Como chama aquelas vasilhas de vidro que vem o açai

image

Como é feito o vidro?

Existem, naturalmente, diversos processos para se obter o vidro, desde os mais rudimentares e artesanais até os mais tecnológicos, empregados nas grandes fábricas.

Quais são os melhores tipos de vidro para o seu dia a dia?

O vidro antirreflexo é cinco vezes menos reflexivo que um vidro convencional. É muito utilizado em quadros, cristaleiras e vitrines de lojas, por exemplo, em que o reflexo por ser um incômodo. 12. Tipos de vidro para box de banheiro – Foto: Marcio Michalua Outro vidro que fornece muita resistência, inclusive contra balas, é o vidro blindado.

Quais são os principais vidros especiais?

Vamos conhecer alguns dos principais vidros especiais: São vidros comuns ou temperados que recebem uma camada metalizada, com o objetivo de proporcionar a reflexão. Permitem total visão de dentro para fora, mas no sentido contrário, são espelhados.

Por que os vidros são importantes na arquitetura?

Na arquitetura, os vidros são parte fundamental do ato de projetar porque a um só tempo admitem a passagem de luz do sol para dentro dos edifícios e os mantêm protegidos da chuva, dos ruídos e de outros elementos externos.

image


A História do Vidro

O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura. Há registros de sua utilização desde 7.000 a.C. por sírios, fenícios e babilônios.


Tipos de Vidro

Existem muitos tipos de vidros que apesar de partirem da mesma base, possuem composições diferentes, de acordo com a finalidade a que se destinam. Veja a tabela a seguir.


Produção de Vidro

Toda a matéria-prima é levada a um misturador. A mistura resultante é levada ao forno de fusão, onde, sob o efeito do calor, se transforma em vidro e é conduzido às máquinas de conformação, que são utilizadas de acordo com o tipo de vidro que se pretende obter.


Reciclagem de Vidro

Dentre as principais vantagens do vidro está o fato dele ser 100% reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros infinitas vezes sem perda de qualidade ou pureza do produto.


A reciclagem preza pela qualidade do vidro, você sabia?

O processo de reciclagem prima pela qualidade do vidro e para sua execução é realizada uma análise prévia do material a ser reciclado – o caco de vidro – para eliminar impurezas que possam contaminar o vidro a ser produzido. Além disso, evita danificar os fornos e outros equipamentos utilizados.


Impurezas no Vidro

São consideradas como impurezas, produtos inorgânicos estranhos à formulação do vidro sodacal, difíceis de serem fundidos nas temperaturas do forno de fusão e que, consequentemente,possam gerar falhas ou defeitos no produto final, como pedras, cerâmicas, concreto, louças e cristal


Segregação de cacos para Reciclagem de Vidro Plano

O caco de vidro plano (float (liso) ou impresso) não deve ser misturado ao de embalagens. Sua reciclagem é feita junto às indústrias fabricantes e através de recicladores especializados, que adquirem caco junto à rede de venda de vidros de reposição para veículos.


Quais são os tipos de vidro?

A lista de tipos de vidro é super variada. Tem desde os modelos mais comuns e baratos, até os mais resistentes e trabalhados. Por isso, confira abaixo a lista completa com todos os tipos de vidro para porta, box e janelas para incluir nas plantas de casas !


Vidro Float: Praticidade, economia e beleza

O vidro float, também conhecido como vidro comum, é feito de uma mistura sílica (areia), potássio, alumina, sódio, magnésio e cálcio. Ele pode ser transparente, esverdeado ou fumê, de acordo com a sua necessidade. Além disso, é um dos tipos de vidro para janela mais econômicos entre todos.


Aposte nos tipos de vidro temperado

Se você precisa de um vidro resistente, então use os tipos de vidro temperado, que são 5x mais fortes do que o vidro comum e oferecem muito mais segurança para o seu dia a dia.


Vidro aramado: Beleza em todos os detalhes

O vidro aramado é um tipo de impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. Durante o processo de fabricação, assim que o vidro passa entre os cilindros metálicos e vai para a estenderia, o arame é colocado dentro da massa vítrea e em seguida é resfriado gradativamente.


Vidro Acidado: Cores para sua casa

O vidro acidado é levemente opaco e pode ser feito de diferentes cores. Ele recebe este nome por conta do seu processo de fabricação, feito através do contato com ácidos. Se você quer uma porta de casa, divisórias e mobiliários práticos e bonitos, aposte no vidro acidado!


Vidro insulado: Garanta maior iluminação natural

O vidro insulado é perfeito para quem deseja aproveitar o máximo da luz natural e bloquear o calor. Também conhecido como vidro duplo, é formado por duas placas de vidro, unidas por um perfil de alumínio. Com isso, pode trabalhar com diversos vidros idênticos e oferecer mais resistência, conforto e segurança para sua casa.


Vidro esmaltado: Opções lindas para sua decoração

O vidro esmaltado é um dos melhores tipos de vidro para box. Além de prático e bonito, é uma opção durável. Ele é produzido através da aplicação de uma camada de tinta cerâmica sobre o vidro plano, que logo em seguida, é levado ao forno de têmpera. Assim, a tinta se funde a ele, permanecendo firmemente agregada à superfície, sem se soltar.

image

Leave a Comment