Como contrai doença de chagas pelo açai

image

As principais formas de transmissão da doença de chagas são: Vetor infeccioso: contato com as fezes de uma salamandra infectada após ser mordida / refeição (uma salamandra é um inseto comumente referido como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo). Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitas de triimina infectada.

Full
Answer

Como evitar a doença de Chagas?

A doença de Chagas é um problema que pode pôr em risco a nossa vida. Portanto, é importante tomar todas as medidas possíveis para evitar seu contágio, caso habite ou visite uma área de risco. Os percevejos escondem-se de dia e saem apenas à noite para se alimentarem.

Por que o açaí transmite a doença de Chagas?

Este texto tem como objetivo esclarecer se o açaí transmite a doença de Chagas e apresentar os riscos e cuidados que devem ser tomados em relação ao consumo desse alimento. A doença de Chagas é causada por um parasita chamado Trypanosoma cruzi.

Qual é a principal via de transmissão da doença de Chagas?

Açaí contaminado é, hoje, a principal via de transmissão da Doença de Chagas. Foto: Alex Silva/A2 Estúdio

Quais são os parasitos que transmitem a doença de Chagas?

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.

image


Como evitar doença de Chagas no açaí?

De acordo com Morita, há maneiras de evitar que essa iguaria brasileira vire um reduto de Trypanosoma cruzi. “Uma das medidas é realizar o branqueamento, que nada mais é do que uma técnica que esquenta o alimento a 80 °C. Em seguida, ele é esfriado. Isso mata o protozoário”, ensina.


Como causa a doença de Chagas?

Na verdade, o protozoário que causa a doença é eliminado pelo Barbeiro em suas fezes. Quando a pessoa que leva uma picada do inseto coça esse local, pode levar as fezes eliminadas pelo inseto para a região da ferida. Assim, o protozoário acaba entrando na corrente sanguínea da pessoa, causando a doença de chagas.


Quais os perigos de tomar açaí?

Acontece que essa saborosa fruta pode esconder um perigo: o parasita que transmite a doença de Chagas. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 10% dos alimentos à base de açaí no Pará e Rio de Janeiro apresentaram DNA do parasita, informa o G1 dessa doença.


Qual é a doença do açaí?

Resumo: No Brasil, a ingestão do açaí processado artesanalmente, sem tratamento térmico, tem sido relacionada a casos crescentes de doença de Chagas (Strawn et al., 2011), pela contaminação dos frutos pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Pereira et al., 2009), agente causal da doença.


Qual é o vetor da doença de Chagas?

A Doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário (parasito), o Trypanosoma cruzi, transmitido pelas fezes/urina do vetor, o inseto triatomíneo (barbeiro), quando defeca na pele de pessoas e/ou animais silvestres (mamíferos, aves, anfíbios e répteis) ao se alimentar de sangue.


Como o barbeiro adquire o Trypanosoma cruzi?

Marcos Boulos – O barbeiro adquire o Tripanosoma cruzi picando um hospedeiro intermediário, um gambá, por exemplo. O parasita instala-se no aparelho digestivo do inseto que o elimina pelas fezes enquanto pica uma pessoa.


Pode tomar açaí todos os dias?

O açaí é rico em carboidratos e isso pode ser negativo, quando o consumo é excessivo, pois favorece o acúmulo de gordura e pode estimular o desenvolvimento da diabetes. A fruta também não é recomendada para alguns casos de pacientes com câncer.


Qual a bactéria que tem no açaí?

Bactérias do gênero Staphylococcus sp. são notadamente conhecidas como agentes de doenças transmitidas por alimentos, causando vários danos à saúde individual e pública. Serratia sp. é um agente de infecção nosocomial, de trato urinário e infecções intestinais e intoxicação alimentar.


Quais são os benefícios e malefícios do açaí?

Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios do açaí:Previne doenças cardiovasculares;Fortalece o sistema imunológico;Ajuda a emagrecer;Melhora a saúde da pele;Previne o envelhecimento precoce;Fornece energia ao corpo;Diminuir as câimbras e dores musculares;Melhora a saúde dos ossos e dentes;More items…


Faz mal comer açaí doente?

As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, pasteurizado no mínimo a 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.


Como eliminar o barbeiro do açaí?

Entre os procedimentos recomendados está o tratamento por choque térmico dos frutos de açaí, para eliminar o protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas, e que pode ser encontrado no inseto conhecido como barbeiro.


Sintomas da doença de Chagas

A doença de chagas pode ser classificada em duas fases principais, a fase aguda e a fase crônica. Na fase aguda normalmente não há sintomas e corresponde ao período em que o parasita está se multiplicando e espalhando pelo corpo através da corrente sanguínea.


Como acontece a transmissão

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que possui como hospedeiro intermediário o inseto barbeiro. Esse inseto costuma ser encontrado em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento.


Ciclo de vida do T. cruzi

O ciclo de vida do Trypanosoma cruzi tem início quando parasita entra na corrente sanguínea da pessoa e invade as células, se transformando em amastigota, que é a fase de desenvolvimento e multiplicação desse parasita.


Como é feito o tratamento

O tratamento para a doença de Chagas deve ser iniciado assim que for feito o diagnóstico, sendo normalmente realizado com o uso de Benznidazol, que é um medicamento antiparasitário oferecido pelo SUS e que atua diretamente no T. cruzi. De forma geral, o tratamento é feito com 2 a 3 doses do medicamento por dia, durante 60 dias seguidos.


Sinais de melhora e piora

A melhora dos sintomas geralmente vai surgindo gradualmente a partir da primeira semana de tratamento e inclui redução da febre, melhora do mal estar, diminuição do inchaço abdominal e desaparecimento da diarreia.


O que é Doença de Chagas?

Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também.


Transmissão

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.


Sintomas de Doença de Chagas

A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão:


Doença de Chagas tem cura?

Cerca de 30% das pessoas infectadas que não se tratarem desenvolverão a fase crônica da Doença de Chagas. Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos características da fase sintomática da doença.


Buscando ajuda médica

Procure um especialista se você mora ou viajou para algum local considerado de risco para a Doença de Chagas e apresentou sintomas suspeitos. A recomendação é que você procure um infectologista.


Diagnóstico de Doença de Chagas

O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas.


Prevenção

Controle de insetos com inseticidas e habitações com menos propensão de ter populações de insetos ajudam a controlar a disseminação da doença. Ainda não existe uma vacina disponível para a prevenção da Doença de Chagas.

image


O Que É Doença de Chagas?

Image
Doença de Chagasé uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também. A Doença de Chagas também é conhecida como tripanossomíase amer…

See more on minhavida.com.br


Transmissão

  • A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono. O parasita pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos que são vetores do parasita, principalmente um conhecido como barbeiro, e é um dos maiores problemas de saúde na América do Sul, América Central e també…

See more on minhavida.com.br


Sintomas

  • A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão: 1. Febre 2. Mal-estar 3. Inchaço de um olho 4. Inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto 5. Fadiga 6. Irritação sobre a pele 7. Dores no corpo 8. Dor de cabeça 9. Náusea, diarreiaou vômito 10. Surgimento d…

See more on minhavida.com.br


Diagnóstico

  • O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas. Um exame de físico pode confirmar o diagnóstico. Mas para saber em que fase a doença está exatamente, outros exames deverão ser solicitados. Entre eles estão: 1. Eletrocardiograma (ECG) 2. Raio-X d…

See more on minhavida.com.br


Fatores de Risco

  • Os principais fatores de risco para a doença de Chagas são: 1. Habitar em uma cabana onde insetos transmissores vivam nas paredes 2. Morar na América do Sul, América Central ou no México 3. Viver sob condições extremas de pobreza 4. Receber transfusão de sangue ou um transplante de órgão de uma pessoa portadora do parasita, mas que não tenha manifestado a D…

See more on minhavida.com.br


Na Consulta Médica

  • Entre as especialidades que podem diagnosticar a doença de Chagas estão: 1. Clínica médica 2. Infectologista

See more on minhavida.com.br


Buscando Ajuda Médica

  • Procure um especialista se você mora ou viajou para algum local considerado de risco para a Doença de Chagas e apresentou sintomas suspeitos. A recomendação é que você procure um infectologista.

See more on minhavida.com.br


Tratamento

  • O principal objetivo do tratamento da Doença de Chagas é matar o parasita causador, reduzir e aliviar os sintomas. Se aparecerem os sintomas característicos da doença, tanto a fase aguda quanto a crônica necessitarão de tratamento. Para a fase aguda, alguns medicamentos devidamente prescritos pelo médico podem ajudar. O mesmo não ocorre quando a doença já ev…

See more on minhavida.com.br


Medicamentos

  • Os medicamentos mais usados para o tratamento de doença de Chagas são: 1. Amiodarona Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico ant…

See more on minhavida.com.br


Tem Cura?

  • Cerca de 30% das pessoas infectadas que não se tratarem desenvolverão a fase crônica da Doença de Chagas. Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos características da fase sintomática da doença. Alterações no batimento cardíaco (arritmia e taquicardia ventricular, por exemplo) pode…

See more on minhavida.com.br

Leave a Comment