Como contestar uma açao de alimento po ex esposa

Como construir um modelo de contestação de alimentos?

Os primeiros passos para construir um bom modelo de Contestação de Alimentos é se certificar do prazo e entender bem a petição inicial, que é o ponto de partida para sua construção, portanto, é preciso entendê-la para saber o que pode ser modificado e quais serão os argumentos construídos.

Por que o alimentante se exonerar dos pagamentos de prestações alimentícias?

Ademais o alimentante fundamentou o seu desejo em se exonerar dos pagamentos referentes as prestações alimentícias em razão de os alimentados terem atingidos a maioridade civil, alegando ainda que não há mais motivação para continuidade da obrigação alimentar.

É possível exonerar o pagamento de pensão alimentícia?

1. Nos termos do art. 1.699 do Código Civil, para que seja possível a exoneração do pagamento de pensão alimentícia, é necessário que reste comprovada a mudança na situação financeira de quem os supre (apelado), ou na de quem os recebe (apelante). 2.

Por que o requerido não quer fugir da sua obrigação alimentar dos seus filhos?

Fato é que o requerido não quer fugir da sua obrigação alimentar dos seus filhos, visto que sempre ajudou na mantença dos menores como podia, sempre se preocupou com o bem estar, a saúde, a alimentação e as necessidades básicas deles.


Como contestar uma ação de alimentos?

A contestação de alimentos A contestação está descrita no Capítulo VI do Novo Código Civil (CPC), dos artigos 335 a 342: Art. 336. Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.


Como contestar alimentos provisorios?

Segundo a Lei 5.478/68, Lei de Alimentos, o seu art. 13, § 1º, preconiza que os alimentos provisórios poderão ser revistos a qualquer tempo, se houver modificação na situação financeira das partes, determinando que o pedido deverá ser processado em apartado.


Qual o prazo para contestação na ação de alimentos?

Prazo para contestação em ação de alimentos não pode ser inferior a 15 dias. Em ação de revisão de alimentos, o juiz não pode fixar um prazo inferior a 15 dias, a contar da data de audiência, para contestar a ação.


Como fazer uma peça de contestação?

Ao elaborar uma contestação, o advogado tem o dever de analisar as alegações de fato e de direito apresentadas na inicial. A partir daí, o patrono deve começar a rebater essas alegações e defender o seu cliente, a parte passiva da demanda.


Como se defender no processo de pensão alimentícia?

Tenta fazer um acordo. Caso contrário poderá de fato ter sua prisão civil decretada. De acordo com as alterações, 01 (um) mês de atraso está sujeito a prisão. Você pode procurar um advogado, para que ele tente fazer um acordo, caso não surta efeito, ele poderá ingressar com uma revisional de alimentos.


É possível reconvenção em ação de alimentos?

A regra é, não cabe reconvenção. Há jurisprudência permitindo em ação revisional de alimentos, especificamente se esta seguir o procedimento ordinário.


Quando começa a contar o prazo para a contestação?

15 diasNos termos do Código de Processo Civil, o réu tem 15 dias para oferecer contestação, por petição, prazo cujo termo inicial será a data de juntada aos autos do aviso de recebimento, quando a citação ou a intimação for feita pelo correio. A não observância dessas normas gera nulidade dos atos processuais.


O que fazer quando o réu não contesta ação de alimentos?

\nA ausência de contestação não leva, por si só, ao acolhimento do pedido deduzido em ação de alimentos, uma vez que além de o litígio versar sobre direitos indisponíveis, aplicando-se o art. 345 , II , do CPC , há mera presunção relativa de veracidade das alegações constantes na inicial.


Qual o prazo para a execução de alimentos?

O prazo para pagamento da dívida é de 3 dias, contados a partir da citação.


Como elaborar um documento de defesa?

Dicas para elaborar Defesa PréviaFORMATAÇÃO DA PETIÇÃO. Antes de abordar o conteúdo da petição em si, é preciso falar um pouco sobre a formatação da petição.SEJA DIRETO. … PADRONIZE A FORMATAÇÃO. … DIVIDA EM TÓPICOS. … EVITE MUITO DESTAQUE. … O QUE ESCREVER. … DEFESA PRÉVIA GENÉRICA? … REVOGAÇÃO DA PRISÃO.More items…


Qual é a estrutura de uma contestação?

Nesta seção do modelo de contestação, cabe ao advogado do réu apresentar um resumo ponto a ponto dos fatos elencados na petição inicial movida pelo autor. É a partir desses fatos que ele embasará a sua defesa, desde as argumentações preliminares até o mérito da contestação.


O que deve constar na contestação?

A contestação, assim como a petição inicial, deverá conter os seguintes requisitos: endereçamento correto, nome e prenome das partes com suas devidas qualificações (a qualificação não será necessária, se estiver correta na inicial), fatos e fundamentos jurídicos, requerimentos de provas, documentos indispensáveis e …


PRELIMINARMENTE

Afirma o demandante que, em função da ré ter firmado um relacionamento sob regime de concubinato, este fato o isenta do encargo de arcar com o que fora condenado, após sua separação judicial.


DO MÉRITO

Segundo verifica-se nos documentos em anexo – fls. -, o autor – tendo o dever em pagar pensão a ora ré – foi condenado ao pagamento de 20 % de um salário mínimo mensal, a ser debitado em folha de pagamento, e a título de auxílio para o pagamento de aluguel mensal para a moradia de sua ex-esposa.


I – INTROITO

O Autor opta pela realização de audiência conciliatória (CPC, art. 319, inc. VII), razão qual requer a citação da Promovida, por carta e entregue em mãos próprias (CPC, art. 247, inc. I), para comparecer à audiência, designada para essa finalidade (CPC, art. 334, caput c/c art. 695).


II – DOS FATOS

O Autor fora casado com a primeira Ré do dia 00/11/2222 até 33/22/0000, ocasião em que romperam o relacionamento mediante Ação de Divórcio Consensual. (docs. 01/02)


III – QUANTO AO MÉRITO

Não resta qualquer dúvida, embora pela sumária prova dos fatos ora levados a efeito, que Jaime e a Ré vivem sob o regime de união estável. Sempre tiveram a firme intenção de viver publicamente como casados, dentro do que a doutrina chama de affectio maritalis.


Ação de Concessão De Beneficio Assistencial

Atualmente, o Requerente trabalha de forma deprimente, fazendo bicos ebiscates” por um período de 12 hs por dia, dinheiro esse, que ele tenta pagar as contas de luz, aluguel e compras de alimentos para …sua esposa e para seus dois filhos menores, o que por óbvio, não é o suficiente para o seu próprio sustento e o de sua família….No que tange ao segundo requisito “periculum im mora”, já é cediço de que o REQUERENTE vem passando por sérias dificuldades, dependendo de biscates para sua sobrevivência..


Ação de Alimentos por abandono com os progenitores

Modelo de Ação de Alimentos – abandono de esposa e filhos na casa do sogro EXCELENT Í SSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA …….Que, aproximadamente dois (2) meses, o Requerido abandonou a esposa e filho na residência dos pais da mesma, após violenta discussão.


Ação de Alimentos – Abandono do Lar

Modelo de Ação de Alimentos – concessão de alimentos – abandono de esposa e filhos EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ….ª VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE …. …………………………..procurador adiante assinado, do Escritório …., com sede na Rua ….


Ação de alimentos por abandono do lar

Modelo de Ação de Alimentos – abandono do lar – filhos menores EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ……..O Requerido trabalha na …., como …., e também como autônomo, auferindo destes serviços, um salário de aproximadamente R$ ….


Modelo Ação de Exoneração de Pensão Alimentícia por óbito da alimentada

as vias judiciais requerer a devida Exoneração de alimentos ….Nos autos em apreço, resta comprovado o óbito da ex- esposa do impetrante, na qualidade de beneficiária da pensão alimentícia (fls.


Petição inicial – Divórcio litigioso

Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender necessidades de sua educação…O padrão de vida oferecido pelo requerido à esposa e aos filhos deve ser observado, buscando-se a fixação de auxílio com alimentos que possam ajudar na manutenção da condição social que existia quando…Nestes termos, os autores não podem esperar o desfecho da presente ação para a fixação dos alimentos pleiteados, que devem ser concedidos, ao menos em caráter provisório, quando do despacho recebendo o.


Ação de Alimentos Provisionais

No caso em tela, o Requerido, sentindo-se onipotente com a condição financeira que alcançara, relegou sua esposa família a um plano inferior….E, no caso em tela, a Requerente não desenvolve atividade lucrativa, logo, a obtenção de alimentos é imprescindível, até mesmo para que, nas palavras de Antunes Varela, possa exercer seu direito de “manter…pessoal do Requerido, no endereço comercial já mencionado, para, querendo, contestar a presente ação de alimentos, no prazo legal, sob pena de revelia; c) a produção de todas as provas em direito admitidas.

Leave a Comment