Como congelar o açai sem perder a qualidade

image

O recomendado é manter o açaí congelado até a hora que for comer, ele deve ficar em temperatura de -18°C. Se você for comer na parte da manhã, o recomendado é deixar na geladeira na noite anterior. Assim ele irá descongelar mas não descongelar demais.

Full
Answer

Por que congelar alimentos é a melhor opção?

“Ao realizar este processo, é possível facilitar as atividades fundamentais para o bem estar e a saúde, além de reduzir o desperdício do que não é consumido por falta de tempo para preparo”, explica.

Quais pratos podem ser congelados?

Diferentes pratos devem ser congelados em vasilhas separadas. Quando for descongelar, se não quer que cozinhe, use o microondas em potência mínima ou deixe o alimento na geladeira por cinco horas. Qualquer carne pode ser congelada, melhor ainda se estiver fresca.

Como descongelar alimentos no refrigerador?

O ideal é retirar o alimento do congelador, colocá-lo dentro de um recipiente e levá-lo à geladeira por cerca de 12 a 24 horas. “Desta forma, o descongelamento é feito de maneira segura, sem grandes riscos de contaminação”, ensina a profissional.

Como fazer descongelamento de alimentos?

1. Descongelar no refrigerador O ideal é retirar o alimento do congelador, colocá-lo dentro de um recipiente e levá-lo à geladeira por cerca de 12 a 24 horas. “Desta forma, o descongelamento é feito de maneira segura, sem grandes riscos de contaminação”, ensina a profissional. 2. Utilize o micro-ondas para acelerar o processo

image


Como manter o açaí congelado?

Para o consumidor final, o ideal é que seja mantido o congelamento, retirando a polpa somente quando houver o consumo. Caso você for consumir o açaí de manhã cedo e não tiver tempo de descongelar, recomenda-se que você retire a polpa do congelador na noite anterior, deixe na geladeira e prepare em seguida.


Qual o melhor freezer para armazenar açaí?

Para quem irá armazenar picolés e sorvetes de pote, por exemplo, o freezer ideal deve atingir temperaturas entre -20ºC e -22ºC. Já para sorvetes de massa ou açaí, o freezer adequado deve ter temperaturas entre -12ºC e -14ºC.


O que fazer para não azedar o açaí?

RESUMO: Apesar de muitos métodos de conservação do açaí, usamos um método simples e muito fácil para a conservação desse suco, utilizamos água boricada (solução de acido bórico a 3%), solução esta usada como bactericida e fungicida e até mesmo oftalmológico.


Como saber se o açaí e de qualidade?

A forma mais fácil de identificar se houve mistura é pela sua tonalidade. Quando o açaí é obtido exclusivamente do fruto ele tem uma cor bem escura, próxima do roxo, similar a um vinho escuro. Se misturado pode apresentar tonalidades cinzentas ou um roxo mais claro.


Quanto tempo dura o açaí congelado?

12 mesesO prazo de validade do produto congelado é de 12 meses, contado a partir da data de produção.


Qual a temperatura ideal para manter o açaí?

A temperatura ideal para o açaí bolear de maneira fácil é entre -10 e -12 ºC. É possível atingir essa temperatura exata instalando um controlador de temperatura externo no freezer.


Porque o açaí fica azedo?

PORTAL AMAZÔNIA, COM INFORMAÇÃO DA UFPA Os pesquisadores isolaram e identificaram, pela primeira vez, espécies de bactérias lácticas endofíticas (que habitam o interior de uma planta) do açaí, com alto potencial probiótico e que podem garantir a segurança alimentar no consumo do açaí azedo.


O que usar para adoçar o açaí?

Você pode bater 100 gramas de polpa de açaí com uma banana e 100 ml de água, assim, ele fica supersaboroso e bem menos calórico. Se quiser adoçar, experimente usar mel em vez de açúcar. Para aproveitar todas as vantagens da fruta para a saúde, preparar esse lanche uma vez a cada três dias é suficiente.


Como evitar cristais de gelo no açaí?

Liga Neutra Saborama – É um estabilizante e sua principal função é evitar a formação dos cristais de gelo.


Como saber qual melhor açaí?

O ideal é que no rótulo conste apenas as frases: polpa de açaí ou 100% integral, o que indica que ela foi obtida exclusivamente da fruta. Quando é feito apenas com a fruta fresca, ele deve ser roxo bem escuro. Uma coloração mais clara costuma indicar que ele foi misturado com outro produto.


Como comprar açaí puro?

Preste atenção na cor do produto Ele possuiu 33 vezes vezes mais antocianina – potente corante natural – que a uva. Logo, é a cor que vai determinar a qualidade do produto. O açaí precisa ter aspecto de vinho escuro, caso esteja em um tom de roxo mais claro, pode ter sido misturado com outra substância.


Como saber se o açaí é pasteurizado?

Para ter mais segurança e não deixar de usufruir dos inúmeros benefícios desse rico alimento, compre açaí em locais de confiança. E prefira marcas com selo da vigilância sanitária, um sinal de que foi pasteurizado – isto é, passou pelo tal branqueamento.


Dicas para armazenar açaí

A polpa de açaí não deve ficar em temperatura ambiente e nem na geladeira. O recomendado é manter o açaí congelado até a hora que for comer, ele deve ficar em temperatura de -18°C.


Como saber que estragou?

Deve-se prestar atenção na coloração do açaí. Sua cor natural é roxa, ao sofrer oxidação por entrar em contato com o ar, ele começa a ficar roxo vinho e depois marrom escuro. Quando estiver na cor marrom, já estará com sabor alterado, fica azedo e com consistência granulada, quase uma areia. Notando algo errado com o açaí não coma.


Tenha atenção especial com as frutas

Nem todas as frutas se adaptam bem ao congelamento. É o caso, por exemplo, do melão, melancia, pera e banana. A banana, ao ser descongelada, fica com uma tonalidade preta.


Fique atento ao congelamento de hortaliças

O congelamento de vegetais segue um caminho diferente em relação à maioria dos alimentos, uma vez que exige uma técnica chamada de branqueamento. Essa técnica consiste, basicamente, em escaldar com água fervente os vegetais e, em seguida, resfriá-los em uma bacia com água e gelo.


Cuidados com a embalagem

Quando se fala em embalagem para congelamento, é fato que a selagem a vácuo é ideal para guardar o alimento. Trata-se de uma técnica de embalagem que evita que o alimento tenha contato com o ar frio e seco do congelador, podendo, com isso, prejudicar a sua qualidade.


Relacionadas

Em relação ao processo de congelar e descongelar alimentos, a profissional ainda revela que, dependendo da forma como utilizamos os alimentos antes do preparo ou no preparo de verduras e legumes, pode haver uma perda significativa de nutrientes.


E para descongelar?

Saber efetuar corretamente o descongelamento dos alimentos é um processo tão importante quanto o seu congelamento, evitando assim o desperdício, a contaminação ou a perda do alimento. Confira a seguir as orientações da profissional:


Alimentos que não devem ser congelados

Apesar de grande parte dos alimentos poderem ser congelados, existem alguns alimentos que possuem seu congelamento não recomendável, seja por perda de suas propriedades originais ou nutrientes. Confira alguns deles citados pela profissional:


Quais verduras e quais legumes podem ser congelados?

Antes de aprendermos como congelar legumes e verduras sem perder nutrientes, vamos conhecer quais legumes podem ser congelados e entender quais e por que não podem. Os exemplos deles você confere na lista a seguir:


Atenção

A lista completa de quais verduras e quais legumes podem ser congelados não se resume aos alimentos mencionados acima, que são apenas exemplos de alguns vegetais.


Como congelar legumes e verduras sem perder nutrientes?

É mais provável que vegetais retenham o seu valor nutricional quando eles são congelados imediatamente depois da colheita. A explicação é que, após a colheita, esses alimentos gradualmente perdem sua hidratação e seus amidos e açúcares começam a sofrer um processo de degradação.


Passo a passo do congelamento de legumes e verduras

Após determinar os legumes e/ou as verduras que deseja congelar, é necessário preparar esses alimentos para o processo. E o primeiro passo consiste em lavar bem o vegetal em questão.


Escaldar – o terceiro passo

Na terceira etapa do processo de como congelar legumes e verduras, temos o chamado branqueamento ou escaldamento. Ele serve para remover a sujeira presente no alimento em questão, destruir as enzimas responsáveis por quebrar os nutrientes encontrados no vegetal e preservar o seu frescor.


O armazenamento

Os legumes e verduras devem ser colocados em vasilhas de plástico ou sacolas transparentes próprias para serem levadas ao congelador, aquelas com aba adesivada tipo zip lock.


Por outro lado

Entretanto, é importante saber que o processo de escaldamento dos vegetais pode causar a degradação de vitaminas solúveis em água como a vitamina C. A vitamina B1 (tiamina) e a vitamina B9 (ácido fólico) também podem sofrer deterioração quando são expostas ao calor.

image


Carnes


Perigos


1 – Remover as Vísceras


2 – Congelar A Carne Bem Fresca


3 – Regular O Termóstato


4 – Acondicionamento Correto

  • A carne é uma proteína muito sensível. Por isso, para que ela não perca qualidades, convém que ela seja acondicionada em caixas ou sacos específicos. Caixas plásticas apropriadas ou sacos de congelação que podem ser comprados no supermercado revelam-se os melhores aliados, além de se poderem lavar e reutilizar. No entanto, evite produtos em que o p…

See more on ncultura.pt


5 – Descongelar à Temperatura Ambiente

Leave a Comment