Como combater jnsetos que atacam viveiro de açaí

image

Quais insetos são capazes de atacar o açaizeiro?

Conhecida por gafanhoto do coqueiro, gafanhotão e tucurão (Fig. 5), ataca o açaizeiro no viveiro e, principalmente, as plantas jovens no campo. – Descrição: No Estado do Pará, essa praga é conhecida por gafanhotão, mede 110 mm de comprimento, as asas anteriores são verde-pardacentas e, as posteriores, esverdeadas com leve tonalidade azul.

Como proteger os cachos de insetos e pássaros?

Insetos e pássaros buscam alimentar-se dos cachos e podemos proteger nossa produção doméstica com sacos feitos de papel encerado branco, como também é feito para pêssegos, ameixas e peras. Os frutos se desenvolvem bem sem problema e estarão protegidos.

Quais são as consequências dos ataques dos afídeos nos botões florais?

Os ataques dos afídeos nos rebentos levam a um atraso no desenvolvimento, morte das jovens árvores e à transmissão do vírus. Já os ataques dos afídeos nos botões florais levam a um atraso na floração.

image


Quais são os métodos de controle de pragas?

Os tipos de controle podem e, preferencialmente, devem ser usados de maneira integrada para controle das pragas no campo em praticamente qualquer cultura agrícola. Os métodos citados foram: controle cultural, controle biológico, controle comportamental, controle genético, controle varietal e controle químico.


O que é o controle legislativo de pragas?

Método legislativo É um método de controle que se baseia em leis, decretos e portarias, quer sejam federais ou estaduais e que obrigam o cumprimento de medidas de controle, tais como: a) Serviço quarentenário: previne a entrada de pragas exóticas e impede a disseminação/dispersão de pragas nativas.


Qual é a estratégia para se controlar as formigas cortadeiras?

3. Qual é a estratégia para se controlar as formigas cortadeiras? Para o combate às formigas, são utilizados principalmente produtos químicos na forma de iscas granuladas. No entanto, o manejo adequado dos plantios juntamente com o monitoramento é fundamental para o sucesso deste controle.


Como evitar praga na pimenteira?

Evitar plantios novos em áreas adjacentes a plantios mais antigos de pimenta ou outras culturas da família das solanáceas, que também hospedam a praga, bem como a instalação de lavouras de forma escalonada e realizar a erradicação de plantas hospedeiras nativas, de solanáceas silvestres e de solanáceas cultivadas …


O que são métodos legislativos?

Métodos legislativos: Conjunto de leis e portarias relacionados a adoção de medidas de controle de pragas. 7.7. Controle mecânico: Uso de técnicas que possibilitem a eliminação direta das pragas.


Qual o objetivo da quarentena no método de controle legislativo?

Quarentena. Tem o objetivo evitar a entrada de pragas exóticas e sua disseminação.


Como evitar a formiga cortadeira?

Então anote essas dicas para acabar com as formigas cortadeiras:Plante gergelim ao redor da horta. As formigas irão atacar os pés de gergelim, que é tóxico para elas, funcionando como inseticida.Faça um repelente usando cinzas. … Plante batata-doce ao redor da lavoura ou entre os canteiros.


Como fazer o controle de formigas?

1 Controle mecânico Em pastagens, este controle de formigas pode ser feito escavando o formigueiro à procura da rainha. Ao eliminar a rainha, o formigueiro todo acaba morrendo. Isto pode ser trabalhoso e é recomendado para formigueiros jovens, de até 4 meses de idade.


Como controlar as formigas?

Como controlar formigas em casa?Tapar rachaduras e frestas em que possa haver circulação de formigas.Cuidar da limpeza e higiene da casa.Não deixar alimentos expostos e disponíveis para formigas.Remover e descartar lixo doméstico periodicamente.


Como acabar com os fungos da pimenteira?

FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.


Como acabar com ácaros no pé de pimenta?

Ingredientes | 100 g de alho + 100 g de pimenta + 2 l de álcool. Modo de preparo | Bata no liquidificador o alho e a pimenta. Despeje a mistura em uma garrafa escura junto com o álcool e deixe curtir por sete dias. Dilua 100 ml dessa mistura a cada 10 l de água e pulverize as plantas que precisam ser protegidas.


Como acabar com pulgão na pimenteira?

O controle mecânico para matar pulgões e também cochonilhas, pode ser feita a eliminação manualmente com ajuda de um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente.


sábado, 3 de outubro de 2015

Dentre os fatores que comprometem a produção racional do açaizeiro, pode ser destacada a ocorrência de insetos. Com a expansão de cultivos comerciais na Região Norte do Brasil, os problemas causados por esses organismos têm surgido com maior evidência e aumentado a preocupação quanto aos prejuízos que vêm causando ao açaizeiro.


Pragas do Açai e seus Metódos de Controle

Dentre os fatores que comprometem a produção racional do açaizeiro, pode ser destacada a ocorrência de insetos. Com a expansão de cultivos comerciais na Região Norte do Brasil, os problemas causados por esses organismos têm surgido com maior evidência e aumentado a preocupação quanto aos prejuízos que vêm causando ao açaizeiro.


1. Vinagre

Para afastá-las das plantas do seu jardim, você pode utilizar um mistura de partes iguais de água e vinagre. Coloque em um borrifador e aplique nos vasos e nas plantas. Ou ataque diretamente as formigas que estiverem visíveis pela casa. O vinagre também pode ser utilizado para limpeza de ambientes.


2. Graxa

Uma dica para proteger as árvores do quintal é utilizar graxa. Utilize um pedaço de pano amarrado no tronco da árvore e passe graxa. Também dá para utilizar essa técnica com baldes plásticos ou latas, é só adicionar a graxa na parte interna. Isso será um obstáculo para as formigas, pois elas acabarão grudadas na graxa.


3. Detergente

O detergente também pode te ajudar nessa missão – e ainda é um método barato e de fácil acesso. Primeiramente, em um copo de 200 ml, acrescente metade de água (100 ml) e a outra metade complete com detergente (100 ml). Depois coloque o conteúdo em um borrifador e aplique em frestas, fendas e rachaduras ou outros locais onde possam haver formigas.


4. Farinha de milho

Espalhe pilhas de farinha de milho perto das plantas, do formigueiro ou no caminho das formigas. Para deixar a farinha mais apetitosa, acrescente um pouco de açúcar aos grãos. A farinha irá dificultar o processo de digestão das formigas, o que resultará na morte delas em alguns dias.


5. Gergelim

Utilize sementes de gergelim espalhadas no canteiro, nos jardins ou no caminho das formigas. O gergelim é tóxico para o fungo que serve de alimentação para as formigas. Por isso, uma vez dentro do formigueiro, ele acabará por eliminá-las. Uma dica: evite colocar diretamente na entrada do formigueiro, opte por espalhar no caminho delas.


6. Vaselina

Para acabar com as formigas de recipientes como lixeiras, fruteiras ou dos potes de comida de animais de estimação, aplique um pouco de vaselina nas bordas. A vaselina funcionará como uma armadilha e grudará as formigas que se aproximarem. Com essa técnica, elas não vão conseguir se alimentar e vão se afastar da sua casa.


7. Arroz

Para eliminar formigueiros, coloque alguns grãos de arroz no seu entorno. Os grãos serão levados para dentro do formigueiro. Lá, ele será fermentado e vai dar origem a um fungo que contamina e mata esses insetos.


Pragas nos limoeiros: um verdadeiro problema

Olá! Espero que se encontrem bem! Certamente grande parte de vocês tem um limoeiro em casa dada a infinidade de pratos culinários onde o mesmo pode ser incluído.


Afídeos

As pragas de afídeos mais conhecidas como piolho são das mais comuns nos limoeiros. Causam estragos essencialmente nas folhas, rebentos e botões florais. O piolho negro nos citrinos causa o enrolamento das folhas e o piolho verde (espécies mais nociva) causa o seu encarquilhamento.


Psila

A psila africana dos citrinos, está registado como um organismo de quarentena da Organização Europeia de Proteção das Plantas. Foi observada pela primeira vez em 1994 na Madeira e mais tarde nas Canárias em 2002.


Ácaros

Os ácaros caracterizam-se por ser um subclasse de aracnídeos que é constituída por inúmeras espécies. Facilmente podemos encontrá-los em habitats muito distintos d são responsáveis por produzir estragos principalmente nas folhas, frutos e rebentos.


Cochonilhas

As cochonilhas são pragas frequentes em pomares (aparecem frequentemente em pomares de citrinos) e provocam prejuízos directos uma vez que sugam a seiva das plantas.


Lagarta mineira

Um das pragas nos limoeiros mais comuns é a lagarta mineira. Esta praga caracteriza-se por ser uma larva de reduzidas dimensões com tonalidades verdes e acastanhadas.

image

Leave a Comment