREDENCIAMENTO NO e-STF”; a partir daí, siga as instruções apresentadas na tela para concluir o credenciamento.


Como se comunicar com o Supremo Tribunal Federal?

Telefone. (55-61) 3217-3000.Fax. Envio de petições. (55-61) 3217-7921 e (55-61) 3217-7922. … Atendimento presencial. Dias úteis, das 11h às 19h. … Informações à Imprensa. Consulte notícias, imagens, pautas de julgamento, agenda dos ministros, credenciamento de jonalistas, entre outras informações.


Como interpor Recurso Extraordinário no STF?

A petição de RE deve ser encaminhada ao presidente ou ao vice-presidente do Tribunal de origem da decisão recorrida. O documento deve conter um requerimento para que ela seja enviada ao STF para análise.


Como pesquisar um tema no STF?

Se você sabe o número do tema, basta indicá-lo no quadro acima; mas se você deseja pesquisar, por meio de expressões de busca ou pelo número do processo representativo da controvérsia, utilize a página de pesquisa da repercussão geral. Procura por qualquer uma das palavras….Pesquisa Livre:e.ou.adj.não.prox.mesmo.$


Como entrar em contato com o STJ?

O atendimento da Ouvidoria é feito:Pelo Disque-Cidadania: (61) 3319-8888.Pela Web: Formulário eletrônico.Por e-mail: ouvidoria@stj.jus.br.Presencialmente: De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.Por carta, remetida para: Ouvidoria do STJ – SAFS, quadra 6, lote 1, Trecho III,CEP 70.095-900, Brasília/DF.


Quem é julgado pelo STF?

Cabe ao Plenário julgar as questões de maior importância. Quando está em debate uma ação do Presidente da República, do vice presidente, do presidente da Câmara ou do Senado, cabe ao Plenário julgar. Também chegam ao Plenário, para votação dos 11 ministros, casos em que haja divergência entre as turmas.


Quais os requisitos para interpor o recurso extraordinário?

Como fazer um Recurso Extraordinárioa) contrariar dispositivo da Constituição; … b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; … c) julgar válida lei ou ato de governo local contestado diante da Constituição; … d) julgar válida lei local contestada diante de lei federal; … Controle de Constitucionalidade:More items…


Onde se protocola o recurso extraordinário?

Em caso de interposição simultânea de Recurso Extraordinário e Recurso Especial, os autos devem ser enviados primeiramente ao STJ; 8.


Como se dá o processamento do recurso extraordinário?

O procedimento do recurso extraordinário se reparte entre o órgão a quo, que é o tribunal do qual se originou o acórdão recorrido ou ao qual se encontra subordinado o juiz prolator da sentença de primeiro grau, e o órgão ad quem, que é o STF.


O que são os temas do STF?

As “teses” nada mais são do que enunciados prescritivos sintéticos nos quais se encontra o entendimento do Tribunal sobre a questão discutida.


Como consultar um recurso extraordinário?

Insira seu nome ou o número do processo para fazer a consulta no Supremo Tribunal Federal gratuitamenteBusque seus processos. Consulte pelo seu nome ou número do seu processo através de uma busca unificada.Entenda o que está acontecendo. … Fique sempre atualizado.


Como acompanhar as decisões do STF?

Íntegra de acórdãos, decisões monocráticas, enunciados de súmula e súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal (STF) podem ser encontrados no Portal da Corte, que fornece as informações de forma organizada e estruturada, com o objetivo de facilitar a pesquisa da jurisprudência do Tribunal.

Leave a Comment