Como calcular o valor da causa em açao de medicamentos

Como calcular corretamente as medicações?

Para aprendermos a calcular corretamente as medicações, é necessário que conheçamos alguns conceitos fundamentais: Dose: é a quantidade de medicamento que foi prescrito pelo profissional (médico, enfermeiro, farmacêutico, etc.) que, quando administrado causa o efeito desejado.

Qual a importância do cálculo de medicação no tratamento?

NA ENFERMAGEM. Qual a importância do cálculo de medicação no tratamento? No cuidado diário dos pacientes, o cálculo de medicação e gotejamento é um dos procedimentos fundamentais para o sucesso do tratamento, contribuindo tanto para a recuperação do enfermo quanto para a prevenção de problemas.

Qual o valor da causa?

O valor da causa é um dos requisitos da petição inicial, conforme o Novo CPC, e deve ser atribuído mesmo às causas que não tenham fins econômicos imediatos. Todavia, sua relevância vai além disso. É uma forma de impulsionar o processo, além de ter impactos na competência e nas custas processuais.

Como calcular a quantidade de gotas de medicamento?

No exemplo, devemos administrar 500 ml em 28 gotas por minuto. No caso de administrarmos medicamentos no qual o equipo seja de microgotas, podemos seguir basicamente o mesmo cálculo anterior, apenas excluir a multiplicação pelo valor 3.


TJ-MG – Conflito de Competência CC 10000190411280000 MG (TJ-MG)

CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA – OBRIGAÇÃO DE FAZER – FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO – VALOR DA CAUSA SUPERIOR A 60 SALÁRIOS MÍNIMOS.


TJ-RJ – APELAÇÃO APL 00015114420198190040 (TJ-RJ)

APELAÇÃO CÍVEL. OBRIGAÇÃO DE FAZER. ESTADO DO RIO DE JANEIRO E MUNICÍPIO DE PARAÍBA DO SUL. FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS. VALOR DA CAUSA. 1. O valor da causa guarda correspondência com o proveito econômico pretendido pela parte autora. É o que se depreende do disposto nos artigos 291 e seguintes do Código de Processo Civil de 2015. 2.


TJ-MG – Conflito de Competência CC 10000160829792000 MG (TJ-MG)

EMENTA: CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA. AÇÃO COMINATÓRIA. FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO. VALOR DA CAUSA: R$ 1. 385,52 (Hum mil, trezentos e oitenta e cinco reais e cinquenta e dois centavos). COMPETÊNCIA ABSOLUTA. JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA. COMPETÊNCIA JUÍZO SUSCITADO.


TJ-MG – Conflito de Competência CC 10000170399133000 MG (TJ-MG)

EMENTA: CONFLITO DE COMPETÊNCIA. AÇÃO DE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO. VALOR DA CAUSA. COMPETÊNCIA DA VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL.


TJ-MG – Conflito de Competência CC 10000160846424000 MG (TJ-MG)

EMENTA: CONFLITO DE COMPETÊNCIA. AÇÃO DE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO. VALOR DA CAUSA. COMPETÊNCIA DA VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL.


TRF-4 – AGRAVO DE INSTRUMENTO AG 50428077320154040000 5042807-73.2015.404.0000 (TRF-4)

AGRAVO DE INSTRUMENTO. FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO. VALOR DA CAUSA. INCERTEZA DO CONTEÚDO ECONÔMICO. 1. A jurisprudência é pacífica no sentido de que o valor da demanda deve corresponder ao conteúdo econômico pretendido, ou seja, o benefício que será advindo com o acolhimento da pretensão. 2.


TJ-MG – Conflito de Competência CC 10000160810750000 MG (TJ-MG)

EMENTA: CONFLITO DE COMPETÊNCIA. AÇÃO DE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO. VALOR DA CAUSA. COMPETÊNCIA ABSOLUTA DA VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL.


O que é o valor da causa no Novo CPC

Seguindo a intenção de dar mais celeridade e praticidade do procedimento, o novo CPC inaugurou maior simplicidade nos atos processuais que discutem o valor da causa. Isso representou importante avanço na prática forense. No novo CPC, o tema está disciplinado no Livro IV, Título V, entre os artigos 291 e 293.


Omissão do valor da causa

Antes de mais nada, é importante entender o que acontece em casos de omissão do valor da causa. Isso porque, conforme enunciado, o ele representa o benefício econômico buscado pelo autor por meio da prestação jurisdicional.


Como calcular o valor da causa no Novo CPC

O direito busca a certeza nos títulos judiciais a serem formados. Assim, a fixação do valor da causa tanto na petição inicial quanto na reconvenção representa a condição para que o procedimento transcorra com previsibilidade a respeito de seus potenciais efeitos no “mundo real”.


Incorreção do valor da causa no Novo CPC

Por vezes, nos deparamos com petições iniciais ou reconvenções que não indicam corretamente o valor da causa. Seja por não considerarem o conteúdo patrimonial em discussão, seja por não reconhecerem o proveito econômico perseguido pelo autor.


Conclusão

Apesar de não receber a devida atenção dos advogados, o valor da causa é um elemento imprescindível para que o processo judicial transcorra com maior garantia de efetividade de seus resultados práticos.


Rodrigo Tissot

Advogado (OAB 51419/SC). Sócio de Bertoncini, Gouvêa & Tissot Advogados, onde atua nas áreas de Direito Civil, Direito Empresarial, Direito dos Contratos, Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor. Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-graduado em…


Saiba calcular o valor da causa em ações previdenciárias

Já reparou que está cada vez mais comum os juízes exigirem que o advogado demonstre como chegou a um determinado valor da causa em ações previdenciárias? Neste artigo, conto o motivo disso e explico como calcular o valor da causa nessas ações.


1. Introdução

A atribuição do valor da causa é elemento importantíssimo em qualquer ação. Mas, em ações previdenciárias, o calcular o valor da causa corretamente é indispensável, pois temos um “marco econômico” muito rigoroso nesta matéria: a fixação da competência do Juizado Especial Federal.


Sistema de Medidas para realizar Cálculos de medicação

Image
Para ajudar a realizar a conversão de medidas, vamos conhecer a correspondência entre diferentes valores de medidas. Assim, por exemplo, ficará mais fácil fazer a conversão de gotas para micro gotas, de litros para mililitros, e assim por diante: Agora, vamos conferir como fazer as conversões dividindo ou multiplicando os v…

See more on enfermagemonline.com


Como Fazer O Fracionamento de Doses

  • Para fazermos o fracionamento das doses, precisamos primeiramente, aprender a regra de três. Ela consiste em dividirmos e multiplicarmos os valores para acharmos um resultado válido. Vejamos o seguinte exemplo:

See more on enfermagemonline.com


Fórmulas de Cálculos de Medicamentos – Gojetamentos

  • As fórmulas são bastante simples de aprender. No entanto, muitas vezes nos esquecemos de alguma detalhe e muitas vezes ficamos inseguros de aplicar a fórmula. Para solucionar esse problema, você pode imprimir esta página, juntamente com as tabelinhas de cálculo de medicamentos para ajudar você durante o preparo. Lembre-se que a segurança do paciente ve…

See more on enfermagemonline.com


Fórmula de Cálculo de Insulinoterapia

  • A insulina é um hormônio essencial para o controle do nível de açúcar no sangue humano. Ela é uma substância produzida pelo nosso pâncreas e lançada diretamente na corrente sanguínea, ajudando as moléculas de glicose a entrarem nas células. Quando o paciente não consegue produzir uma quantidade adequada de insulina – o que ocorrem em pacientes diabéticos, torna …

See more on enfermagemonline.com


Dicas Finais

  • A dosagem dos medicamentos é uma tarefa bastante delicada e que deve ser realizada com muito cuidado e cautela. Quando estiver em dúvida, sempre peça ajuda aos colegas. Também é interessante utilizar uma calculadora para auxiliar nos cálculos das doses. Portanto, a dosagem adequada é responsabilidade da equipe de enfermagem e envolve competência e conheciment…

See more on enfermagemonline.com


Saiba Calcular O Valor Da Causa em Ações Previdenciárias

Image
Já reparou que está cada vez mais comum os juízes exigirem que o advogado demonstre como chegou a um determinado valor da causa em ações previdenciárias? Neste artigo, conto o motivo disso e explico como calcular o valor da causa nessas ações. Ao final, trago uma ficha de atendimento previdenciário(

See more on alestrazzi.jusbrasil.com.br


Sumário

  1. Introdução
  2. Fundamento legal
  3. Etapa 1) Cálculo da RMI
  4. Etapa 2) Evolução da RMI

See more on alestrazzi.jusbrasil.com.br


Veja Versão Atualizada para 2022

  • Colegas, atualizei este artigo no meu blog Desmistificando o Direito, confiram: Como Calcular o Valor da Causa em Ações Previdenciárias: Guia Completo.

See more on alestrazzi.jusbrasil.com.br


Introdução

  • A atribuição do valor da causa é elemento importantíssimo em qualquer ação. Mas, em ações previdenciárias, o calcular o valor da causa corretamente é indispensável, pois temos um “marco econômico” muito rigoroso nesta matéria: a fixação da competência do Juizado Especial Federal. A competência do JEF para julgar causas de até 60 salários mínimos é absoluta, ou seja, ao con…

See more on alestrazzi.jusbrasil.com.br

Leave a Comment